Tudo sobre o Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão muito habilidoso, calmo e de fácil adestramento. É também super esperto, ocupando o quarto lugar no ranking dos cães mais inteligentes do mundo!

O Golden Retriever tem 95% de chances de assimilar um novo comando logo na primeira vez em que ele é ensinado!

A história do Golden Retriever surgiu na era Vitoriana, no Reino Unido, quando a caça era não só fonte de alimento, como também esporte entre os nobres.

História do  Golden Retriever

Registros sugerem que um Lorde Escocês buscava um cão médio que fosse um hábil caçador, muito obediente e pudesse ser tanto um cão de trabalho, quanto de companhia e isso poderia acontecer no cruzamento entre o Retriever com uma Tweed Water Spaniel (raça já extinta).

História do  Golden Retriever

Porém, apenas em 1932 os Golden Retrievers foram reconhecidos como uma raça, sendo vistos até então como apenas uma variação de cor de seu antecessor, o Retriever. Importante reforçar que cruzamentos indiscriminados mais modernos resultaram em versões de Goldens agressivos e com problemas de alergia.

História do  Golden Retriever

Características físicas  do Golden Retriever

Os Golden Retrievers têm uma estrutura física robusta e corpulenta.  A cabeça é larga, o focinho proeminente e os olhos são amendoados escuros e afastados, transmitindo toda a doçura desta raça.  As orelhas possuem comprimento médio e são caídas e a pelagem pode ser lisa ou ondulada.

Dentro da classificação de raça, existem também 3 tipos de Golden Retrievers que apresentam alguma diferença entre si. Veja a seguir quais são esses tipos!

O Britânico, mais comum na Austrália e na Europa, tem a testa mais quadrada e o focinho mais curto.  O Americano possui pelagem mais encorpada e mais dourada, o porte é mais esbelto e costumam ser menos robustos do que a versão inglesa.  Por fim, o Canadense é muito semelhante ao seu primo americano, porém a pelagem tende a ser mais escura do que os demais.

Pelagem do  Golden Retriever

Como o nome sugere, a pelagem do Golden Retriever atinge diferentes tons de dourado Na velhice, ganha alguns pelos brancos ou a tonalidade dos fios muda ligeiramente, mas qualquer cor além disso não é reconhecida como oficial pela American Kennel Club.

A textura é densa, impermeável e pode ser moderadamente ondulada. Importante se preparar para duas trocas anuais de pelo, que devem ser acompanhadas de um cuidado extra de escovação do animal.

Comportamento e personalidade do Golden Retriever 

Sabe aquele pet amável e carinhoso? Esse é o Golden Retriever. 

Eles também são popularmente conhecidos como um dos cachorros mais companheiros e devotos de suas famílias. 

Por serem dotados de muita inteligência, são usados como cães-guia e cachorros de apoio terapêutico.

A inteligência e agitação deles também pedem um adestramento cuidadoso, isso será importante não só para o temperamento do animal, mas para o bem-estar do tutor, já que o Golden Retriever gosta de ser desafiado intelectualmente.

O jeito brincalhão torna o Golden especialmente indicado para interações com crianças e outros animais, mas pede uma socialização especial neste último caso, já que, apesar de receptivo, ele pode ser ciumento com seus humanos.

Os Golden Retrievers foram criados também para serem cães de caça, de trabalho e de esforço aquático, já que as caças não se restringiam a animais de terra.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Golden Retriever no Guia de Raças da Tudo de Bicho!