No ranking de inteligência dos cães, idealizado por Stanley Coren - a maior referência do assunto no mundo - o Border Collie ocupa o 1º lugar como o cãozinho mais esperto de todas as 75 raças analisadas.
Isso significa que é extremamente fácil ensinar comandos ao Border Collie e também que ele precisa de muito estímulo intelectual para se sentir plenamente saudável. Se você deseja se tornar tutor de um Border Collie, precisa entender que, além de extremamente inteligente, ele é também um cachorro agitado e que possui uma necessidade vital de gastar toda a energia.
A história de origem do Border Collie é antiga e imprecisa - como a da maioria dos cachorros. Estudiosos acreditam que seus antepassados remetem à época em que os Romanos invadiram o território inglês, no primeiro século antes de Cristo, levando consigo cães pastores (em inglês, ''Sheep Dog'') que participaram de suas conquistas.
A raça antecessora passou séculos como cão de pastoreio e foram descobertos pelo mundo em 1873, quando aconteceu o primeiro campeonato de cães pastores da Grã-bretanha. O cãozinho Hempo, que era um desses cães pastores, chamou a atenção de todos ao mostrar que conseguia conduzir ovelhas sem qualquer latido ou mordidinha, apenas intimidando os animais.
Seu nome foi registrado apenas em 1915 como Border Collie, em referência à origem nas fronteiras escocesas e inglesas. Sua inteligência e obediência fizeram com que a raça ganhasse o coração das famílias americanas e se popularizou pelo mundo.
Border Collie é um cãozinho de porte médio, com uma pelagem normalmente bicolor, de olhos castanhos ou azuis - podendo apresentar heterocromia. Essa raça possui o tronco ligeiramente mais longo que a altura dos ombros e uma resistência muscular e física impressionantes.
O Border Collie possui um focinho proeminente, um olhar atento e afetuoso. Suas orelhas podem aparecer em versões mais caidinhas ou semi-eretas e entregam o estado de alerta constante desse esperto cachorrinho.
O peso médio de um Border Collie varia entre 12 a 20 Kg e a altura média é de 46 a 56 cm. Peso e altura fêmea 12–20 kg | 46–55 cm Peso e altura macho 12–20 kg | 48–56 cm
É possível que você encontre um Border Collie de pelagem mais curta, com fios macios. Mas a versão mais comum da raça é a de pelos longos e grossos. Nos dois casos, conta com uma camada de subpelos densa que protege bem o cachorro de baixas temperaturas
A cor de pelagem mais encontrada no Border Collie por aí é a bicolor, com variações de preto e branco. Mas é possível se deparar com exemplares da raça em tons de castanho - inclusive tricolores, além de merle, aquela pelagem com aspecto marmorizado. Outras cores vistas em sua pelagem são o cinza, creme e até mesmo azulado.
Vamos pensar no seguinte: o que esperar de um cão que foi desenvolvido para pastorear por horas no campo, servindo à sua família humana com dedicação e cumprindo tarefas? No mínimo muita energia e esperteza, não é mesmo? Então, prepare-se para reservar um grande espaço no seu dia para ajudar o Border Collie a extravasar toda essa vitalidade.
Border Collies são também extremamente inteligentes e estão sempre em alerta! Amam brincar e poderiam passar horas buscando bolinhas ou aprendendo novos truques com seus tutores humanos.
Podem ser ansiosos se não tiverem espaço e tempo para se exercitarem e, além disso, se não forem socializados corretamente, podem ser agressivos ao detectarem sinais errados de perigo - especialmente com visitas inesperadas e pessoas estranhas.
Para extrair o melhor da personalidade do Border Collie, basta dar muita atenção, carinho, adestramento e ajudá-lo a gastar energia de forma intensa. Sendo assim, você terá um cãozinho dócil, autoconfiante, brincalhão e muito leal.
Border Collie late muito? Por ter sido criado para ser um cão de pastoreio, o Border Collie pode ser muito barulhento se não tiver adestramento, latindo e uivando ao menor sinal de novidade no ambiente. Porém, em seus momentos de tranquilidade, não costuma apresentar problemas.
Border Collie é fácil de adestrar? Ser considerado o cãozinho mais inteligente do mundo significa que o Border Collie aprende novos truques e comandos muito facilmente na primeira vez que o recebem na maioria dos casos. Sendo assim, você como tutor deste cachorrinho deve adestrá-lo não só pela facilidade, mas porque é uma atividade que estimula a saúde emocional da raça.
Border Collie é destruidor? O Border Collie pode ser destruidor, sim. Principalmente se não tiver oportunidade de gastar energia ou não for adestrado e socializado corretamente. Essa raça sofre também de ansiedade de separação, por isso não é aconselhado que ele passe longos períodos sem a companhia e o carinho de seus tutores.
Leia mais sobre a raça Border Collie no Guia de Raças da Tudo de Bicho!