Tudo sobre  o Dálmata

Dálmatas podem ser ótimos protetores para suas famílias, são temperamentais e de personalidade forte. Possuem um porte robusto e um andar elegante, além de serem superafetuosos com seus humanos.

A grande aposta dos estudiosos é que a raça surgiu na Iugoslávia, em Dálmacia, herdando assim o nome da região. No entanto, há especulações de que sua existência já havia sido registrada no Egito, por conta da descoberta de algumas pinturas de cachorros com manchinhas e um porte parecido com os do Dálmata.

História do  Dálmata

Os Dálmatas já desempenharam diversas funções na história. Protegiam e às vezes até puxavam carruagens durante o reinado da Rainha Vitória, na Inglaterra, durante o século XIX. 

Há relatos também de que ciganos europeus amavam a raça, pois viam nela não só grandes companheiros de estrada, mas também os consideram valiosos e protetores.

Características físicas do Dálmata

Podemos dizer com tranquilidade que os Dálmatas são uma raça única devido às suas características físicas marcantes e incomuns. Suas famosas manchinhas, que podem apresentar variações de tons entre marrom e preto, aparecem sobre sua pelagem de base branca logo após as duas primeiras semanas de vida.

Vale destacar também seu porte físico robusto, musculoso e muito forte - não à toa, eram considerados cães de serviço.

O Dálmata possui um focinho proeminente, um olhar atento e afetuoso. Suas orelhas podem aparecer em versões mais caidinhas ou semi-eretas e entregam o estado de alerta constante desse esperto cachorrinho.

A altura média de um Dálmata varia de 54 a 62 cm e seu peso varia entre 15 a 32 Kg. Peso e altura fêmea 16-24 kg | 54-60 cm Peso e altura macho 15-32 kg | 56-62cm

Peso e tamanho do Dálmata

Pelagem do  Dálmata

Como já te contamos aqui - e você já deve ter visto nos filmes da Disney - os Dálmatas possuem uma pelagem branca, com manchinhas escuras assimétricas por todo o corpo. E é impossível encontrar dois Dálmatas com manchinhas idênticas. O pelo é curto, brilhante e denso, bem resistente ao frio.

Comportamento  do Dálmata

Podemos descrever o Dálmata como um cão atencioso e afetuoso com seu tutor. No entanto, são também temperamentais e podem ter um comportamento um pouco agressivo, pois têm tendência a desenvolver possessividade.

Por isso, adestramento e socialização são bem importantes. Quando direcionado, esse sentimento de "posse" em excesso se transforma apenas em um amor protetor e uma relação de muito carinho.

Dálmatas não são considerados cães de esporte, mas tanta força física e energia extra tornam indispensáveis exercícios e muita brincadeira para canalizar tudo de forma positiva. O tutor que lute para dar conta de tanta animação!

Dálmata late muito?

Dálmatas não são de latir sem motivo. Ocupa a 39º posição no ranking de cães mais inteligentes do mundo, o que significa que é esperto, mas precisa de reforço positivo e muito estímulo, como petiscos e carinhos, para fixar comandos. 

Logo, não é fácil treinar um Dálmata, mas com paciência e muito afeto, ele fará de tudo para agradar seu tutor.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Dálmata no Guia de Raças da Tudo de Bicho!