Tudo sobre o Buldogue Francês

O Buldogue Francês, também conhecido como Frenchie ou Bulldog Francês, é um cãozinho robusto de pequeno porte e um coração enorme. Adora a companhia de seus tutores e, apesar da teimosia, faz de tudo para agradar e chamar a atenção de seus humanos.

História do  Buldogue Francês

A história de origem do Buldogue Francês gera algumas confusões, uma delas é sobre o local de criação, sugerido no próprio nome da raça como França. Na realidade, esse tipo de cachorro foi criado na Inglaterra, com uma ancestralidade que data de mais de 5.000 anos atrás.

A versão documentada é a de que o Buldogue Francês - que antes não possuía este nome - foi criado na Inglaterra para ser uma versão mini do Buldogue Inglês, seu antepassado mais próximo. Os ingleses queriam um cãozinho menor que pudesse ser usado como isca para luta com touros.

Felizmente, a prática foi proibida a partir de 1.850, o que fez com os ingleses rejeitassem o Buldogue Francês. Os franceses, então, começaram a exportar esses cachorros, fazendo alguns cruzamentos com Terriers Franceses e até com o Pug.

A ideia era aperfeiçoar a raça para agradar a alta sociedade francesa, que logo acolheu o animal e ajudou a popularizá-lo no país, renomeando-a para Buldogue Francês - o que você deve imaginar que não agradou muito a Inglaterra.

Por fim, o Buldogue Francês chegou nas Américas no século XIX, onde passou por uma última modificação, que resultou na versão que conhecemos hoje. Lá, eles fizeram o cruzamento que deu origem às suas orelhas de morcego, que antes eram dobradas para dentro, como a do seu ancestral Inglês.

Características físicas do  Buldogue Francês

O Buldogue Francês se diferencia do charme usual das raças de apartamento de pelos longos com sua estruturação física somada à sua personalidade dócil e amável, que dão a este cãozinho uma certa graça.

O porte físico do Buldogue é robusto e compacto, com um crânio achatado, cheio de ruguinhas fofas e uma testa profunda. O focinho é preto e as narinas são alargadas. Os olhos proeminentes, muito expressivos, possuem pálpebras escuras e circulares.

O pescoço é curtinho e as orelhas sempre eretas, no formato conhecido como ''orelhas de morcego'' por serem altas, grandes e circulares.

O dorso do Buldogue Francês é robusto, com membros anteriores mais fortes e curtos do que os posteriores, que são mais compridos. A cauda curta é implantada abaixo e se movimenta vigorosamente em momentos de agitação.

Peso e tamanho Buldogue Francês

Seu peso médio varia entre 8 a 15 kg e a altura é de 28 a 35 cm para macho ou fêmea. O Buldogue não pode ultrapassar esse limite de peso, pois do contrário, ele se encaixa em um quadro de obesidade, colocando em risco seu bem-estar.

Comportamento do Buldogue Francês

Os Frenchies são donos de uma personalidade cativante. Foram criados para serem ótimos cães de companhia e até hoje assumem esse papel muito bem. São atenciosos e exigem essa dose extra de atenção dos seus tutores também.

Inclusive, são tão emocionalmente sensíveis que podem desenvolver ansiedade de separação, apresentando problemas comportamentais devido a isso.

Sendo assim, tenha em mente que o Buldogue é um cãozinho que exige atenção e que precisa se sentir perto de sua família de humanos para ser emocionalmente saudável. Essa raça adora agradar seus tutores e, uma vez que aprende novos truques, mostra com orgulho a sua conquista.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Buldogue Francês no Guia de Raças da Tudo de Bicho!