Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Otite Canina: Conheça a doença e cuidados para evitá-la

A orelhinha, caída ou pontuda, é o charme dos cachorrinhos! Mas, uma das partes mais fofas dos cães necessita de muita atenção, já que é um ponto de risco para a proliferação de doenças! Isso mesmo, muitos tutores não sabem, mas é na orelha que se desenvolve a Otite Canina.

O que é a Otite Canina

A Otite nada mais é do que uma  inflamação no ouvido, precisamente,  no conduto auditivo.  Ela causa muita dor e acarreta sérios problemas para o animal, podendo interferir em seu processo auditivo!

A doença é mais comum do que se imagina! Quanto mais rápida a identificação da Otite mais fácil será o tratamento! Antes, é preciso entender os sintomas e quais raças ela afeta! Assim, será muito mais fácil identificar a doença e realizar o tratamento correto! Separamos algumas dicas que te ajudará nos cuidados com pet! Vamos lá?!

Imagem: Unsplash.

Fungos e bactérias são as principais causas da Otite Canina 

A Otite possui vários sintomas, tudo dependerá do comportamento do animal. É muito importante entender que cada cachorro se comporta de uma maneira. E, a doença também atua de formas diferentes. Ela pode atingir o ouvido externo, interno ou o ouvido médio do animal. Dentro da orelha é possível encontrar ácaros, bactérias e fungos, eles são naturais e importantes para o organismo. 

Quado a imunidade do animal está baixa a produção de bactérias e fungos aumentam e impactam o órgão auditivo, com a produção exagerada de cera no ouvido. Além disso, pode ocorrer a infecção por corpos estranhos, como água, alimentos, poeiras e outros itens. É possível, também, ocorrer a infecção pela presença de carrapatos, fungos ou fatores genéticos. 

Imagem: Shutterstock.

Sintomas da Otite Canina 

Quando os cachorros estão com alguma irritação eles tendem a demonstrar com facilidade, eles ficam estressados, coçam o corpo ou latem bastante! Então, o tutor logo entenderá os sinais de descontentamento do cãozinho! Fique sempre atento ao comportamento do animal, não ignore sinais como: 

  • estresse ou alteração no comportamento;
  • incômodos com a cabeça;
  • dores no corpo;
  • incômodos nas orelhas, com a patinha ou com movimentos violentos;
  • secreção ou odores.

Ficar de olho no comportamento do animal é muito importante, mas o que determinará o sucesso do tratamento é o acompanhamento do médico veterinário em todos os casos, é importante consultar o veterinário de sua confiança, apenas ele auxiliará no tratamento da doença!

Orelha de Cachorro: área de risco para a proliferação de doenças

Isso mesmo, é um ambiente que as bactérias adoram! Cada orelha de cachorro é de um jeito, ela varia de acordo com a raça e porte do animal. Algumas raças possuem orelhas longas e caídas, outras orelhas mais curtinha e empinadas.  Além disso, o canal auditivo dos cães não são retos! 

Por isso, a higienização deve ser realizada com muito cuidado e com avaliação do médico veterinário! Introduzir objetos poder ferir a curva do canal auditivo do animal.

Como tratar e prevenir a Otite Canina

O tratamento da otite canina varia de acordo com a causa e como o nível da inflamação. Em alguns estágios, a limpeza consegue combater a infecção, mas, em outros, é importante utilizar medicamentos específicos, como antibióticos e anti-inflamatórios.

Imagem: Unsplash.

Como evitar a Otite Canina

Melhor do que tratar é prevenir! A prevenção é simples e inibe os riscos de infecção do cãozinho!  

  • utilize protetores auriculares no momento do banho;
  • escolha locais de confiança para o seu cão tomar banho;
  • seque a orelha do animal e evite água na região do ouvido;
  • certifique-se que a orelha do animal está sempre limpa, sem poeira ou objetos;
  • nunca, em hipótese alguma, remova os pelos da orelha do cachorro.

Raças propensas à Otite Canina

Sim, infelizmente, alguns cãezinhos podem desenvolver a Otite Canina por conta de sua estrutura corporal! Cães com orelhas grandes e caídas ou orelhas levantadas e pontudas são o principal alvo da infecção. Fique bem atento com raças como: Cocker Spaniel, Buldogue, Chihuahua, Teckel, Basset Hound, Golden Retriever, Dachshund, Setter Irlandês, Labrador e Pastor Alemão. 

Imagem: Unsplash.

Como limpar orelha do cachorro

A limpeza é o principal momento de atenção, ela não deve ser realizada de maneira agressiva e excessiva. Em geral, é recomendado realizar a higienização uma vez por semana. Se o cachorro não tem orelhas caídas a higienização não deve ser realizada semanalmente, ela pode remover a proteção natural do órgão.

A higienização não deve ser realizada com objetos duros ou grandes. Inclusive, não  é recomendada a utilização de cotonete, ele pode machucar o animal. Utilize uma solução, para limpar o órgão. Levante a orelha do cachorro, quando ele estiver quietinho, e aplique a solução.  Depois disso, limpe com uma algodão hidrófilo, que absorve líquidos. 

Para verificar o medicamento  ideal e a melhor maneira de higienizar o órgão do cãozinho procure um médico veterinário.

Os cão são ótimos companheiros, são seres de alegria e lealdade, mas a sua saúde também precisa de atenção! O melhor tratamento para os cães são tutores responsáveis e carinhosos. Assim, tudo ficará mais fácil! Até mesmo o tratamento de doenças! A Tudo de Bicho pode te ajudar com  diversas linhas de produtos para o seu pet! Confira o nosso site!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

    1. Natália Ferreira de lacerda disse:

      Gostei das dicas de vcs

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Natália, tudo bem?
        Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo! Acompanhe o blog para mais novidades 🙂

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo