Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Catnip: você conhece a erva do gato?

A Catnip, também conhecida como erva do gato, é bastante popular entre os tutores de felinos, mas muitos ainda não sabem exatamente como ela funciona. 

Por isso, neste post responderemos algumas perguntas frequentes sobre a para que serve a erva do gato, como ela pode ser usada e quais os benefícios da catnip para o seu amigo felino.

Confira! 

O que é Catnip e para que serve?

Catnip, ou Nepeta Cataria, é uma planta herbácea da família da hortelã. O nome Nepeta deriva da cidade italiana de Nepete (conhecida hoje como Nepi), onde a planta foi inicialmente cultivada. 

A erva de gatos é bastante parecida com a hortelã e floresce desde o final da primavera até outubro, com uma gama colorida de flores em tons de rosa e lilás. Na medicina veterinária, a catnip é utilizada tanto para acalmar os felinos mais agressivos, quanto para animar e exercitar os mais apáticos.

Foto de um gato em cima do muro cheirando catnip
Catnip é uma erva natural e que traz muitos benefícios aos gatinhos. 

A Catnip surte efeito em cerca de 75% dos gatos, pois filhotes e idosos geralmente não sentem o efeito. A erva age através do olfato do bichano, e o cheiro da substância pode causar sensações como excitação, hiperatividade e sensação de felicidade. 

Além disso, pode provocar alterações no comportamento, fazendo com que o gatinho fique mais animado, mie e procure mais contato com a planta, rolando sobre ela ou tentando lamber.

Quais são as aplicações da catnip? 

A erva do gato pode ser utilizada de diversas formas, como em arranhadores para gatos, para que o gato se interesse e se acostume com o objeto e não arranhe mais o sofá ou outros móveis.

Pode ser usado em brinquedos, na caminha de gato e até em casos que o gato seja relutante para comer a ração, deixando por cima do alimento. 

Além disso, muitos brinquedos e acessórios para os felinos contém a catnip para o divertimento e diminuição do stress em gatos. Existe também a possibilidade de plantar a catnip no seu quintal e dar a erva diretamente para o seu pet. 

Foto de um gato cheirando a catnip no vasinho
Há inúmeras formas de aplicar a catnip aos gatos. 

Efeitos da erva do gato

A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Pode ser usada também para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeças.

Depois do bichano inalar o cheiro, você pode se deparar com algumas atitudes um tanto quanto inusitadas e divertidas do gatinho. Balançar a cabeça como se estivesse ouvindo música, pular, arranhar com mais velocidade, caçar bichos imaginários e ficarem mais ativos são efeitos comuns da erva. 

Benefícios da catnip

A catnip é muito benéfica para a saúde e bem estar dos bichanos. É, inclusive, recomendada e utilizada em diversos tratamentos na medicina veterinária, sendo recomendada pelos profissionais da área. 

Os benefícios vão desde felicidade até o relaxamento. O que se nota é que os felinos se conectam mais com o espaço e sentem mais prazer em brincar, pular, correr e seguir seus instintos de caça. 

Com qual idade meu gato pode consumir catnip?

Não há uma idade mínima para introduzir a catnip na rotina do peludinho. O que se sabe é que gatos mais jovens não sentem tanto os efeitos da erva, já que a sensibilidade não está tão apurada nesses jovens bichanos. 

Sendo assim, é melhor evitar dar a catnip para gatinhos filhotes e optar pela erva só quando ele estiver saindo da infância para a idade adulta, que acontece próximo a um ano de vida do animal.

É importante saber que nem todo gato é sensível à erva: 25% dos bichanos não apresentam sensibilidade aos efeitos da planta até mesmo na fase adulta. 

A erva do gato pode ser viciante para os felinos?

Qualquer objeto, substância, cheiro ou brinquedo que proporcione bem estar aos bichanos pode ser viciante, mas isso não quer dizer que todo vício faça mal para a saúde dos bichinhos. 

Até o momento, não há comprovação científica que a erva seja maléfica para o organismo desses peludos. Por isso, se utilizada na medida certa e sem exageros, a catnip pode ser extremamente benéfica para o dia a dia dos animais. 

O gato pode usar catnip todo dia?

O ideal é não oferecer a catnip diariamente para o seu gatinho,  pois ele pode criar resistência ao cheiro e precisar de dosagens maiores a cada vez, prejudicando os efeitos da planta

Os efeitos da erva duram aproximadamente 10 minutos, que podem ser de agitação ou de relaxamento — tudo vai depender do grau de sensibilidade que o pet tem com a planta. Logo, é comum tutores repetirem a dose depois de algum tempo. 

