É tutor de gato e tem plantas em casa? Conheça as plantas seguras para gatos
Os gatos não comem plantas apenas quando estão com problemas digestivos ou para desintoxicar o organismo. Comer plantas é um comportamento que faz parte do instinto natural dos gatos.
Algumas plantas são até consideradas medicinais e podem servir como remédios naturais para os gatos. Confira, a seguir, uma lista de 10 plantas seguras para gatos
As 10 principais plantas seguras para gatos são: Babosa; Catnip; Camomila alemã; Valeriana; Alecrim; Tomilho; Salsinha; Hortelã; Palmeira areca; Orquídeas.
A planta Nepeta cataria, conhecida como catnip, tem benefícios positivos para os gatos, não é tóxica e não vicia. Ainda ajuda a aliviar ou prevenir o estresse nos bichanos, estimula a brincadeira e o exercício mental e físico.
A camomila alemã e a valeriana são plantas seguras para gatos. A camomila pode ser usada para limpar as sujeirinhas dos olhos do bichano e acalmar a pele irritada. A valeriana, que produz um efeito sedativo em humanos, tem efeito oposto em gatos. Geralmente se dá aos gatos a raiz da planta valeriana seca e cortada, porém você também pode encontrá-los mastigando as folhas da planta.
Algumas plantas podem apresentar riscos e serem tóxicas para gato. As plantas que não são seguras podem causar reações na pele e problemas digestivos.
Lírios Comigo-ninguém-pode Copo-de-leite Costela-de-adão Espada-de-São-Jorge Bico-de-papagaio Azaleia Hortênsia Dama da noite Tulipa Trevo