Tudo sobre o Chow Chow

O Chow Chow é conhecido por sua linguinha azul - característica exclusiva dele e de outros cachorros da raça Sharpei - e por sua pelagem volumosa, que parece uma juba de leão. 

É dono de uma personalidade tão peculiar quanto sua aparência: é superelegante, muito leal ao seu tutor e independente (como os gatos). No entanto, pode ser também extremamente territorialista e temperamental e até um pouco teimoso.

O Chow Chow é, possivelmente, uma das raças mais antigas do mundo. Foram descobertos artefatos da Dinastia Han, na China, que retratam cães da raça no ano 206 a.C. (uau!) 

História do  Chow Chow

Alguns estudiosos acreditam, inclusive, que os Chow Chow são muito mais antigos do que isso e podem ter sido os progenitores de outras raças do tipo Spitz (cães que se assemelham muito aos lobos).

Ao longo de toda a história, os Chow Chows desempenharam diversos papéis na sociedade: foram de companheiros de nobres famílias chinesas, a guardas e protetores de residências, caçadores e até mesmo cães de tração responsáveis por puxar trenós e carroças.

O nome da raça possui relação com sua popularidade pelo mundo. Chow Chow foi o termo genérico dado pelos comerciantes ingleses do século XVII a itens pequenos e sem identificação, que vinham na carga dos navios mercantis. Por não conhecerem esse tipo de cachorro, acharam que seria um bom apelido para os peludos.

A migração do Chow Chow para o ocidente pode ser considerada como recente em comparação com seu tempo de existência. À princípio, os cachorros foram denominados pelos ingleses como "Cães Selvagens Chineses" e até mesmo exibidos em Zoológicos.

Ganharam o carinho das casas britânicas só depois que a Rainha Vitória adotou um cãozinho da raça, o que, dizem, aconteceu apenas por volta de 1890. Ainda na Inglaterra, os Chow Chows passaram por diversas modificações genéticas. O objetivo era que eles ficassem maiores, mais fortes e musculosos.

Uma versão mais robusta - e mais próxima dos exemplares de Chow Chow que conhecemos hoje - chegou nos Estados Unidos da América e então se tornou uma raça oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club apenas em 1903.

Características físicas do  Chow Chow

Chow Chow é uma cãozinho que possui uma mistura interessante de porte elegante e aparência dócil. Essa fofura toda, no entanto, não representa a complexidade da personalidade da raça , que pode ser extremamente temperamental.

O Chow Chow é um cão corpulento e bem estruturado, com lombo curto e uma cauda alta sobre o dorso. O crânio é largo e achatado, e o focinho é projetado e espesso. A língua azul, bem característica da raça, completa o conjunto charmoso.

O peso e tamanho médio para cães da raça Chow Chow não deve passar de 20 a 32 kg e 43 a 50 cm de altura, para machos ou fêmeas.

Peso e tamanho do Chow Chow

Pelagem do Chow Chow

A pelagem do Chow Chow tem duas principais versões: uma é mais áspera de subpelo suave e fios eriçados, com textura pode se tornar especialmente volumosa em volta do pescoço e nas coxas. O outro tipo de pelagem é mais lisa, com textura macia e pelos curtos.

As principais cores de pelagem do Chow Chow variam entre branco, castanho avermelhado, cinza azulado, fulvo, creme e preto. Normalmente, é unicolor ou particolor - nesse caso, as manchas se concentram de forma uniforme nas coxas e na cauda.

Comportamento do Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro de temperamento, no mínimo, peculiar. Apesar da aparência superfofa e convidativa a apertões, ele possui personalidade quase felina: é reservado, independente e pouco fã de carinho

Gosta de ser tratado com dignidade e não reage de forma positiva a castigos ou correções severas. Respeito e firmeza são aliados indispensáveis no convívio com essa raça.

Mas, não se engane: apesar de parecer desapegado, de não ser do tipo que faz um festão quando os tutores chegam em casa, o Chow Chow é um cão muito leal. Normalmente, escolhe um tutor de sua família humana para reconhecer como líder.

É um cão que pede um cuidado especial na socialização. Chow Chows podem ser protetores demais e, por isso, desenvolverem um comportamento territorialista. Estranham crianças muito afetuosas e cães que não fazem parte do seu convívio.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Chow Chow no Guia de Raças da Tudo de Bicho!