O gato azul russo é um tipo de gato doméstico muito popular em países como Suécia, Finlândia e Noruega, apesar de ser conhecido no mundo todo.
O próprio nome faz referência ao país de origem. Estima-se que os gatos habitavam a cidade russa de Arkhangelsk e a região da Escandinávia e, a partir disso, foram levados por criadores para outros países e continentes.
Como não eram tão numerosos, houve cruzamentos de gatos Russian Blue com siameses e com gatos que eram de outras raças, mas tinham características similares, com a mesma coloração de pelo.
Essa ação impediu a extinção desses gatos e, entre as décadas de 1980 e de 1990, já havia uma população significativa deles em seu país de origem.
Os olhos são grandes e redondos. Os filhotes costumam ter tons de amarelo e, à medida que vão crescendo, os olhos ficam verdes. A cor da fase adulta é clara e brilhante.
Há quatro tipos de gato azul russo: o norte-americano, o inglês, o escandinavo e o europeu.
Uma outra característica comportamental interessante é que são considerados empáticos e companheiros, porque observam atentamente os gestos dos humanos com os quais convivem e se adaptam às situações do ambiente.
Como não são gatos extremamente ativos, são mais indicados para criação em ambientes internos, que estejam devidamente seguros com telas de proteção.
Quanto ao temperamento, o gato azul russo é ideal para pessoas que moram sozinhas e também para os idosos, porque têm certa autonomia em relação à presença de humanos e conseguem brincar mesmo sem companhia.