Tudo sobre o Gato Siamês

Com charmosos olhos cor de safira e uma personalidade afetuosa, o Gato Siamês é uma das raças preferidas dos amantes de felinos. Muito sociável com a família humana, é divertido e ama brincar e passar o tempo junto com o tutor.

Acredita-se que os Gatos Siameses surgiram no Sudoeste Asiático e foram domesticados pela realeza do local. O primeiro registro encontrado sobre eles data de 1330, quando a descrição de um exemplar da raça foi vista em um manuscrito chamado de ''Livro de Poemas do Gato''. 

História do  Gato Siamês

No entanto, a popularidade veio apenas em 1884, quando dois gatinhos siameses, chamados Mia e Pho, foram levados para terras inglesas.

Características físicas do  Gato Siamês

Os Gatos Siameses são pequenos, mas possuem uma musculatura forte e um porte elegante e proporcional. A cabeça apresenta um formato triangular perfeito, com feições delicadas e carismáticos olhos azul-turquesa ovalados.

A pelagem é curta, macia e densa, com pelos finos e brilhantes. A cor passa por modificações ao longo da vida: nascem brancos, mas por causa de uma condição genética, o pelo escurece logo que saem do útero e entram em contato com as temperaturas mais quentes do ambiente externo.

São encontrados em tons de branco ou creme manchado (nunca unicolor), com as extremidades marcadas de castanho escuro, chocolate ou acinzentado.

Comportamento  e temperamento  do Gato Siamês

Como a maioria dos gatos, o Siamês é um animalzinho independente, curioso e explorador, que adora descobrir novidades no território. Ele se diferencia na capacidade de socialização: por serem acostumados com a interação humana, normalmente são receptivos e adoram receber um afago dos tutores.

Amam brincadeiras e ficarão felizes de viver em um ambiente com brinquedos, estruturas verticais e obstáculos para descobrir.

Não. O Gato Siamês é muito tranquilo e silencioso. O miado é fraco e normalmente muito baixinho.

Gato Siamês mia muito?

Interação do  Gato Siamês com crianças e outros animais

Por serem sociáveis, os Gatos Siameses podem ser ótimas companhias para os pequenos, pois adoram brincar e ficam felizes em receber a atenção das crianças. O cuidado é apenas supervisionar essa interação, certificando-se de que ele não será importunado até se estressar.

Já com outros animais, no entanto, o contato é pautado por muita desconfiança. Invista um tempo precioso de socialização para acostumá-lo com novos pets no ambiente.

Como cuidar do  Gato Siamês?

O Gato Siamês pede atenção especial à saúde, pois tem propensão a diversos problemas genéticos.

Um desses cuidados deve ser em relação à respiração, pois são gatinhos com tendência à asma e à bronquite, além de poderem ter obstrução nasal. Possuem também facilidade para desenvolver doenças cardíacas e renais.

Outra condição comum à raça é a amiloidose, uma doença caracterizada por depósito excessivo de proteína em alguns órgãos e tecidos do animal.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Siamês no Guia de Raças da Tudo de Bicho!