Tudo sobre o Bernese

Você já ouviu falar do Boiadeiro de Berna? Ou, talvez, já tenha visto um Bernês? Na verdade, essa raça tem inúmeras variações de nomes, mas você deve conhecê-la por bernese.

História do Bernese

A vida do bernese — ou do Berner Sennenhund, como é conhecido no seu país natal — começa no século XVIII, nos campos agrícolas dos Alpes de Durrbach,  região suíça onde viviam muitos exemplares da raça.

Por ter um porte avantajado e capacidade física acima da média, esses cachorros eram usados como cães de pastoreio e, inclusive, de tração de gado, atividade em que precisavam puxar carroças ou pequenos carrinhos com produtos das granjas onde viviam.

Apesar da função de guarda e proteção, nunca foram cães considerados bravos ou agressivos. O seu tamanho, unicamente, já era capaz de afastar predadores ou invasores de terras.

O bernese foi um sucesso até os anos 1800. À época, a Revolução Industrial (1760-1840) estava a todo vapor na Europa. Com novos processos de industrialização, as atividades do campo foram cada vez mais modernizadas. A raça, portanto, perdeu espaço e chegou a quase ser extinta.

Outro fator que pode ter influenciado a diminuição de exemplares da raça foi o surgimento de outro cachorro suíço, o São Bernardo — um cão tão grande, robusto e musculoso quanto o bernese —, que acabou tirando o protagonismo do bernês.

Por volta da década de 1910, alguns exemplares do bernese começaram a participar de exposições caninas. Logo em seguida, surgiu o Clube Suíço de Durbach, um coletivo de tutores simpatizantes da raça que contribuiu para não deixá-la acabar.

Os esforços deram certo e, em 1926, o primeiro bernese foi exportado para os Estados Unidos, por um fazendeiro que morava no estado do Kansas. Desde então, o sucesso da raça só aumentou, principalmente após o registro da raça pela American Kennel Club, em 1937.

Hoje, o bernese é um cãozinho extremamente requisitado para os lares do mundo, inclusive do Brasil. Agora, não mais para trabalhos no campo, mas para encher de amor, carinho, energia e companhia suas famílias humanas.

Características físicas do  Bernese

É impossível citar os atributos físicos do bernese e não começar falando do seu maior charme: as orelhinhas caídas! De tamanho médio e formato triangular, elas balançam para cima e para baixo quando o cachorro se movimenta.

Outro aspecto característico da raça é o seu porte. O bernese ainda carrega seus hábitos ancestrais de guarda e pastoreio. Por essa razão, trata-se de um cachorro forte, grande e apto a qualquer trabalho físico.

Acostumado ao frio dos Alpes Suíços, esse gigante é capaz de aguentar baixas temperaturas. Aliás, podemos dizer que o inverno é a estação preferida desses peludos.

Seu crânio é levemente arredondado e não tão marcado. Os olhos são amendoados e bem chamativos. Já a cauda é toda emplumada e volumosa, trazendo um andar encantador e imponente para a raça.

Peso e tamanho do Bernese

Peso ▶️ Macho: 55 kg a 65 kg ▶️ Fêmea: 40 kg a 50 kg Comprimento ▶️ Macho: 63 cm a 70 cm ▶️ Fêmea: 58 cm a 66 cm Altura média: 62-72 cm

Preço de um Bernese

O investimento para ter um filhote da raça bernese é elevado, em comparação com raças de porte médio e grande no Brasil. O preço pode variar entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, dependendo da região do país, do calendário vacinal, do sexo do animal e se a castração foi realizada.

Comportamento do Bernese

O bernese é a prova viva que um cachorro grande e musculoso pode ser tão brincalhão, amoroso e obediente quanto. Ele é uma fofura só! ❤️

Mas não pense que esse comportamento surge naturalmente. Apesar de terem a tranquilidade, a obediência e a lealdade como características inatas, eles são cachorros que acompanham a atividade e personalidade dos tutores. Isso significa que eles vão absorver os hábitos dos donos e dar somente o que recebem.

Geralmente, tutores de bernese relatam que eles são cachorros extremamente inteligentes, disciplinados, ágeis e atentos em tudo à sua volta. Porém, há uma coisa que os faz perder a energia e diminuir os níveis de felicidade: a solidão.

Berneses precisam de companhia para serem felizes. ❤️

Pois sua ancestralidade está diretamente ligada à companhia e à guarda. Então esses peludos aprenderam que, além de proteger, precisam da proximidade com sua família humana.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Bernese no Guia de Raças da Tudo de Bicho!