Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Suplemento para cachorro: o seu ômega 3 é o mesmo do seu pet?

Assim como para nós, seres humanos, a expectativa de vida dos nossos pets também cresceu consideravelmente nos últimos anos. Por essa razão, cada vez mais pesquisas são realizadas para desenvolver terapias alternativas, como por exemplo o suplemento para cachorro, para o tratamento e qualidade de vida dos nossos pets. 

Algumas doenças já conhecidas pelos humanos também afetam os animais. No caso dos cachorros e gatos, doenças como colesterol e triglicérides elevados, baixa imunidade, e a pior de todas, o câncer, são bem comuns.  

Sabia que o tratamento dessas doenças em cães e gatos, é semelhante ao tratamento de humanos? Um exemplo de tratamento muito recomendado é o uso de suplemento alimentar para cachorro, tanto para terapia quanto para prevenção.

Imagem: Unsplash.

Suplemento para cachorro

Os animais também precisam de cuidados especiais com a saúde, para isso o uso de suplementos alimentares pode trazer muitos benefícios, pois diferente dos remédios, o suplemento alimentar atua principalmente na prevenção e promoção de maior qualidade de vida do pet.

Geralmente os suplementos são indicados para a redução da inflamação e dores nas articulações, ganho de massa muscular e desenvolvimento da agilidade, por exemplo.

Suplemento alimentar para cachorro

Dentre os suplementos mais recomendados, aquele de maior destaque é o ômega 3. Os veterinários afirmam que carências de vitaminas, minerais e até mesmo de proteínas são muito comuns. 

Por exemplo: suplementos de vitaminas do complexo B, cálcio, aminoácidos de cadeia ramificada e proteína de soja são os mais recomendados.

Entretanto, a carência nutricional de maior relevância, é com relação à deficiência de ômega 3. Sendo esse o principal suplemento para cachorros. 

Suplemento para cachorro idoso

Para o cachorro idoso, o ômega 3 possui benefícios para ajudar principalmente na longevidade e qualidade de vida do seu pet. 

Com estudos mostrando que em doenças como câncer e doenças renais, o suplemento de ômega 3 deve ser usado como terapia complementar. Pois a suplementação de ômega 3 ajuda a combater células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis. 

Outra situação que a suplementação de ômega 3 atua de forma positiva, é com relação a melhora da função renal. Portanto, além de ajudar o seu pet ter uma melhor qualidade de vida durante a melhor idade, ajuda a ter maiores chances de cura em situações de doenças como essas.  

Imagem: Unsplash.

Ômega 3 para cachorro para que serve?

Os benefícios para os cachorros são bem similares aos relatados em humanos. Existem alguns estudos mostrando resultados animadores no tratamento de doenças consideradas com alta taxa de mortalidade. Além de também atuar como preventivo.

Sendo os principais benefícios relacionado a melhora de doenças como:

  • Doenças de pele;
  • Osteoartrite;
  • Osteoporose;
  • Doenças cardiovasculares, como arritmias;
  • Doenças renais crônicas, como pedra nos rins e infecção renal; 
  • Colesterol elevado;
  • Triglicérides elevado;

Além dessas doenças, o ômega 3 também atua como tratamento complementar e preventivo para o câncer e epilepsia.

Ômega 3 para cachorro

O mesmo ômega 3 comercializado para humanos pode ser consumido também por cachorros. A única diferença é com relação a dose.  Por exemplo, o consumo médio ideal para um adulto é de 1200mg de ômega 3, enquanto para os cachorros, variam de 500mg até 2000mg ao dia. 

Porém o único profissional habilitado para recomendar a melhor dose para o seu pet é o médico veterinário. Pois cada caso recebe uma recomendação individual e específica. 

Posso dar ômega 3 de humano para o meu cachorro?

Para escolher um bom suplemento de ômega 3 para o seu cachorro (e para você também e até para o seu gato), você deve ficar atento a algumas questões importantes. Como: 

Número de cápsulas por dose recomendada de ômega 3

Bons suplementos apresentam doses com apenas 2 cápsulas para pelo menos 1200mg de ômega 3. E é muito comum encontrar marcas de suplementos que precisem de até 5 cápsulas para atingir essas recomendações, o que é longe de ser prático e bem aceito pelos nossos bichinhos. 