Apesar de não haver nenhuma contraindicação ao uso, essa é uma prática que deve ser evitada, a fim de evitar a resistência dos bichinhos aos efeitos da erva. 

Pode oferecer a erva do gato para cachorros?

Você até pode oferecer a erva ao seu aumigo, porém não há comprovação científica que ela tenha algum efeito nos cachorros ou em qualquer outro animal que não sejam os gatos. 

Pode-se dizer que a catnip é uma erva exclusiva dos gatinhos, e só eles podem sentir os efeitos e benefícios dessa “planta felina”. 

A Catnip causa algum efeito em humanos?

Não precisa se preocupar! Como o próprio nome diz, a catnip surte efeito apenas nos bichanos. Portanto, o único efeito que os humanos sentirão é a alegria de ter um felino mais tranquilo e menos estressado.

Foto de um gatinho preto e branco cheirando a catnip, a erva do gato
A catnip é uma erva com efeitos exclusivos aos gatos. 

A catnip pode não fazer efeito no meu gato?

Assim como as pessoas, os gatos possuem características individuais e preferências. A erva do gato tem mais probabilidade de fazer efeito em gatos machos, adultos, e não castrados, mas não é uma regra absoluta. Muitas fêmeas, filhotes e gatos(as) castrados(as) apresentam uma afeição pela plantinha. 

O único modo de saber é testar comprando um brinquedo com catnip ou utilizando a própria plantinha.

A erva do gato faz mal?

Não. A erva do gato tem apenas um efeito calmante e terapêutico, não apresentando nenhum efeito tóxico. É um produto natural e saudável, portanto não existem efeitos nocivos à saúde do pet e nem a possibilidade de ele se tornar dependente da catnip.

A única preocupação que se deve tomar com a catnip é a sua procedência. Por isso é sempre bom escolher produtos do Brasil e sem agrotóxicos. 

No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra uma variedade de produtos e brinquedos com catnip. Quer conhecer as opções e presentear seu peludinho? É só clicar no banner abaixo e conferir tudinho! 

Banner brinquedos com catnip, a erva do gato

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Luana disse:

      Eu comprei esse calmante mas meu gato continua a rosnar pra gente. Leva quanto tempo pra ter efeito por favor

    2. Olá Luana, tudo bem?

      Talvez esse produto não seja a melhor opção para o seu caso. Para entender melhor, precisamos levar em consideração algumas coisas.
      Primeiro é que o Catnip pode ter um efeito calmante ou estimulante para brincadeiras dependendo da forma que seu gato entre em contato com a erva (depende se ele ingerir ou inalar).

      Além disso o efeito é transitório de cerca de 10 minutos, então pode ser indicado como calmante apenas em situações rápidas, como por exemplo a viagem de carro até o veterinário.

      Estima-se que o Catnip tenha efeito em 70% dos gatos em idade reprodutiva. Então podemos dizer que nem todos os gatinhos serão beneficiados com o uso desta erva.

      Em caso de estresse ou agressividade em situações que não deveriam ser estressantes, como a rotina normal com as pessoas da casa, o mais indicado é o Feliway. Para residências existe uma ótima opção em difusor que deve ser colocado na tomada e a substância é liberada no ambiente em que o gato vive, sem efeito nenhum para nós, humanos. Mas mesmo com uso deste produto é importante entender que pode levar alguns dias até que você note o efeito e o ideal é que seja colocado em ambientes fechados, pois as substancias que são liberadas no ar podem se dissipar quando o ambiente é muito grande ou aberto.

      É também extremamente recomendado que você procure um especialista em comportamento felino para ajudá-la a entender porque seu gatinho está estressado mesmo quando deveria se sentir seguro e tranquilo. As vezes uma simples mudança na rotina da casa ou no comportamento das pessoas que convivem com ele pode fazer a diferença em deixar seu gatinho bastante tranquilo.

      Att,

      Verônica Delpino
      Médica Veterinária
      CRMV-SP 33925

    3. Bruno Kit disse:

      Adorei o post, meus gatos tbm ❤

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Bruno, tudo bem?
        Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo! Acompanhe o blog que toda semana tem novidades 😉

    4. Rafael disse:

      Quanto tempo dura o catnip, devo trocar de quanto em quanto tempo?

      1. Sarah disse:

        Olá Rafael, tudo bem?

        A ação do catnip, em qualquer versão (erva desidratada, spray e outros produtos), é de 10 a 15 minutos.
        Após esse período é necessário reaplicar o produto.

        Esperamos ter ajudado!

    5. Marcos Antonio disse:

      A partir de qual idade é indicado usar o catnip?

      1. Sarah disse:

        Olá Marcos!
        O catnip pode ser utilizado a partir do terceiro ou quarto mês de vida do gatinho.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo