Devotos, inteligentes e protetores, os Rottweilers cumprem o papel de cães de guarda como nenhum outro. Estão sempre em alerta e prontos para defender sua casa ou a sua família humana.
Estudiosos da raça acreditam que os Rottweilers descendem de cães que eram usados como guardiões no Império Romano. Acredita-se que esses cachorros pertencem a linhagem do Mastiff Italiano e acabaram migrando com seus companheiros humanos pelos Alpes Suíços até chegarem no sudoeste da Alemanha, onde onde se miscigenaram com cães da região, entre eles, o Pastor Alemão, resultando nas primeiras versões de Rottweiler que conhecemos.
Foram criados para serem cães de trabalho e de proteção. Pastoreavam rebanhos ao longo do dia e protegiam os acampamentos dos exércitos romanos à noite. Ganharam novas funções no século XIX, entre elas, puxadores de carrinhos carregados de pesadas carnes, usados por açougueiros da cidade de Rottweil. Ganharam assim o título de Rottweiler Metzgerhund, que significa cão açougueiro de Rottweil.
Já no século XX, o Rottweiler foi descoberto como uma das raças mais adequadas às atividades de cão policial e em muitos países permanecem nessa função até hoje.
O Rottweiler possui um porte atlético e postura elegante, que ficam mais evidentes quando o cachorro adota movimento de trote. Possuem olhos amendoados castanhos, sempre grandes, características que deixam a carinha do Rottweiler tranquila e amigável - apesar do porte grande e robusto.
Rottweillers possuem pescoço forte e uma musculatura proeminente, o corpo é dotado de volume expressivo e é dono de uma das mordidas mais fortes do mundo, garantindo uma força de 138,35kg, que o coloca entre as 10 raças com a mordida mais forte do mundo.
O peso médio varia entre 40 a 65 Kg e a altura média é de 56 a 68 cm. Peso e altura fêmea 40–50 kg | 56–63 cm Peso e altura macho 45–65 kg | 61–68 cm
A pelagem do Rottweiler é curta e quase sempre escura, com manchas e marcações que vão do mogno ao bronze, localizadas nas bochechas, pescoço, pernas, peito, focinho, na base de sua cauda e sobre os olhos.
O Rottweiler possui uma postura imponente e, muitas vezes, até sério, mas são amáveis com seus tutores e brincalhões com aqueles que o fazem sentir em segurança. Por ser um cão protetor, pode ser muito territorialista e se tornar intimidador caso entenda que algo ameaça sua família ou a sua casa.
No entanto, você precisa saber que o temperamento dessa raça varia muito, podendo ser super dócil ou ter personalidade mais séria. O que influencia sua personalidade, além da origem de cruzamento do Rottweiler, é a criação e o adestramento, além de treinamentos de socialização desde a fase de filhote.
Além disso, são muito espertos e adoram cumprir tarefas - lembra que a sua história de origem é muito conectada com o trabalho? Então, lembre-se de adestrar o seu Rottweiler e sempre recompensá-lo para que ele sinta a sensação de missão cumprida.
Rottweiler é barulhento? O Rottweiler tem em sua história de origem uma longa conexão com trabalho e com proteção de ambientes. Por isso, ele não é de latir à toa e reserva seus avisos sonoros para situações de perigo ou para chamar a atenção sobre algo importante.
Rottweiler é fácil de adestrar? O Rottweiler está no 9º lugar na lista de Inteligência dos Cães, de Stanley Coren. Isso significa que, de 75 raças, ele conseguiu chegar no top 10. Ou seja: é normalmente fácil educar cães desse tipo, pois eles entendem comandos com facilidade.
Rottweiler é destruidor? Ele pode ser destruidor sim. Mas normalmente isso só acontece quando o Rottweiler está entediado ou estressado. Se você se dedicar a adestrá-lo desde filhote e dar a atenção que ele precisa em relação a brincadeiras e atividade física, as chances de ele querer pegar objetos ou morder móveis da casa são pequenas.
Se o Rottweiler receber os estímulos corretos de socialização desde filhote, a adaptação com outros animais fica fácil, assim como com crianças. No entanto, a interação com os pequenos deve ser sempre supervisionada, pois por se tratar de um cão de porte robusto, o Rottweiler pode machucar mesmo se não tiver a intenção de fazer isso. Isso vale para todos os cães grandes e fortes.
Leia mais sobre a raça Rottweiler no Guia de Raças da Tudo de Bicho!