Tudo sobre  o Akita

O Akita é dono de uma carinha carismática e parece um ursinho de pelúcia fofinho, mas é preciso que você saiba que, por trás desta expressão gentil, mora uma personalidade forte e um espírito protetor e territorialista. Outro ponto forte da raça é a lealdade e a dedicação aos tutores.

Estudiosos em raças de cães acreditam que o Akita Inu é um dos cachorros mais antigos do mundo e teriam surgido há cerca de 3000 anos, no Japão. Há outras versões que datam de muito tempo antes e sugere que o Akita seria resultado de alguns cruzamentos com raças orientais.

História do  Akita

No entanto, os registros oficiais datam de 1600. A raça teria surgido no norte do Japão durante a Era Tokugawa, quando era chamada de ''cães das montanhas de neve''. No início eram cães de caça e de proteção aos senhores feudais, mas também já foram usados em rinhas - prática que, felizmente, foi proibida.

Desde então, se tornaram grandes companheiros dos humanos, inspirando até mesmo filmes como "Sempre ao Lado", uma adaptação da história real do cãozinho Hachiko que esperava diariamente o retorno de seu tutor em uma estação em Tóquio.

O Akita se tornou tesouro nacional do Japão em 1937. Foi reconhecido pelo American Kennel Clube em 1972, quando chegou nas Américas. Isso também resultou na criação do Akita Americano, uma variação da versão japonesa.

Características físicas do Akita

O Akita é um cão de porte grande com estrutura física equilibrada, bem distribuída e proporcional, e uma formação óssea forte e robusta. Os olhos são pequenos e triangulares, sempre em tons de castanho.

As orelhinhas são altivas, angulares e pequenas. A cauda é comum dos cães do tipo Spitz, que se assemelham aos lobos, sempre posicionadas acima do dorso, muito volumosa e enroladinha, em formato de espanador.

Já a pelagem é o que se espera de cães de neve: muito densa e em duas camadas que se dividem em pelos e subpelos espessos. A interna é macia e a externa mais rígida e reta, sempre em tons de vermelho, fulvo, branco e tigrado.

Também apresenta um tipo de pelagem chamado de "urajiro", que se caracteriza por um grupo de pelos brancos no focinho, mandíbula, bochechas, peito, cauda, parte interna dos membros, pescoço e troncos.

Peso e tamanho do Akita

O peso médio do Akita varia entre 34 a 54 Kg e a altura média é de 61 a 71 cm. Peso e altura fêmea  34 – 54 kg | 61 – 66 cm Peso e altura macho  34 – 54 kg | 66 – 71 cm

Comportamento  e temperamento  do Akita

O Akita é um cãozinho muito corajoso e cheio de amor para dar, são independentes na mesma proporção em que se apegam ao tutor. Normalmente escolhem um de seus humanos para destinar toda a lealdade. 

São muito desconfiados com pessoas estranhas e podem ser um pouco ciumentos com animais novos no ambiente. Os Akitas são também muito adaptáveis e farão de tudo para ter a aprovação da família humana.

O Akita  late muito?

Não, normalmente o Akita não vocaliza muito, reservando os latidos apenas quando necessário ou em uma tentativa de ''responder'' aos tutores.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Akita no Guia de Raças da Tudo de Bicho!