Tudo sobre o Gato Azul Russo

O gato azul russo é um tipo de gato doméstico muito popular em países como Suécia, Finlândia e Noruega, apesar de ser conhecido no mundo todo.

Origem  do nome

O azul vem da coloração dos pelos que, na verdade, são cinza escuro com ponta prateada. Já o russo vem da sua origem, porque estima-se que veio da cidade de Arkhangelsk, na Rússia, e de lá foi levado para países europeus e, depois, aos demais continentes.

História do Gato Azul Russo

Não há informações precisas sobre o surgimento da raça, mas a Cat Fanciers Association (CFA) destaca que há a possibilidade de descenderem dos gatos dos czares, título dos líderes do Império Russo.

O próprio nome faz referência ao país de origem. Estima-se que os gatos habitavam a cidade russa de Arkhangelsk e a região da Escandinávia e, a partir disso, foram levados por criadores para outros países e continentes.

Como não eram tão numerosos, houve cruzamentos de gatos Russian Blue com siameses e com gatos que eram de outras raças, mas tinham características similares, com a mesma coloração de pelo.

A raça quase desapareceu devido às consequências da Segunda Guerra Mundial, mas isso não aconteceu de fato pela ação de criadores. Foram eles que se empenharam para viabilizar cruzamentos com gatos da mesma raça que moravam em outros países.

Essa ação impediu a extinção desses gatos e, entre as décadas de 1980 e de 1990, já havia uma população significativa deles em seu país de origem.

Características físicas do Gato Azul Russo

A The International Cat Association (TICA) destaca que as principais características do gato azul russo (Russian Blue) vem da pelagem. Por ser curta, muito sedosa e ter uma coloração diferenciada, chama muita atenção dos fãs de felinos.

É um gato médio, de ossos largos e aparência forte, por isso, quando estão sentados naquela posição típica dos bichanos, transmitem uma sensação de elegância e imponência.  As orelhas são grandes, o nariz é igualmente cinza e as almofadinhas das patas são cor-de-rosa.

Os olhos são grandes e redondos. Os filhotes costumam ter tons de amarelo e, à medida que vão crescendo, os olhos ficam verdes. A cor da fase adulta é clara e brilhante.

quatro tipos de gato azul russo: o norte-americano, o inglês, o escandinavo e o europeu.

As diferenças são categorizadas pelas organizações internacionais de criação de cada local, mas, de modo geral, referem-se às variações em características físicas como cor e tipo dos pêlos, forma do pescoço, orelhas e cauda, cor dos olhos, entre outros.

Peso e tamanho do Gato Azul Russo

O Russian Blue é um gato doméstico de porte médio, que pesa, em média, de 3 kg a 5 kg na fase adulta. A altura varia de 20 a 30 centímetros, e os machos são maiores que as fêmeas.

Comportamento do Gato Azul Russo

O gato azul russo é obediente, dócil e atento aos gestos dos tutores. Pode ter um comportamento mais desconfiado, principalmente quando é colocado em contato com pessoas de fora do convívio habitual. Quanto à personalidade, a The International Cat Association (TICA) destaca que são gatos gentis e tímidos.

Uma outra característica comportamental interessante é que são considerados empáticos e companheiros, porque observam atentamente os gestos dos humanos com os quais convivem e se adaptam às situações do ambiente.

Eles são desconfiados com pessoas novas, portanto, respeite a privacidade do bichinho caso queira ficar escondido em um cantinho ou em um cômodo mais reservado quando houver visitas em casa.

A socialização deve ser estimulada aos poucos, mas sem forçar a convivência. Até mesmo a interação com crianças ou com outros animais de estimação deve ser observada com cautela e feita gradualmente, principalmente se o bichano apresentar sinais de desconforto.

Como não são gatos extremamente ativos, são mais indicados para criação em ambientes internos, que estejam devidamente seguros com telas de proteção.

Quanto ao temperamento, o gato azul russo é ideal para pessoas que moram sozinhas e também para os idosos, porque têm certa autonomia em relação à presença de humanos e conseguem brincar mesmo sem companhia.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Gato Azul Russo no Guia de Raças da Tudo de Bicho!