Tudo sobre  o Corgi

Os Corgis são a raça preferida da rainha Elizabeth II, fã número 1 destes cãezinhos. E não é para menos: eles são como miniraposinhas fofas, cheios de energia e muito carinhosos, além de divertidos.

História do  Corgi

A história oficial da raça diz que o rei Henrique I, da Grã-Bretanha, convidou uma comunidade de mestres artesãos para viver e trabalhar no País de Gales em 1107.

Esses tecelões trouxeram tudo o que precisavam para recriar o estilo de vida rural, o que incluiu pequenos cães de pastoreio robustos e de pernas curtas. Antes disso, há poucos registros sobre a raça. Acredita-se que o antepassado mais próximo foi o Vallhund Sueco, um cão Spitz que acompanhava as comunidades vikings.

Ao chegarem ao País de Gales, os Corgis ganharam o carinho e a popularidade das famílias que viviam em fazendas graças à inteligência e ao senso de direção, que os tornava eficiente para pastorear o gado.

Por muitos anos, o Cardigan e o Pembroke eram considerados uma só raça, passando por cruzamentos específicos nas cidades de Pembrokeshire e Cardiganshire.

Isso gerou dois exemplares diferentes: Um com orelhas pontiagudas e cauda curta, que se tornou o Welsh Corgi Pembroke, e o outro com orelhas arredondadas e cauda longa, hoje conhecido como Welsh Corgi Cardigan. Em 1800, as raças passaram por uma separação oficial.

A raça conquistou o carinho e a popularidade mundial a partir de 1900, quando a rainha Elizabeth II ganhou seu primeiro Pembroke, a quem deu o nome de Dookie. Desde então, é uma fã assumida destes espertos cãezinhos.

Características físicas do Corgi

As duas versões de Welsh Corgi são muito parecidas em termos de porte físico: ambas têm um dorso robusto, baixa estatura e corpo alongado, sustentado por pernas curtinhas e fortes.

As orelhinhas são sempre altivas e transmitem o espírito atento e a esperteza desta raça, sendo mais pontiagudas no caso do Pembroke e arredondadas no Cardigan.

A cauda também é uma característica marcante da raça, sendo curtinhas nos Cardigans e longas no Pembroke. Ambos também possuem uma pelagem de comprimento curto ou médio e uma subcamada de pelos. O aspecto, no entanto, pode mudar em relação ao tipo: se parecem mais espessas e duras no Welsh Corgi Cardigan, e mais macias no caso do Welsh Corgi Pembroke.

As cores também variam muito. O Cardigan pode ser merle, castanho avermelhado, sable, tigrado e com variações tricolor. Já o Pembroke, além de poder assumir a pelagem castanha avermelhada e sable, também pode ser encontrado em fulvo, preto e castanho puro, unicolor ou com manchinhas.

Peso e tamanho do Corgi

O Welsh Corgi é considerado um cachorro de porte médio. O peso varia entre 10 e 14 kg e a altura média de 25 a 30 cm, com pouca variação entre machos e fêmeas.

Comportamento do Corgi

Os Corgis são cachorros obedientes, espertos e muito dedicados à família humana. São companheiros amorosos e leais que adoram se envolver nas atividades humanas da família e não reage bem a longos períodos de solidão.

A inteligência e o temperamento voltado para o trabalho tornam o Corgi um cão muito fácil de ser adestrado. Esse é, inclusive, um cuidado indispensável para manter a saúde mental e emocional dele em dia.

Um ponto de atenção é sobre o passado dele como pastor. O constante estado de alerta e o comportamento mordedor são heranças que o Corgi não perdeu. Por isso, pode ser comum que ele morda levemente os tornozelos das visitas, pois era como ele fazia para pastorear o gado.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Corgi no Guia de Raças da Tudo de Bicho!