Tudo sobre o Chihuahua

O Chihuahua é considerado uma das menores raças de cachorros do mundo, mas faz jus ao ditado que diz que tamanho não é documento: esse pequeno é destemido, cheio de personalidade, muito inteligente e valente!

Apesar do nome oficial ter sido emprestado de uma cidade mexicana, historiadores acreditam que os primeiros ancestrais do Chihuahua remontam a mais de 300 a.C. Eles seriam descendentes diretos de um cão selvagem milenar chamado Techichi.

História do  Chihuahua

Segundo registros encontrados, Techichi era uma raça de cão muito pequena, com aspecto físico similar ao Chihuahua e que possuía, segundo os astecas, o dom de guiar as almas dos tutores pelo submundo. Por conta disso, eram enterrados junto com os humanos e até mesmo usados para sacrifícios e cerimônias na religião tolteca.

História do  Chihuahua

Estudiosos da raça acreditam que o pequeno Chihuahua é resultado do cruzamento entre o Techichi e alguma raça chinesa sem pelos que chegou na América do Norte por meio do Estreito de Bering.

Características físicas  do Chihuahua

O porte pequeno é a principal característica física do Chihuahua.  Esse cãozinho tem o crânio em formato de maçã, com olhos arredondados, proeminentes, focinho curto e projetado para fora, com orelhas eretas e maiores do que a proporção física pede - combinação charmosa que entrega seu espírito curioso. A cauda é sempre cheia, espessa e curvada, cobrindo parcialmente o dorso.

Peso e tamanho  do Chihuahua

O peso médio do Chihuahua varia entre 1 e 3 Kg e a altura média varia entre 15 a 23 cm, sem apresentar muitas alterações entre macho ou fêmea. Importante se atentar ao limite de pesagem indicada: segundo órgãos de controle da raça, como o AKC, este é o limite de peso para ele.

Pelagem do Chihuahua

A pelagem é macia e pode ser encontrada em duas variações: longa e ondulada ou curta e em variações que vão de unicolor a malhada. As cores mais encontradas são preto, preto e castanho, azul-aço e castanho, chocolate, areia, castanho e branco e fulvo. No entanto, ele é considerado oficial em qualquer cor - exceto merle.

Comportamento e temperamento do Chihuahua

A combinação do porte mini com a personalidade divertida e amável do Chihuahua torna essa raça quase irresistível. São gentis e muito leais à família humana. São também superinteligentes, corajosos e adoram aprender novos truques ensinados pelo tutor.

No entanto, é preciso se preparar para essa personalidade desproporcional ao tamanho físico: eles são muito seguros de si, um pouco atrevidos e podem ter momentos temperamentais e dominantes. Além disso, não se dão conta de nenhum perigo, desafiando até mesmo o maior dos cães ao se sentir provocado ou ameaçado.

É comum pensar que somente cães agressivos ou de porte grande necessitem de adestramento, mas isso não é verdade.  O adestramento, para qualquer raça de cachorro, é um processo que estimula o animalzinho mental e emocionalmente, fortalecendo o laço entre vocês e corrigindo problemas comportamentais como ansiedade ou estresse.

No caso do Chihuahua,  o adestramento será indispensável para extrair o melhor de sua amável personalidade.

Chihuahua late muito?

Depende. O Chihuahua é um cachorro cheio de personalidade e muito temperamental Há aqueles que só vocalizam em casos de extrema necessidade e se comunicam menos por meio dos latidos, porém também existem os que latem para o menor sinal de novidade no ambiente. 

Fique tranquilo(a): com o adestramento será relativamente fácil corrigir este comportamento.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Chihuahua no Guia de Raças da Tudo de Bicho!