Tudo sobre o Gato Angorá

Desbravador, curioso, dócil e inteligente, o gato Angorá é uma das raças mais famosas do mundo. Conhecido pela facilidade na socialização e no apego com os seus tutores, é muito brincalhão e adora receber atenção.

História do  Gato Angorá

A raça de gato angorá surgiu na Turquia, no século 15. Seu nome é em homenagem à capital Ancara, cidade em que surgiram os primeiros bichanos da espécie.

Não há consenso sobre como o gato angorá surgiu e qual é a sua linha de descendência. A hipótese mais aceita é que ele tenha surgido do cruzamento entre um gato selvagem africano e o gato-de-pallas, raça muito resistente a regiões frias.

O angorá é um patrimônio turco e quase foi extinto no século 20, com a chegada do gato Persa ao mercado. Na época, o governo do país criou um programa de criação e desenvolvimento dentro de um zoológico para preservação da raça.

Foi no final da década de 60 que a raça ganhou popularidade mundial, após um casal de bichanos ser levado aos Estados Unidos. Dali em diante, o gato angorá se tornou um sucesso no mundo inteiro.

Características físicas do  Gato Angorá

A elegância do gato angorá preenche todo o espaço, esbanjando beleza por onde passa. A pelagem macia e sedosa, as orelhinhas grandes e pontudas junto aos olhos coloridos trazem uma beleza única para essa raça.

É comum ver gatinhos da raça com um olho de cada cor, principalmente aqueles com pelagem branca. Essa condição é chamada de heterocromia, uma alteração genética que resulta em um olho azul e o outro verde ou âmbar, por exemplo.

A cabeça do gato Angorá também costuma chamar bastante atenção: é pequena e em formato triangular, o que dá bastante destaque para os seus olhos grandes e imponentes.

Seu corpo comprido e estrutura óssea fina dão a impressão que esses gatinhos são magros e enfraquecidos, mas é uma raça muito forte, atlética e resistente.

Pelagem do  Gato Angorá

Você sabia que o gato angorá é uma das únicas raças de bichanos que não apresenta subpelo. A espécie apresenta uma faixa única de pelagem lisa, macia e sedosa, que costuma ser mais comprida na cauda, na barriga e no pescoço.

Quando se pensa em gatinhos da raça, logo se imagina a pelagem branca. No entanto, é comum encontrar bichanos com pelos preto, cinza, canela, lilás, chocolate, prata e azul.

Peso e tamanho do Gato Angorá

Peso médio  5 a 8 kg Altura média 23 a 28 cm

Comportamento  do Gato Angorá

Prepare-se para gastar bastante energia com um gato angorá, já que ele é muito ativo, ama brincar e interagir e adora ser o centro das atenções. Apesar de ter um temperamento tranquilo, ele gosta de ser o dominante da casa.

Geralmente, o bichano escolhe um tutor para obedecer, mas costuma ser fiel, dócil e companheiro com os demais moradores da casa.

É um bichinho de personalidade forte, muito atento e curioso, que adora conversar e prestar atenção em tudo o que está acontecendo à sua volta, como barulhos, conversas paralelas, cheiros e movimentações.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Angorá no Guia de Raças da Tudo de Bicho!