Presença de vitamina E no suplemento de ômega 3

É fundamental a presença de vitamina E no suplemento de ômega 3 pois essa vitamina garante a integridade do ômega 3.  

Pois com o tempo, as moléculas de ômega 3 sofrem um processo chamado oxidação. A oxidação é um fenômeno químico que diminui a concentração de ômega 3 no suplemento. Portanto, um suplemento de ômega 3 com vitamina E, garante a concentração recomendada por dose, sem perdas com o passar do tempo. 

Certificação e laudos técnicos de qualidade 

Esses laudos e certificações vão te dar a segurança de que aquela marca de ômega 3 contém a dose descrita no rótulo e é livre de substâncias nocivas à saúde, como metais pesados. 

Atualmente, o líder mundial em certificação de qualidade de ômega 3 é o IFOS (International Fish Oil Standards Programé). Portanto, no momento em que for buscar um bom suplemento de ômega 3 para você e para o seu cão, busque por produtos com selo de qualidade IFOS. Pois esses são realmente confiáveis. 

Imagem: Unsplash.

Suplementos para gatos

Para gatos, não muda muita coisa. Sendo o ômega 3 também um dos principais suplementos recomendados devido a grande deficiência desse nutriente também nos felinos. Sim acredite, apesar de gatos adorarem peixes, o consumo além de ser baixo, quando ocorre, é de baixa qualidade e pobre em ômega 3. 

Suplemento alimentar para gatos idosos

Assim como para os cachorros, os gatinhos estão com a expectativa de vida cada vez mais alta. Por essa razão, também é comum o desenvolvimento de doenças relacionados com o envelhecimento. 

Para esse animal especial, existem estudos demonstrando a eficácia da suplementação de ômega 3 principalmente para senhores gatinhos com problemas renais. 

Como queremos nossos pets conosco por cada vez mais tempo, suplementos como o ômega 3 são fundamentais tanto para o tratamento quanto para a prevenção e bom estado de saúde dos nossos bichinhos.  

A recomendação dos estudos científicos nesse caso por exemplo, é de 1000mg de óleo de peixe a cada 5kg de peso do seu gato. Porém para adequada prescrição é fundamental a busca por orientação do seu médico veterinário de confiança. 

 O mesmo ômega 3 de humano serve para gatos

Sim. A mesma regra explicada para os cachorros, também serve para os gatos. Os cuidados no momento da escolha do melhor ômega 3 para o seu gato são os mesmos mencionados anteriormente. Garantir a recomendação da dose no menor número de cápsulas, presença de vitamina E e certificação e laudos técnicos de qualidade. 

Lembre-se, procure um profissional qualificado, médico veterinário para a adequada avaliação de recomendações de suplementos e doses diárias. Além de questionar sempre sobre a qualidade da marca do suplemento receitado.

Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Elisabete disse:

      Muito interessante, a minha cachorrinha é cadeirante e tem problemas de pele, e usa omega 3 veterinário indicou.
      E com estas indicações de vcs fiquei sabendo de muitas novidades.

      1. Tudo de Bicho disse:

        Ficamos muito contentes em contribuir, Elisabete. Sabemos que não é fácil cuidar de uma cachorrinha com necessidades especiais, além do cuidado redobrado, o reforço nutritivo é essencial! Parabéns, continue acompanhando nosso blog e claro, nos mandando notícias sobre sua pet!

    2. Carlos Eduardo Veiga Alcantara disse:

      Meu cachorro é idoso e tem insuficiência cardíaca. A veterinária, especialista em cardiologia, além dos remédios próprios para o coração passou ômega 3, disse que ajudaria a retardar uma piora cardíaca, que segundo ela infelizmente vai acontecer em algum momento , além de retardar problemas renais, que também vão acontecer.

    3. Sarah Castro disse:

      Olá Carlos, tudo bem? O ômega 3 tem vários benefícios e ficamos felizes em saber que foi indicado pela veterinária. Esperamos que seu cachorrinho esteja bem, desejamos muita saúde e qualidade de vida 🙂

    4. Neide Santana disse:

      Amei essa reportagem, me ajudou bastante na escolha do ômega 3 pro meu pet e já me escrevi pra receber mais dicas obrigada!

    5. Sarah Castro disse:

      Olá Neide, tudo bem? Ficamos muito felizes em contribuir de alguma maneira para o bem estar do seu bichinho! Toda semana postamos uma dica nova aqui no blog, obrigada por acompanhar 😉

    6. Vera LC Lagranha disse:

      Amei as informações sobre omega 3. Uso nos meu felinos. Mas é sempre bom ficarmos bem informados.

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Vera, tudo bem? Que bom que gostou das dicas, ficamos felizes em ajudar com informações úteis para seus bichinhos 🙂
        Acompanhe o blog, toda semana tem novidade!

    7. Michele disse:

      Posso dar o omega 3 humanos para meus cães?

      1. Sarah Castro disse:

        Olá Michele, tudo bem?
        O mesmo ômega 3 comercializado para humanos pode ser consumido também por cachorros. A única diferença é com relação a dose. Por exemplo, o consumo médio ideal para um adulto é de 1200mg de ômega 3, enquanto para os cachorros, variam de 500mg até 2000mg ao dia.
        Porém o único profissional habilitado para recomendar a melhor dose para o seu pet é o médico veterinário. Pois cada caso recebe uma recomendação individual e específica.

    8. Maju disse:

      Olá. Meu cachorro se coça e morde muito, a ponto de na parte de trás das patas não ter mais pelos, além da pele dele ficar cheia de feridinhas. Todos os exames de raspado de pele deram negativos, e aparentemente não existe um motivo pra ele se coçar tanto. Logo no início apresentou uma melhora com o tratamento, que era banho com shampoo de cetoconazol e ômega 3, mas depois voltou ao q era antes. Não sei mais o que eu faço para ajudar o bichinho, gastei uma quantia enorme com veterinário e não adiantou. Será q alguém poderia dar alguma dica do q fazer?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Maju, tudo bem?

        Para um diagnóstico é necessário verificar junto ao médico veterinário, e indicamos que procure um especialista dermatológico. O que pode ser inferido pelo seu relato é que parece ser atopia, que é uma alergia de fundo genético, sem cura e muitas vezes difícil de estabelecer o agente causador. O tratamento é apenas para controle dos sintomas.

        Enquanto ainda não há um diagnóstico (que é essencial), vamos te indicar alguns produtos que você pode utilizar para ajudar seu cachorrinho.

        De ômegas podemos indicar Pelo e Derme (https://www.tudodebicho.com.br/produto/suplemento-pelo-e-derme-750-dha-epa-c-60-capsulas-71085) ou Ograx Derme (https://www.tudodebicho.com.br/produto/ograx-derme-10-suplemento-avert-c-30-capsulas-72580).

        Como opções de ração podemos indicar Ração Premier Ambientes Internos Cães Adultos Dermacare Raças Pequenas Salmão (https://www.tudodebicho.com.br/produto/racao-premier-ambientes-internos-caes-adultos-dermacare-racas-pequenas-salmao-72147), Equilibrio Sensitive Skin (https://www.tudodebicho.com.br/produto/racao-total-equilibrio-caes-sensitive-15kg-70222?atributo=15Kg:175), Ração Hills Cães Adultos Pele Sensível Pedaços Pequenos (https://www.tudodebicho.com.br/produto/racao-hills-caes-adultos-pele-sensivel-pedacos-pequenos-70284), Royal Canin Cães Mini Dermacomfort (https://www.tudodebicho.com.br/produto/royal-canin-caes-mini-dermacomfort-%E2%80%93-2-5kg-72419)

        Shampoo temos Shampoo Pelo E Derme Hipoalergenico Vetnil (https://www.tudodebicho.com.br/produto/shampoo-pelo-e-derme-hipoalergenico-vetnil-320ml-70699) ou K-Treat Shampoo Micelar 300ml Soft Care (https://www.tudodebicho.com.br/produto/k-treat-shampoo-micelar-300ml-soft-care-71621)

        Espero ter te ajudado de alguma maneira!

        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    9. Mauricio de souza ferreira disse:

      Ola senhores posso dar ao meu cão labrador com artrose?.eke tem 39 kilos qual a dosagem que POSSO dar ? O vet. Mandou dar uma capsula de 1000 mg. Mas eu achei pouco. Por favor obrigado.

      1. Sarah disse:

        Olá Mauricio, tudo bem?
        Indicamos que siga a recomendação da dosagem que o médico veterinário prescreveu para seu cãozinho 🙂

    10. Andressa Thomazi disse:

      Olá, dou ograx 3 para meu pet. Só q comprei a dosagem para cães maiores, por engano. Se eu der o óleo, e não a cápsula , terão o mesmo efeito?? Já ouvi dizer q se tirar o óleo da cápsula, e der só ele, perdem as funções. Será ?!!

      1. Sarah disse:

        Olá Andressa, tudo bem?

        Não é recomendado tirar o óleo da cápsula, o ideal é dar na dosagem conforme orientado pelo fabricante, porém não há contra indicação por peso.

        Agradecemos a leitura no blog 😉

    11. Edisleine Moreti disse:

      Meu cachorro tem 11 anos e esta tratando a diabetes a 1 ano. Queria saber se e bom ele tomar ômega 3

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá Edislene, tudo bem?

        No geral o uso do ômega 3 é benéfico para a maioria dos animais, mas como seu cãozinho tem uma doença crônica, recomenda-se conversar com o veterinário que acompanha o caso para verificar a necessidade do uso nesse caso.

        Espero ter ajudado!
        Dra. Verônica Delpino
        CRMV SP. 33.925

    12. Veronica Dias de Souza de Oliveira disse:

      Adorei as informações. Meu ajudaram muito, parabéns

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Veronica!
        Que bom que gostou do conteúdo, ficamos felizes!
        Acompanhe o blog, toda semana trazemos dicas novas 😀

    13. Veronica Dias de Souza de Oliveira disse:

      A medica cardiologista informou dicou omega 3 para meu cão, porém em uma dose de 1280 ela e 800 dha, manipulado, porém difícil de achar farmacia que manipula e o que achei esta caríssimo. Haveria algum próximo a esta dosagem??? Qual indicaria

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Verônica! Tudo bem?
        É importante que você entre em contato novamente com o veterinário que prescreveu a medicação, para verificar uma outra alternativa. Nesse caso, foi indicado o manipulado pra ajustar a dose correta ao peso do seu cachorro.
        Att,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    14. Alessandra disse:

      Boa tarde meu minha cachorrinha tem 12 anos eu posso dar os meus suplementos pra ela ? ela está perdendo peso e não que mais comer ração pra cachorro o que eu faço?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Alessandra! Tudo bem?
        Não pode dar seus suplementos para ela. Pra saber qual o suplemento indicado é necessário passar em uma consulta com um veterinário, ainda mais que você disse que ela está perdendo peso. É importante investigar a causa disso.
        Atenciosamente,

        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    15. ERICA LAIS disse:

      ENTAO UM OMEGA 3 DE HUMANO , PODE SER DADO PARA GATOS ?

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Erica! Tudo bem?
        Sim pode, mas é importante estar atento à dosagem. Consulte sempre um veterinário de confiança.
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    16. Vanilda Santos disse:

      Humano pode tomar suplemento food dog fits

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Vanilda! Tudo bem?
        Este suplemento é indicado para uso animal.

    17. Laise disse:

      Meus pets tem ente 13 e 16 kg. Posso dar somente 500 mg de omega 3 a eles ?

      1. Sarah disse:

        Oi Laise,

        Para esse peso, é ideal que seja o Ômega 3 de 1000mg, assim o suplemento vai ter a sua ação eficaz.
        Em todo caso, verificar o uso com o médico veterinário é muito indicado.

    18. Arizled disse:

      Minha pet-filha tem 7kg, estava usando Ômega-3 de 1000mg.
      Lendo as informações vi que a indicação de uso do de 1000mg é de 1 cápsula para cada 14 kg de peso corporal. E que o de 500mg é de 1 cápsula para cada 7 kg de peso corporal.
      É melhor usar o de 500mg?
      Tem algum problema o uso de 1000mg já que ultrapassa a dosagem recomendada pelo fabricante?

      1. Sarah disse:

        Olá. Arizled. Para todo medicamento consulte um médico veterinário e siga as indicações passadas por ele e pelo fabricante.😊

    19. Sandra Rosa disse:

      Minha cachorrinha tem só 6 kilos quanto de ômega 3 posso dar pra ela ?

      1. Sarah disse:

        Olá, Sandra.

        Sempre procure um médico veterinário para a adequada avaliação de recomendações de suplementos e doses diárias. Além de questionar sempre sobre a qualidade da marca do suplemento.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo