Tudo sobre o Bull Terrier

Bull Terrier é um cachorro brincalhão e de temperamento cativante.

História do Bull Terrier

Infelizmente, a história desse amável cãozinho nasceu de um episódio violento.  Bull Terriers são uma raça relativamente nova, resultado do cruzamento entre alguns tipos de Terriers e os extintos Buldogues antigos , usados em lutas de Bull-baiting (prática antiga e muito sangrenta de combate entre cães e touros).

História do Bull Terrier

Este terrível "passatempo" era popular na Grã-Bretanha do século XIII e se tornou proibido a partir de 1830 Acredita-se que os Bull Terriers foram criados por volta dessa época, quando o "esporte" passou a ser clandestino e realizado apenas entre cães. 

No século XIX, a proibição da prática foi respeitada e diversos criadores passaram a aperfeiçoar os antigos Bull Terriers para que pudessem ser socializados com  facilidade.

Características físicas do  Bull Terrier

Não é possível falar do Bull Terrier sem destacar sua face ovalada. O formato da cabeça é a característica física mais marcante desse cachorro Os Bull Terriers possuem uma estrutura sólida, simétrica e musculosa.  Não possuem "stop" , aquela área de recuo entre focinho e testa, deixando a sensação de focinho proeminente.

Os olhos do Bull Terrier são pequenos e triangulares combinados com as orelhas eretas e posicionadas acima da face, garantem ao cão uma carinha de que está sempre atento a tudo.

Peso e tamanho do Bull Terrier

O peso e tamanho médio para cães da raça Bull Terrier não devem passar de 22 a 30 kg e 38 a 55 cm de altura, para macho ou fêmea.

Pelagem do  Bull Terrier

Os Bull Terrier têm pelos curtinhos e lisos, normalmente densos e com uma textura rígida ao toque.  A pelagem é brilhante, de aparência saudável. Possuem também uma camada de subpelos que ganham mais volume durante as épocas de temperaturas baixas.

Seus principais tons são preto, castanho avermelhado, branco fulvo e até mesmo tricolor. O branco é mais encontrado na raça.

Comportamento e temperamento do Bull Terrier

O Bull Terrier é um cãozinho ativo e, apesar da aparência robusta e musculosa, é muito sensível também São vigorosos em suas atividades físicas - o que pede um fôlego extra dos seus tutores.  Negligenciar essa característica da raça poderá desencadear problemas comportamentais.

Podem parecer sérios, mas essa impressão caí por terra com seu temperamento extremamente amoroso e carinhoso com sua família humana.  Ele á afeto em forma de músculos!  Ficam tímidos se não forem socializados corretamente e têm atitudes agressivas somente como reflexo dos maus tratos e negligência dos tutores.

Há quatro chaves para extrair o melhor do temperamento do seu Bull Terrier: treinamento e adestramento, socialização precoce com diferentes pets e pessoas, exercício físico intenso e tempo de qualidade e troca de afeto com seus tutores.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Bull Terrier no Guia de Raças da Tudo de Bicho!