Tudo sobre a erva do gato

Catnip, ou Nepeta Cataria, é uma planta herbácea da família da hortelã. O nome Nepeta deriva da cidade italiana de Nepete (conhecida hoje como Nepi), onde a planta foi inicialmente cultivada.

Na medicina veterinária, a catnip é utilizada tanto para acalmar os felinos mais agressivos, quanto para animar e exercitar os mais apáticos. A Catnip surte efeito em cerca de 75% dos gatos, pois filhotes e idosos geralmente não sentem o efeito.

A erva age através do olfato do bichano, e o cheiro da substância pode causar sensações como excitação, hiperatividade e sensação de felicidade.

Como usar a erva do gato

A erva do gato pode ser utilizada em arranhadores para gatos, em brinquedos, na caminha de gato e até em casos que o gato seja relutante para comer a ração, deixando por cima do alimento. Existe também a possibilidade de plantar a catnip no seu quintal!

Efeitos da catnip

A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem.

Depois do bichano inalar o cheiro, você pode se deparar com algumas atitudes um tanto quanto inusitadas e divertidas do gatinho. 

Balançar a cabeça como se estivesse ouvindo música, pular, arranhar com mais velocidade, caçar bichos imaginários e ficarem mais ativos são efeitos comuns da erva.

Benefícios da erva do gato

A catnip é muito benéfica para a saúde e bem estar dos bichanos. É, inclusive, recomendada e utilizada em diversos tratamentos na medicina veterinária, sendo recomendada pelos profissionais da área.

Os benefícios vão desde felicidade até o relaxamento. Nota-se que os felinos se conectam mais com o espaço e sentem mais prazer em brincar, pular, correr e seguir seus instintos de caça.

A catnip pode viciar?

Qualquer objeto, substância, cheiro ou brinquedo que proporcione bem estar aos bichanos pode ser viciante, mas isso não quer dizer que todo vício faça mal para a saúde dos bichinhos.

Até o momento, não há comprovação científica que a erva do gato seja maléfica para o organismo desses peludos. Se utilizada sem exageros, a pode ser extremamente benéfica para o dia a dia desses pets!

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a erva do gato no Blog da Tudo de Bicho!