Tudo sobre o Huksy Siberiano

Os primeiros registros dos Huksy Siberianos datam de mais de 2 mil anos atrás. Eram utilizados como cães de trabalho pelos Chuckhi, uma tribo nômade do leste dos Montes Urais.

Eles migraram da Sibéria asiática rumo ao Alasca e, desde então, se popularizaram pelo mundo. Além de carregar trenós pesados em baixas temperaturas, os Huskies foram responsáveis por transportar suprimentos a habitantes isolados em regiões tomadas por nevascas, como foi o caso da População de Nome.

A cidade ficou sem meio de transporte seguro para conseguir mantimentos em meio a uma epidemia de difteria durante o inverno no Alasca, em 1925.

Apenas alguns grupos de cachorros conseguiam chegar até o local, percorrendo em média 600 km para enviar remédios e salvar a população local.  Este feito garantiu à raça uma estátua no Central Park, em 1930, e claro, reconhecimento mundial de sua dedicação.

Características físicas do Husky Siberiano

O Husky Siberiano é um cão de porte médio do tipo Spitz (uma categoria de raças de cães que se assemelham aos lobos). 

Possui pelagem reforçada para suportar o frio e, em regiões de clima quente, como aqui no Brasil, costuma soltar bastante pelo em épocas de troca. Muito forte e resistente, tem uma cauda em formato de pincel, que indica a origem nórdica (comum dos cães do tipo Spitz).

Outra característica bem conhecida da raça são os olhos, que podem ser castanhos, azuis ou até mesmo de cores diferentes, condição conhecida como heterocromia.

Como sua origem sugere, o Husky Siberiano é um cão feito para suportar temperaturas negativas, por isso, a pelagem dessa raça é reforçada com duas camadas densas e poderosas de pelos. Sua textura é macia e lisa, com variações de tonalidades e combinações.

Pelagem do Huscky Siberiano

A lista de pelagens reconhecidas pelo American Kennel Club (AKC) são: Branco - Preto - Branco com preto - Branco com marrom - Cinza - Agouti: marrom, amarelo e preto - Cobre - Agouti e branco - Preto, cobre e branco - Cobre e branco.

Pelagem do Huscky Siberiano

O peso médio varia entre 15 a 27 Kg e a altura média é de 50 a 65 cm. Peso e altura fêmea 15–23 kg | 50–56 cm Peso e altura macho  20–27 kg | 54–65 cm

Peso e tamanho Huscky Siberiano

Comportamento e temperamento do Husky Siberiano

O Husky Siberiano adora brincar, são dóceis e cheios de energia. Por isso, é importante que possam praticar atividades físicas com regularidade. Outra característica conhecida dessa raça é a independência. Eles precisam entender que existe um ''líder da matilha'' para que não tentem assumir esse papel, por isso, adestrá-los é necessário.

O desejo por independência também os tornam ótimos ''fujões'', por isso, preste atenção ao abrir e fechar portões - principalmente enquanto o seu Husky ainda for jovem.

Husky Siberiano  é barulhento?

No geral, o Husky Siberiano é considerado silecioso, pois não costuma latir tanto quanto outras raças No entanto, usam com frequência uivos poderosos para se comunicar, que podem ser ouvidos a uma distância de até 16km. Um trabalho de adestramento pode ajudar a amenizar esse comportamento.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Huscky Siberiano no Guia de Raças da Tudo de Bicho!