Tudo sobre  o Pitbull

Esqueça a fama de mau! O Pitbull, cachorro conhecido originalmente como American Pit Bull Terrier, é extremamente leal e carinhoso com seus tutores.

História do Pitbull

Os antepassados diretos do Pitbull surgiram no século XIX. Acredita-se que foram originados por criadores irlandeses, escoceses e ingleses que buscavam um cachorro que fosse resistente e esportista e cruzaram o Bulldog com o Terrier Inglês. Assim surgiu seu antecessor, Bull-and-Terrier.

História do Pitbull

A raça logo despertou o interesse de criadores americanos e, por volta de 1850, o Bull-and-Terrier foi aperfeiçoado até chegar aos Pitbulls que conhecemos hoje, chamados nos Estados Unidos de American Pit Bull Terrier.

Características físicas do Pitbull

O Pitbull tem musculatura resistente, definida e uma altura que é proporcional ao seu volume corporal, o que garante à raça uma dose extra de agilidade O formato da sua cabeça é ovalado, com focinho largo e profundo.

As orelhas são altas e entregam a personalidade atenta e esperta desse tipo de cachorro.  É importante reforçar que a conchectomia e caudectomia (o corte estético das orelhas e cauda) são proibidos no Brasil e, apesar de serem ainda comuns, podem ser prejudiciais à qualidade de vida do Pitbull.

Peso e tamanho  do Pitbull

O peso médio de um Pitbull varia entre 18 a 31 Kg e a altura média é de 43 a 48 cm. Peso e altura fêmea  18–24 kg | 43–45 cm Peso e altura macho  24–31 kg | 45–48 cm

Pelagem do  Pitbull

A pelagem do Pitbull é lisa, curta e, quando está saudável, muito brilhante Pode ser encontrada em cores diferentes, que passam por branco não-albino, fulvo, marrom, preto, variações de tons creme e alguns até tigrados.  As versões que desclassificam um cão dessa raça são os albinos ou com pelagem merle.

Comportamento  e temperamento  do Pitbull

A fama de ser um cachorro agressivo não passa de estigma adquirido por episódios isolados e que, na maior parte dos casos, a falta de cuidado do tutor é que gera os problemas.

Não podemos negar o potencial de força e ferocidade que o Pitbull possui, mas se receber carinho, atenção e adestramento (como todos os cachorros deveriam ter), você com certeza não lidará com aspectos agressivos.

O Pitbull é, na realidade, um cachorro afetuoso, amoroso e brincalhão.  Seu tratamento carinhoso com crianças demonstra como ele pode ser cuidadoso e protetor com sua família humana.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Pitbull no  Guia de Raças da Tudo de Bicho!