A hidropsia é muito comum entre os peixes de aquário, é uma infecção bacteriana interna que faz com que os corpos de peixes inchem, devido ao acúmulo de água e outros fluidos.
A hidropisia, conhecida também como barriga d’água, é uma infecção aguda e grave. Nessa condição há falência renal e o peixe deixa de urinar, retendo líquido. Os peixes afetados ainda podem perder o apetite e seus olhos podem começar a inchar.
Essa condição afeta os peixes de aquário de água doce e pode ser causada por bactérias, microbactérias, protozoários, vírus, propensão genética e exposição a más condições de água por longo período.
Os sintomas são fáceis de reconhecer, além do inchaço da barriga ou o corpo inteiro do peixe, algumas das escamas podem começar a projetar do corpo até o ponto em que parece que podem estourar.
Temperatura: A temperatura do aquário varia de acordo com o tipo de peixe. Portanto, o ideal é ter a temperatura exata necessária para o ambiente e o peixe.
A má qualidade da água compromete o sistema imunológico e aumenta as chances de hidropsia. Por isso, mantenha a qualidade da água, com uma boa manutenção do aquário.
O estresse contribui para a hidropsia, ele pode ser causado pela quantidade inadequada de peixes no aquário, e também com espécies incompatíveis entre si.
- Teste a água do aquário regularmente; - Faça trocas regulares de água; - Mantenha o aquário e filtro limpos; - Remova os resíduos do fundo do tanque; - Não coloque mais peixes que o aquário comporta.
Se a hidropisia for detectada precocemente e os peixes forem isolados para tratamento adequado, é possível salvar os peixes afetados. É importante mover qualquer peixe infectado para outro tanque para separá-lo dos peixes saudáveis restantes