Tudo sobre o Pinscher mini

Quem acredita que tamanho é documento provavelmente não conhece um Pinscher mini!

Este cãozinho é corajoso, protetor, destemido e cheio de personalidade, ocupando um espaço enorme nas vidas e nos corações de seus tutores apesar do seu porte pequeno.

História do Pinscher mini

O primeiro registro que se tem notícia sobre os Pinschers aconteceu há mais de 200 anos, na Alemanha. 

História do Pinscher mini

 Estudiosos de raças caninas acreditam que esse cachorro temperamental e cheio de personalidade foi resultado do cruzamento entre os Greyhounds Italianos, de quem herdaram a elegância e agilidade, dos Dachshund, que lhes garantiram o espírito destemido e, por fim, também dos Pinschers Alemães (uma versão maior e mais antiga do que o Pinscher Miniatura que conhecemos no Brasil).

História do Pinscher mini

Até a Primeira Guerra Mundial eram chamados de "Zwergpinscher", cujo significado é "anão mordedor" .

Características físicas do Pinscher Mini

O tamanho médio do Pinscher Mini fica entre 25 cm e 31 cm e seu peso deve estar sempre entre 6Kg e 4,5Kg, seja macho ou fêmea. O Pinscher mini possui rostinho anguloso, que abriga grandes olhos escuros arredondados, além de orelhas pontiagudas e sempre altivas, que demonstram estado de atenção constante.

Hoje, é possível encontrar as seguintes nomenclaturas de Pinscher Mini no Brasil:   Pinscher 0  O menor de todos e chega até no máximo 2,5Kg.  Pinscher 1 Tem o peso máximo de 3kg.  Pinscher 2 Possui, em média, 4 kg.  Pinscher Miniatura Uma versão da raça que chega até 6kg.

Pelagem do  Pinscher mini

O pelo do Pinscher é curto, denso e brilhante, e passa por intensos períodos de troca ao longo do ano.  Podem ser nas cores preto ou castanho avermelhado e também bicolor, com tonalidades que misturam o preto e variações de castanho.

Comportamento e temperamento do Pinscher mini

O Pinscher possui traços comportamentais dos cães Terriers: é corajoso, atento e protetor, tem aquele espírito destemido de quem faz o que for preciso para guardar a casa e a família. É ótimo cumpridor de tarefas, seja ela caçar ratos ou perseguir gravetos lançados pelo tutor.

A dica para extrair o melhor do temperamento do seu Pinscher é não menosprezar o tamanho pequenino e investir em socialização.  O Pinscher é carregado de energia, mesmo que não precise de muito espaço físico para brincar, é importante que tenha a sua companhia durante as atividades físicas para fortalecer a conexão.

O Pinscher mini é barulhento?

Sim, Pinschers podem se tornar muito vocais em suas interações.  A potência do seu latido pode ser forte (e até mesmo irritante) quando mal socializado e adestrado.  É bom você saber que cães dessa raça podem latir o tempo todo, dificultando um pouco a sua vida e a de seus vizinhos.

O Pinscher mini  é fácil de adestrar?

O Pinscher Miniatura ocupa a posição de número 39 no ranking mundial de inteligência dos cães, desenvolvido por Stanley Coren, sendo assim, está na faixa mediana na classificação de facilidade de adestramento.

Isso significa que pode precisar de 15 a 20 repetições para aprender novos comandos, por isso prepare sua paciência e ensine-o com firmeza, recompensando sempre as pequenas conquistas!

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Pinscher mini no Guia de Raças da Tudo de Bicho!