Tudo sobre o Cane Corso

Quando olhamos para um cane corso, logo imaginamos um cão extremamente bravo, agressivo e imprevisível. Porém, a verdade é que cães dessa raça são cachorros leais, tranquilos, amigáveis e protetores, perfeitos para o convívio com humanos e outros animais.

História do  Cane Corso

Quem hoje tem um cane corso de estimação correndo e brincando pelo quintal pode nem imaginar a história desse gigante. Nos tempos do Império Romano, há mais de 2 mil anos, já haviam registros da raça como cães combatentes em batalhas e guerras territoriais.

Descendente direto do Canix Pugnax, um dos maiores combatentes caninos da época, o corso foi se desvencilhando, ao longo dos séculos, da sua função de luta e proteção de exércitos — ainda bem, não é mesmo? — para se tornar uma raça de companhia.

Durante essa transição, o cane quase chegou a ser extinto. Usado como cão de pastoreio e guarda na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), aos poucos a população da raça foi diminuindo consideravelmente.

Foi então que um grupo de ativistas reuniu cerca de 2 mil canes para cuidar, o que colaborou para que a raça pudesse prosperar e aumentar sua população.

Hoje, esses grandões não vivem só na Itália, mas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Aliás, você sabe quem foi a primeira pessoa que trouxe um filhote de cane corso para o país? Bom, isso a gente vai revelar só no final do texto. Continue a leitura para descobrir!

Características físicas do  Cane Corso

É impossível dar de cara com um cane corso e não se impressionar com seu porte. Sua cabeça larga, com uma trufa preta na região da face, focinho curto e quadrado, além dos maxilares largos, fazem desse peludo um cão muito imponente.

Suas orelhinhas são triangulares e pontudas, enquanto os olhos são de tamanho médio, com a cor da íris de acordo com a coloração da pelagem.

Quem convive com um cane corso desde filhote pode notar um desenvolvimento físico bastante acelerado. Isso porque cães da raça costumam crescer exponencialmente até os dois anos de idade.

Peso e tamanho do Cane Corso

Peso  40-50 kg Comprimento  60-68 cm Altura  62-72 cm

Expectativa  de vida do  Cane Corso

Um cane corso pode viver entre 9 e 12 anos. Isso pode variar para mais ou para menos dependendo dos cuidados com o cão durante a vida, assim como a vacinação, vermifugação e visitas rotineiras ao médico-veterinário.

Temperamento  do Cane Corso

A raça tem o famoso “espírito guardião”, que não pensa duas vezes antes de proteger os tutores e a família. Isso não significa que são cachorros violentos e agressivos, mas leais, carinhosos, amigáveis e muito responsáveis na guarda da casa.

Seu temperamento vai depender do adestramento feito desde filhote. Tutores de canes costumam dizer que esses peludos “dão o que recebem”, ou seja, se tiverem recebido uma boa socialização, a tendência é que se comportem e obedeçam sem grandes problemas.

Por outro lado, se o cachorro foi negligenciado quando filhote e não recebeu os devidos cuidados de adestramento, ele pode se tornar intolerante e imprevisível. É bem raro, mas pode acontecer.

Na prática, é um peludo tão carinhoso, leal, brincalhão e divertido quanto seu tamanho.

Coração

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Cane Corso no Guia de Raças da Tudo de Bicho!