Doenças de cachorro em humanos

Doença de cachorro em humano

Existem várias doenças zoonóticas que podem afetar animais e pessoas. Algumas são mais graves do que outras, que podem ser transmitidas através do contato direto ou indireto com animais infectados.

Micose

A micose, tanto nas pessoas quanto nos animais, é causada por alguns fungos que vivem no solo, nas plantas ou na pele. Alguns tipos de micoses que afetam os cachorros são transmissíveis ao homem, principalmente em condições de baixa resistência do organismo.

Verminose

Algumas verminoses podem contaminar as pessoas que têm contato com cachorros infectados. Os vermes podem ser transmitidos através do ar, da água, dos alimentos e até mesmo dos passeios pelas ruas.

A maioria das contaminações ocorre devido à falta de higiene e contato com fezes contaminadas. A principal medida de precaução é manter o pet com a vermifugação periódica.

Raiva

A raiva é uma doença extremamente letal e grave. É transmitida ao ser humano pelo contato com a saliva do animal contaminado por mordidas, feridas, mucosas ou qualquer pequeno arranhão. A vacina protege os animais contra a contaminação, todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva.

Leptospirose

Cães, gados e humanos podem ter leptospirose. Essa doença é causada por bactérias que costumam ser transportadas pela urina de roedores e outros animais infectados. Animais e humanos que entram em contato com água, lama ou solo contaminados podem contrair a doença.

Sarna

A sarna é uma doença de pele causada por ácaros que penetram na pele, causando coceira intensa, espessamento da pele e queda de cabelo. Os humanos podem ter sarna através do contato próximo com os animais afetados, e ainda podem transmitir a doença para outras pessoas.

Confira dicas de como evitar as doenças transmitidas por cachorro:

1. Mantenha em dia o calendário de vacinação. E consulte um veterinário sempre que o cão apresentar qualquer alteração. 2. Crie uma rotina de higiene, com banho frequente, de acordo com a rotina do pet. 3. Faça desparasitação e uso de antipulgas, seguindo orientação do veterinário.

Todos os animais requerem cuidados que evitarão que ele possa pegar alguma doença e transmitir aos humanos ou outros pets. A maioria das doenças podem criar uma ameaça séria à saúde se não for controlada.

Quer aprender mais sobre os cuidados que os pets precisam?