Tudo sobre o Dogue Alemão

O Dogue Alemão, também conhecido como ''O Grande Dinamarquês'', possui um porte físico que torna sua presença difícil de ser ignorada: é considerado um dos cães mais altos do mundo e, quando fica sobre duas patas, pode ser maior do que um ser humano.

História do Dogue Alemão

A hipótese mais aceita entre os estudiosos é a de que o Dogue Alemão tenha sido criado na Alemanha por meio do cruzamento entre raças como Greyhound, Wolfhound irlandês, Mastiff inglês e do extinto Molosso Assírio, além de ancestrais do Lébrel Irlândes. 

A intenção dos criadores germânicos era inventar um tipo que fosse forte, nobre e muito ágil, para caçar animais inusitados e perigosos, como ursos, lobos e javalis.

No entanto, há registros imprecisos de alguns desenhos de cães muito semelhantes a eles que remontam de 3.000 a.C, encontrados nos templos da Babilônia. Há também quem diga que eles foram originados na China, difundidos no mundo pelo comércio de cachorros dos assírios.

Do ano de 1880 para os tempos atuais, a raça passou por alguns aperfeiçoamentos, ganhando um toque de docilidade no temperamento, uma vez que o seu espírito de caça já não é mais necessário.

Características físicas do Dogue Alemão

O Dogue Alemão traz uma combinação impressionante de tamanho, elegância e imponência. Possui um porte físico bem estruturado e proporcional, o que garante a ele muita força e agilidade.

Tem a cabeça longa, afunilada e stop, região acima do focinho, bem definido. Os olhos são amendoados, expressivos, e as orelhas, naturalmente caídas e em tamanho médio. Infelizmente, é comum que criadores da raça ainda pratiquem a conchectomia (procedimento de corte das orelhas), que é proibido em diversos países, inclusive, no Brasil.

Peso e tamanho do Dogue Alemão

O peso médio do Dogue Alemão varia entre 44 a 90 kg e a altura média varia entre 72 a 92 cm.  No entanto, não existe um limite muito claro de tamanho e peso máximos. Inclusive, cão mais alto do mundo segundo o Guinness Book é o Zeus, um Dogue Alemão de 1,12 metros de altura.

Pelagem do Dogue Alemão

O pelo do Dogue Alemão é denso, normalmente muito brilhante e bem curtinho. A pelagem até pode ser encontrada em versões mais foscas ou duplas, mas isso não é indicado pelos órgãos cinófilos oficiais.

A variedade de tons é dividida em três categorias: dourados e tigrados, azuis e pretos e arlequins e pretos.

Comportamento e temperamento do Dogue Alemão

O tamanho impressionante do Dogue Alemão não entrega pistas de seu espírito amável, paciente e carinhoso. Muitas vezes, ele até esquece do porte gigante e tenta se aninhar desajeitadamente no colo de seus humanos.

Outros aspectos comuns da raça são a inteligência e a obediência: os Dogues Alemães são verdadeiros fãs de seus tutores e fazem de tudo para agradá-los. São amantes de longos passeios e brincadeiras que o ajudem a esticar suas longas pernas, como perseguição a um objeto lançado ou corridas mais vigorosas.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Dogue Alemão no Guia de Raças da Tudo de Bicho!