Coceira em cachorro: O que pode ser?

m cachorro saudável se coça algumas vezes ao dia. Essas coceiras acontecem por incômodos rápidos, internos ou externos. Quando esse hábito é exagerado pode ser sinal de dermatites, alergias ou parasitas.

A alergia em cães apresenta alguns sintomas, como:

1. Queda de pelo; 2. Falhas na pelagem; 3. Vermelhidão na pele; 4. Coceiras e irritações; 5. Machucados; 6. Inchaço.

Coceira causada por ectoparasitas:

As pulgas e carrapatos podem causar muita coceira e incômodo nos pets. A coceira vem de uma reação alérgica, causada pela saliva do parasita, que pode transmitir doenças para o animal.

Coceira da sarna:

A sarna é uma doença contagiosa, transmitida por um ácaro que ataca a pele, causando lesões e coceira. Seu sintoma mais comum é a perda de pelos, que necessita de um acompanhamento veterinário para indicar o melhor tratamento.

Alergias:

A alergia alimentar é uma das mais comuns em cachorro. Que pode ser solucionada com a troca de ração. Outra alergia comum é a dermatite de contato em cachorro, causada por produtos químicos como shampoos, condicionadores e produtos de limpeza.

Infecções:

Infecções também podem causar coceiras em cães. Geralmente, são causadas por bactérias que atacam o animal por uma ferida ou lesão já existente.

Prevenção e Tratamento

A coceira em si não é uma doença, e sim um sintoma de um outro problema maior. Por isso, é importante prevenir o aparecimento.

Compre apenas rações de qualidade para seu pet, e faça a profilaxia contra parasitas, sempre utilize também produtos específicos para cachorro.