Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Hora de passear: como escolher coleira com guia para cachorro

Passear com seu cãozinho traz uma série de benefícios para você e para o pet. Além de ajudar no desenvolvimento físico e emocional do seu fiel companheiro, as caminhadas reduzem o estresse e deixam o pet mais calmo e disposto. Os passeios aproximam ainda mais você de seu cachorro, proporcionando momentos repletos de brincadeiras, uma enorme vantagem para quem tem pouco tempo para ficar com o animal. Porém, para um passeio tranquilo é necessário garantir a segurança com uso de acessórios adequados, como coleira com guia para cachorro.

Tipos de coleiras para cachorro

Com tantos modelos de coleiras disponíveis no mercado, saber qual é o modelo mais adequado pode ser complicado. São diversos materiais, cores, formatos e funcionalidades que podem deixar dúvidas na hora de escolher a coleira certa. Veja a diferença de alguns modelos:

  • Coleira tradicional: é a mais usada e confortável, indicada para cães de raças dóceis, cachorros sem problemas respiratórios ou que não puxam demais pela guia enquanto passeiam.
  • Coleira peitoral: o modelo é recomendado para cães que puxam a guia enquanto passeiam, o que irá protegê-lo de possíveis lesões no pescoço.
  • Coleira com deslize: o acessório se ajusta ao tamanho do pescoço do animal, seja fino ou grosso, sem enforcar. Ela é indicada para raças que costumam “escorregar” das coleiras tradicionais.
  • Coleira enforcador: o modelo é bastante utilizado em adestramentos de cães agressivos, porém, por causar uma sensação de sufocamento no animal, deve ser usada somente se recomendada por um profissional. O enforcador pode causar estresse e machucar os cães.

Qual a diferença entre coleira e guia?

A coleira, seja o modelo tradicional ou peitoral, é o acessório usado pelo cãozinho. Já a guia serve para que o tutor controle o passeio, garantindo a segurança do animal. Ela deve ter um comprimento favorável para realizar esse controle.

Alguns tutores optam pela guia retrátil, em que você pode ter maior domínio sobre o passeio, travando e escolhendo até que ponto o seu amigão pode chegar. Porém, é indicado testar em casa para adquirir experiência de manuseio antes de sair com o animal para o ambiente externo.

Coleira x peitoral: qual escolher?

A coleira tradicional é a mais popular, sendo indicada para a maioria das raças, principalmente as de porte pequeno e médio. Entretanto, o modelo deve ser usado somente por cães que não puxam a guia na hora do passeio, ou que não possuem uma predisposição para problemas de coluna.

A coleira tradicional é ideal para adicionar uma medalha de identificação no seu cãozinho, o que pode ajudar em casos de perda ou acidentes.

Já o  peitoral para cachorro são coleiras mais reforçadas, ideais para cães agitados de porte médio e grande. Existem diversos formatos de peitorais, todas elas evitam que o cão machuque o pescoço, diminuindo a tração feita durante o passeio. Essa coleira com guia para cachorro é a que mais traz benefícios para o passeio, protegendo a saúde do animal.

Dicas para escolher a coleira ideal

Confira alguns fatores relevantes que devem ser considerados ao adquirir uma nova coleira com guia:

  • Antes de adquirir uma coleira com guia para cachorro, é necessário identificar qual seu comportamento e força. Se ele é agitado e costuma puxar a guia durante a caminhada, o modelo peitoral é o mais recomendado.

  • O modelo peitoral pode ser usado por todas as raças. Porém, os cachorros de pelo longo podem ter seus pelos puxados por ela. Fique atento!

  • Verifique o comprimento da guia antes de comprar uma coleira com guia para cachorro. Para escolher a opção ideal, é necessário observar o peso, força e comportamento do pet.

  • O material que a coleira é produzida interfere na durabilidade do produto. Prefira os modelos mais resistentes, feitos de nylon, poliéster ou couro.

  • O pegador da guia, que o condutor segura para controlar o passeio, deve ser confortável, sem machucar as mãos do tutor. Alguns modelos de guias oferecem pegadores anatômicos que ganha pontos pelo conforto.

  • Evite coleiras com muitos apetrechos e acessórios decorativos, que podem incomodar o cachorro. Acima de tudo, ela deve ser prática e confortável.

  • Antes de sair para o passeio, é recomendado verificar os fechos da coleira. Eles podem perder pressão ou ficar deformados, por isso, é preciso adquirir modelos que possuam mosquetões de qualidade.

Atente-se a adaptação com a coleira e guia para cachorro

Se o seu cãozinho não está acostumado a usar coleira? A dica é começar a experimentá-la dentro de casa. Assim que ele estiver familiarizado com o acessório, adicione a guia e deixe-a arrastando, sem manipulação. Esse processo deve ser feito sempre com supervisão, evitando que o cachorro se machuque.  Além disso, sempre confira a regulagem antes de comprar uma coleira com guia para cachorro. Os sites comprometidos com a saúde canina disponibilizam uma tabela de medidas para você verificar o tamanho adequado.

Lembre-se de sempre verificar se o seu cachorro está usando uma plaquinha de identificação, seja em casa ou durante a caminhada na rua. É ela que irá te ajudar caso o cachorro fuja, se perca ou algum acidente aconteça. Se você não tem tempo para passear com seu cãozinho, considere a possibilidade de contratar um dog walker. Um profissional de confiança irá ajudar seu amigão a gastar as energias, diminuindo o estresse e ansiedade do animal.

Gostou das dicas? A Tudo de Bicho, referência em qualidade e atendimento, oferece diversos modelos de coleiras e guias a preços competitivos. Clique no banner e confira!

Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo