Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cachorro lacrimejando: o que pode ser?

Diferente dos humanos, os cães expressam suas necessidades através do som, com latidos e uivos. Não existem evidências científicas que demonstrem que os cães ou qualquer outro pet produzam lágrimas como resposta ao que sentem.  Por isso,  cachorro com o olho lacrimejando ou com secreções é sinal de que coisa pode estar errada. Confira as possíveis doenças e transtornos e saiba o que fazer com cachorro lacrimejando!

O olho do meu cachorro está lacrimejando: o que pode ser?

Em cães, as glândulas lacrimais produzem lágrimas, que são empurradas das pálpebras aos carúnculas (a parte rosa do olho, perto do focinho), onde são drenadas para o saco lacrimal localizado abaixo do olho. 

Estes rasgos são transportados para o nariz com o objetivo de manter as narinas do seu bichinho sempre úmidas. Assim, escorrer lágrimas não é algo comum em cães, mas, em alguns casos, você pode perceber cachorros lacrimejando.  Confira as principais:

Conjuntivite em cachorro

A inflamação da conjuntiva está entre as doenças oculares mais frequentes nos cães. A inflamação pode ser causada por alergia, bactérias, agentes tóxicos ou vírus. Os sintomas são secreção transparente, clara, aquosa ou amarela-esverdeada, coceira e irritabilidade.

Catarata em cachorro

O primeiro sintoma de catarata em cães é a mancha branca que se forma nos olhos, muitas vezes causada por traumas e diabetes. O cristalino do olho fica opaco e o cão para de enxergar. Quando  considerada uma doença grave, é necessária uma cirurgia nos olhos do pet.

Blefarite ou inflamação das pálpebras

É uma inflamação das pálpebras dos cães, que pode ocorrer devido a trauma, reações químicas, queimaduras térmicas, penetração de bactérias, vírus ou parasitas.

Uveíte

É uma inflamação da úvea (camada média do olho do cachorro), que gera um fluxo excessivo de lágrimas. Quando diagnosticada, a doença deve ser tratada imediatamente para evitar o glaucoma e/ou catarata.

Glaucoma Canino

Ocorre quando a pressão intraocular sobe e, lentamente, as células do nervo óptico morrem, ocasionando a cegueira no cachorro. Fique atento quando seu pet atingir os 5 anos de idade, já que a partir dessa idade o surgimento do glaucoma é mais frequente.

Úlceras de córnea em cães

Assim como os humanos, os olhos dos cães também são bem sensíveis. Qualquer coisa que encoste nessa região pode causar bastante dor, irritação e desconforto. Uma causa comum de dor ocular nos olhos dos cães é a úlcera de córnea, que consiste em lesões na superfície ocular do pet.

Foto de um cachorro preto deitado
A úlcera é uma doença séria e que pode ser evitada.

Cachorro com o olho lacrimejando: o que fazer?

Fique atento aos seguintes sinais: irritação, vermelhidão, secreção em excesso e dor nos olhos. Os cãezinhos também podem apresentar dificuldades para abrir os olhos.

Caso tenha identificado algum dos sintomas acima, a melhor coisa a fazer é levá-lo a um veterinário de confiança, já que existem muitas razões que podem estar afetando a saúde do pet. Somente um especialista pode detectar a causa com precisão e recomendar o melhor tratamento.

Como prevenir doenças oculares no pet?

Não existe uma fórmula para livrar o seu cãozinho de doenças oculares ou qualquer outra, mas podemos minimizar os riscos, mantendo a higiene do nosso amiguinho em dia e evitando possíveis desconfortos. Confira algumas dicas:

Evite exposição excessiva ao vento

Evite expor o pet diretamente a ventos fortes. Ao passear de carro deixe a janela fechada ou apenas uma fresta aberta.

Tose a região

Não deixe os pelos do pet encostarem nos olhos, evitando possíveis problemas oculares. Mantenha a região tosada ou utilize algum acessório – que não o machuque – para prender os pelos.

Cuidado com o secador

Após o banho, quando secar a pelagem, não direcione o vapor do secador para rosto, o que pode causar lágrimas em excesso e machucar os olhinhos do animal.

Faça consultas ao médico-veterinário

Leve o pet a um oftalmologista veterinário periodicamente, principalmente se ele tiver mais que 5 anos de idade, já que essa é uma fase em que devemos dar mais atenção à saúde dos cães.

Evite medicações para humanos

Jamais aplique colírio humano nos olhos do seu pet. O colírio deve ser desenvolvido especialmente para cachorros e recomendado pelo veterinário. Caso contrário, a irritação pode agravar, causando úlcera de córnea.

Escolha o shampoo correto

Dê preferência para shampoos de cachorros específico para cada raça e evite dar produtos indicados para humanos.

Foto de um cachorro preto e branco no banco do carro
Há várias formas de evitar doenças oculares nos cães.

Existe alguma raça mais propensa a ter problemas oculares?

Sim! Os problemas oculares são mais comuns em cães braquicefálicos, de focinho curto, que tendem a sofrer com as lágrimas em excesso, como é o caso das raças Shih-Tzu, Pug e Lhasa Apso. Isso acontece porque eles possuem uma obstrução no canal lacrimal e, como consequência, uma drenagem inadequada da lágrima.

Raças como Schnauzer e Yorkshire possuem pelos longos, o que podem irritar os olhos e causar lacrimação excessiva.

Em casos de raças de pelos claros, como Poodle, Maltês e Lhasa Apso, há um excesso de secreção no canto dos olhos que acaba grudando e causando manchas no pelo do bichinho, popularmente conhecidas como “manchas de lágrimas” ou “lágrima ácida em cães”.

O surgimento dessas manchas é mais comum no calor, além disso, o ar seco também pode causar reações alérgicas e inflamatórias no olho do pet.

Por outro lado, é importante lembrar que apesar das raças mencionadas serem mais propensas a esses problemas, qualquer cão está sujeito a apresentar transtornos oculares.

Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀

5.00 avg. rating (92% score) - 2 votes

    Comentários

    1. Francislei de Araujo Furtado disse:

      Ótima a matéria, sou formado em Agropécuária, tenho um Pet em Codajás – AM, as vezes encontro dificuldades pára diagnosticar e medicar cães e gatos. Se puderem me ajudar enviando as doenças mais comum em animais e o tratamento fico feliz. Obrigado

      1. Redação TDB disse:

        Francislei, que bom que você gostou do nosso conteúdo! Ficamos extremamente felizes com a sua satisfação! Queremos para te informar cada vez melhor sobre o segmento pet! Obrigada <3

    2. Maria Beatriz Pires de Souza disse:

      Meu cãozinho Lhasa Apso esta sempre lacrimejando e o pelo abaixo do olho fica sempre molhado e mancha o pelo de cor rosa

    3. Tudo de Bicho disse:

      Maria Beatriz, é comum que cães de pelagem clara desenvolvam esta macha ao redor dos olhos e boca. Muitas pessoas erroneamente chamam isso de “lágria ácida”, mas a verdade é que a lágrima não é ácida. Se fosse, iria irritar os olhos dos cães.
      No geral essa mancha não é problema e sim uma questão puramente estética. Acontece porque bactérias da pele se aproveitam do ambiente favorável para viverem naquela região. O único momento em que essas manchas podem ser um sinal de alerta para algo mais sério, é em casos de obstrução do ducto lacrimal e somente um veterinário poderá avaliar quanto a isso.

      Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.

    4. Jose disse:

      Bom dia sexta terça feira eu mandei minha cachorrinha pra lava e ela voltou com o olho esquerdo muito vermelho tipo assim o Branco tá cheio de sangue, eles falaram que foi por causa do secador que é forte e causou a irritação, oque eu posso aplicar para ajudar a melhorar.

    5. Jose disse:

      Há ela é uma Shih-Tzu…

    6. Jucilaine Chamberlain de Almeida disse:

      Meu cachorrinho lhasa apso mestiço tá sempre lacrimejando e o pelo abaixo do olho fica machado meio alaranjado mais não tem nenhum tipo de irritação no olho, será que isso é normal ?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Jucilaine, tudo bem?

        É comum que cães de pelagem clara, como por exemplo, Lhasa Apso, Shih Tzu, Maltês, Spitz Alemão, desenvolvam esta macha ao redor dos olhos e boca. Muitas pessoas erroneamente chamam isso de “lágrima ácida” mas a verdade é que a lágrima não é ácida. Se fosse, iria irritar os olhos dos cães. No geral essa mancha não é problema e sim uma questão puramente estética. Acontece porque bactérias da pele se aproveitam do ambiente favorável para viverem naquela região. O único momento em que essas manchas podem ser um sinal de alerta para algo mais sério, é em casos de obstrução do ducto lacrimal e somente uma veterinário poderá avaliar quanto a isso.

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    7. Dra. Verônica Delpino disse:

      Olá José, tudo bem?

      Os cães que tem os olhos mais proeminentes, como por exemplo os Shih Tzu, Pug, Pequinês, tendem a sofrer mais de ressecamento nos olhos, então é sempre bom ficar atento. De fato o secador direto na face desses cães pode causar o ressecamento do olho e consequentemente irritação, então oriente o responsável pelo banho do seu bichinho, para redobrar o cuidado com essa região, evitando posicionar o secador diretamente para o rosto do bichinho, tomando cuidado para que a temperatura do jato de ar não esteja quente e cuidando também para que não caia shampoo ou outros produtos nos olhos do cão durante o banho.
      Você pode fazer uso também de colírios lubrificantes, mas certifique-se que o colírio seja indicado para animais e que seja somente lubrificante, pois o uso incorreto de um colírio com antibiótico ou antiinflamatorio pode causar sérios problemas ao animal
      Caso o problema se torne frequente, procure um médico veterinário para investigar outras causas.

      Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.

    8. Diego disse:

      muito bem explicado seu artigo parabens amigo

      1. Sarah Castro disse:

        Obrigado pelo carinho Diego! Continue acompanhando nosso Blog, estamos sempre postando novas dicas!

    9. Veridiana mazatto disse:

      Spits tem lágrimas as vezes escorre e fica mais escuro ele é creme cor,limpo todos os dias com soro fisiológico mas e meio estranho

    10. Antônio Carlos Costa disse:

      Tenho 4 york shire, tres meninos e uma menina. Hoje percebi em um dos meninos e na menina, que possuiam uma inflamação abaixo dos olhos, inclusive estava com pús. Imediatamente dei um banho em ambos e limpei aquela região com soro fisiológico e saiu uma casquinha, deixando a mostra, uma ferida. limpei bem com um cotonete e apliquei água oxigenada 10 volumes, para desinfectar. Já os tenho faz 07 anos e nunca havia acontecido antes, o que pode ser esta infecção?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Antônio, tudo bem?

        Nesse caso os cachorrinhos precisam ser examinados, pois se há presença de pus, pode existir ali uma infecção que precisa ser tratada, provavelmente com uso de colírio com antibiótico.
        Pode ser uma infecção da glândula lacrimal, do ducto lacrimal em caso de obstrução ou simplesmente uma infecção de pele. Isso se dá porque a região é naturalmente úmida (situação normal devido a produção de lágrimas).
        De qualquer maneira, é necessária a consulta ao veterinário, para verificar o tratamento correto.

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    11. Nivaldo Cunha disse:

      Dra Veronica bom dia! tenho uma cachorra fox PAULISTA e a mesma encontra-se a mais ou menos 16dias com sintomas como vómito. que não é diario coceiras no corpo orelhas e olhos com lacrimejação.esta comendo pouco e emagreceu. ela pelo que notei também estas coceiras nos olhos que chegaram a ficar irritados de tanta coceira, não sei se pode ser algum tipo de intoxicação. desconfio que ela pode ter se intoxicado com produtos de limpeza, uma vez que ela é muito brincalhona e vai brincar com rodos na hora que se esta aplicando produtos de limpeza na casa. é só uma hipótese claro. tudo começou com uma diarréia que logo passou e os vómitos. Amanhã vou leva-la ao veterinário. mas gostaria muito de uma opnião da Dra. gostei muito dos comentários, Grande Abraço!

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Nivaldo, tudo bem?

        Nesse caso o recomendado é levar sua cachorrinha ao médico veterinário, como já sinalizou que fará.
        Falta de apetite, vômito e diarreia são sintomas que quase todas as doenças apresentam, então por ser muito abrangente somente a consulta presencial com um profissional poderá certificar o que está acontecendo.
        Caso esteja em dúvida sobre o contato com os produtos de limpeza, suspenda o uso do produto, isso poderá ajudar, mas reforço, é necessário realizar uma investigação minuciosa pra definir a causa.
        Desejo melhoras para sua cachorrinha, e se possível nos dê notícias dela por aqui 🙂

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    12. Cássia Buitoni Del Roveri Leite Faraone disse:

      Olá! Sou sou tutora de dois cachorros SRD, vieram da rua para mim há 2 anos, eram 3, todos os 3 lacrimejavam quando chegaram, o menor foi adotado recentemente pela minha tia, e lá ele não lacrimeja mais, os dois que ficaram continuam lacrimejando, meu quintal é grande, lavo com água e desinfetante comum, diluído, eles costumam ficar na casinha enquanto lavo, não tem contato direto com o desinfetante. Por o que foi adotado ter sarado, fico pensando se é algo no meu quintal ou na ração, seria possível?

      1. Olá Cássia, tudo bem?

        Pode ser um processo alérgico à algo que está no quintal, desde a grama, até poeira, terra ou pólen. Também pode ser alguma alteração no próprio olho, o qual requer um tratamento com colírios específicos, então o indicado uma consulta ao médico veterinário.

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    13. Polyane disse:

      Olá minha sptiz fica sempre com olho lacrimejando. Não apresenta sinais de vermelhidão, remela ou pus. E muito constante isso e a região dos olhos fica muito molhada. Ela tem apenas 4 meses, é preocupante?

      1. Olá Polyane, tudo bem?

        Se ela não apresenta nenhum outro sinal que possa indicar algum problema no olho, pode ser um lacrimejamento normal. Em algumas raças, principalmente as de pelos claros, podemos ter a sensação que o cão está lacrimejando muito em razão dos pelinhos da região ficarem sempre molhados. Mesmo assim, caso você esteja na dúvida, é recomendável levar sua cachorrinha ao médico veterinário.

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    14. Eliane Oliveira disse:

      Meu filho tem um casal de cachorro shirt shi um nasceu com um olho parece chora isso e normal

      1. Olá Eliane, tudo bem?

        Se os cachorrinhos não apresentam nenhum outro sinal que possa indicar algum problema no olho, pode ser um lacrimejamento normal.
        Algumas raças, principalmente as de pelos claros, pode dar a sensação ao tutor de estar lacrimejando muito em razão dos pelinhos da região ficarem sempre molhados. Mas caso você esteja na dúvida, é recomendável levar os cachorrinhos ao médico veterinário.

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    15. Helida Kallyne disse:

      Ola , Dra ! Minha Ilhasa Apso tem 12 anos , dormiiiiiiiiiiiii muito por sinal , e lacrimeja demais , não tem nenhum sintomas de vermelhão , só num olho que ja tem uma pequena mancha branca . Devo me preocupar , por lacrimejar tanto ????
      Obrigada .

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Helida, tudo bem?

        É sempre bom examinar, pois se tem lacrimejamento pode ser sinal de algumas coisas que precisam ser tratadas, inclusive para saber se tem relação com essa mancha branca.

        Att,
        Verônica Delpino, veterinária parceira da Tudo de Bicho.
        CRMV SP. 33.925

    16. Helen disse:

      Boa Noite!
      Tenho uma shitzu que do lado do canto do olho tem pelos que ficam dentro do olhinho dela, sempre está lacrimejando e irritado.
      Faço a tosa ao redor dos olhos, mais estes pelos nascem para dentro do olho.
      O que eu faço ?

      1. Sarah disse:

        Olá Helen, tudo bem?

        Esses pelinhos não costumam fazer mal aos olhos do cãozinho. Porém se você verificar que há alguma lesão, leve ao veterinário para checar 🙂

    17. Bruno disse:

      Meu cachorro Rotweiller está com o olho esquerdo remelando muito,ja tomou antibiótico,melhorou e agora voltou,o que ele pode ter…qual a dica? Obrigado

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Bruno, tudo bem?

        Sem examinar o cãozinho não é possível diagnosticar. Nesse caso o indicado é retornar ao médico veterinário que receitou o antibiótico ou procurar um especializado em oftalmologia.

        Espero ter ajudado!
        Dra. Verônica Delpino
        CRMV SP. 33.925

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo