Tudo sobre a raça Boxer

Preparado(a) para adotar mais uma criança na família? Calma, não estamos falando de um ser humano, mas do boxer, uma raça extremamente leal, atlética, fiel e… brincalhona!

História do  Boxer

Descendente distante do molosso — um ancestral em comum de diversos cães de porte médio e grande —, o boxer tem sua trajetória ligada à Alemanha, seu país de origem, entre os séculos XIX e XX, principalmente nas duas Guerras Mundiais.

Seu ancestral mais próximo foi o bullenbeisser, um cão de caça e pastoreio usado para caça de javalis, veados e animais de grande porte. Bullen, em alemão, significa “touro”, enquanto beisser quer dizer “mordedor”. Já deu para imaginar a personalidade desse “cãozinho”, não é mesmo?

Responsável por fazer a guarda de humanos, o principal objetivo do bullenbeisser era capturar e imobilizar as presas até que os caçadores chegassem para matá-las. Suas fortes e largas mandíbulas tornavam a tarefa moleza.

Com o tempo, a raça foi diretamente cruzada com outros descendentes de molosso, como mastim inglês, o terrier e o buldogue. Pouco tempo depois, surgiria o boxer, um cão ainda com características de caça, mas muito mais pacífico e brincalhão, perfeito para ser domesticado.

A raça foi levada aos Estados Unidos em 1903 para participar de desfiles e, principalmente, de competições caninas, dado o seu porte físico invejável.

O sucesso por lá foi tão grande que o boxer se tornou uma estrela, vencendo diversos concursos e sendo cada vez mais domesticado, tendo seu auge em 1950, quando venceu um concurso muito renomado de Westminster.

Origem do nome Boxer

Existem várias teorias que envolvem o nome desse peludo. A mais aceita é que a raça tenha sido nomeada pela sua postura lembrar a de um boxeador, uma vez que suas patas dianteiras são menores que as traseiras, dando um aspecto de combate.

Características físicas do Boxer

Basta olhar para o boxer para perceber sua aparência robusta e musculatura extremamente poderosa. Considerado um cachorro de porte médio a grande, é um animal que “aguenta o tranco” e consegue suportar atividades de muito esforço físico.

Nota-se que o tronco da espécie é avantajado e com mandíbula prognata, característica em que os dentes inferiores se projetam à frente dos inferiores.

A musculatura da raça é compacta e bem definida, enquanto seus lábios são proporcionais ao focinho, e os olhos mais escuros, tal como as pálpebras.

As orelhinhas do cão fazem uma espécie de dobra, mesmo que em geral elas sejam inclinadas. As patas, no entanto, são compactas, e o peito é largo.

Peso Macho: 29 kg a 36 kg Fêmea: 22 kg a 29 kg Altura média Macho: 60 cm Fêmea: 55 cm Comprimento médio 76 cm a 89 cm

Peso e tamanho do Boxer

Expectativa de vida do Boxer

É possível ter a companhia de um boxer entre 8 e 10 anos, tempo médio de vida estimado para a raça. Mas não precisa se desesperar, pois o pet pode ter uma expectativa de vida superior ao tempo de vida estipulado para a raça. Tudo vai depender dos hábitos de saúde que ele recebeu ao longo da vida.

Preço de um filhote de Boxer

No Brasil, o preço varia entre R$ 1.500 e R$ 4.000. Os valores dependem da região onde se compra o filhote, do sexo, da idade, do canil e do cumprimento do calendário vacinal e de vermifugação do peludo.

Lembre-se de pesquisar a procedência e o histórico do canil ou pet shop que estiver comprando. Só compre de canis legalizados ou lojas com boa reputação. Assim, você não corre o risco de ser enganado ou acabar financiando empresas que não dão o tratamento correto aos animais.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Boxer no Guia de Raças da Tudo de Bicho!