Diretamente da Turquia, se encontra um verdadeiro patrimônio das raças de grande porte: o pastor de kangal, também conhecido como kangal turco ou, simplesmente, kangal.
História do Kangal
O que se sabe sobre o surgimento desses cães é que, desde o século XII, eram usados como cães de guarda nas regiões da Anatólia Central e Oriental, assim como no distrito de Sivas, que faz parte da cidade de Kangal, dando origem ao seu nome.
Relatos dizem que a raça foi trazida para a Turquia pelos otomanos, que utilizavam os exemplares para trabalhos de pastoreio no campo e defesa de rebanhos e exércitos.
Ainda é impossível saber a real origem da raça, pois a região, que antes fazia parte do Império Otomano, se manteve fechada ao resto do mundo por muitas décadas.
Por essa razão, os exemplares do kangal só chegaram ao continente americano e europeu em 1950, se estabelecendo nos Estados Unidos e no Reino Unido, ganhando popularidade de verdade a partir de 1970.
Características físicas do Kangal
Que a verdade seja dita: dificilmente, você encontrará um cão com preparo físico tão apurado quanto o kangal. Ele pode não ser o cão mais pesado, mais veloz, mais alto ou mais agressivo, mas ostenta um título invejável: tem a mordida mais feroz do reino canino.
Isso significa que a pressão exercida pela mordida do kangal é equivalente a 746 PSI (Libra-força por polegada quadrada). Para se ter uma ideia, a força da mandíbula dessa raça supera a do Cane Corso (PSI 700), do Mastim Inglês (PSI 552) e do Rottweiler (328 PSI).
Por essa razão, os exemplares do kangal só chegaram ao continente americano e europeu em 1950, se estabelecendo nos Estados Unidos e no Reino Unido, ganhando popularidade de verdade a partir de 1970.
Além da mordida, sua estrutura física também é intimidadora: a cabeça e a orelha são largas, enquanto a cauda é longa e o focinho é largo e comprido.
Peso e tamanho do Kangal
Peso➡︎ Macho: 55 a 65 kg➡︎ Fêmea: 50 a 55 kgAltura➡︎ Macho: 70 a 80 cm➡︎ Fêmea: 63 a 75 cm
Comportamento do Kangal
Precisamos ser sinceros: um kangal não é para qualquer um, muito menos para tutores de primeira viagem que ainda não conhecem as melhores práticas para cuidar de um cachorro de porte grande.
Ele é um cão grande, muito resistente e com personalidade forte — inspirado nas suas características ancestrais de defesa do grupo e da matilha.
São inteligentes, independentes, protetores e territorialistas, um misto de comportamentos que vão exigir um trabalho de adestramento muito cuidadoso dos seus tutores.
É um cão que leva suas atribuições muito a sério, a ponto de recusar brincadeiras e carinhos enquanto não tiver finalizado o seu trabalho.Quando socializados da maneira correta, eles podem ser verdadeiros companheiros para todos os moradores da casa, sendo carinhosos, “beijoqueiros” e muito obedientes.
Tá gostando do conteúdo?
Leia mais sobre a raça Kangal no Guia de Raças da Tudo de Bicho!