Tudo sobre o Maine Coon

É impossível ignorar a presença de um Maine Coon. Esses charmosos gatinhos são considerados os maiores dentro da classificação dos felinos domésticos!

Infelizmente, não há muitos registros oficiais sobre a história de origem do Maine Coon Há teorias de que eles foram criados na Noruega e levados para a América por vikings. Mas, o que realmente se sabe, é que eles foram citados pela primeira vez na década de 1850, no Maine, estado norte-americano.

História do  Maine Coon

Estudiosos em raças felinas acreditam que eles surgiram naturalmente, não sendo resultado de cruzamentos específicos.

Esses estudos apontam que, devido às condições climáticas do Estado do Maine, esses gatos desenvolveram uma pelagem reforçada e densa, e músculos maiores do que outros gatos domésticos para suportarem frios extremos.

O nome também entrega teorias fantásticas e pouco precisas.  Uma das histórias diz que o Maine Coon é resultado do cruzamento de um gato com um guaxinim (que significa ''racoon'' em inglês). Não precisamos te dizer que isso é biologicamente impossível, certo?  Há também relatos mais antigos que diziam que ''Coon'' era o nome de um navio que teria trazido esse gato ao litoral norte-americano.

Características físicas  do Maine Coon

O Maine Coon pode chegar a 11kg, 41 cm de altura e até 100 cm de comprimento Isso o torna o maior gato doméstico do mundo!  Para dar conta dessa corpulência toda, tem um porte musculoso, estruturado e resistente. A cauda é longa, muito volumosa em termos de pelo e afunilada, proporcional ao tamanho do corpo.

Costumam demorar a amadurecer fisicamente, sustentando o porte de filhote por muito tempo até atingir o tamanho adulto.

Peso, tamanho e comprimento do Maine Coon

Os machos da raça Maine Coon podem ser muito maiores e chegarem a um peso médio de 6 a 11 kg.  Já as fêmeas se mantêm entre 4,5 a 6,8 kg.  A altura e o comprimento são os mesmos na fase adulta, chegando a 41 cm de altura e 100 cm de comprimento.

Pelagem do Maine Coon

O Maine Coon foi desenvolvido naturalmente para suportar frios extremos Por isso, tem pelagem volumosa, constituída por fios longos, macios e de aparência rústica, assumindo diferentes comprimentos e variações estruturais.

As cores possuem diversas variações (são quase 50), sendo as mais conhecidas a pelagem amarela, prateada, preta e brown tabby (as versões ''malhadas'').  Um fato interessante é que a textura do fio pode variar com a temperatura, sendo mais fina durante o verão e mais espessa no inverno.

Comportamento e temperamento do Maine Coon

Aparência de leão e temperamento de gatinho, não é à toa que o Maine Coon tem o apelido de "O Gigante Gentil" Apesar da aparência espalhafatosa e a necessidade de muito espaço para correr e se exercitar livremente, o temperamento deste gatinho é adorável. Ele é normalmente muito meigo, carinhoso e afetuoso com sua família de humanos e bastante carente de atenção.

Aquela máxima de dizer que gatos são independentes e não precisam de companhia constante não cabe muito aqui. O Maine Coon não é uma raça que costuma se dar muito bem com longos períodos de solidão, podendo sofrer até mesmo de ansiedade de separação.

Não são barulhentos e o miado é extremamente suave e baixo. Há quem diga que até se assemelha com o barulho de um grilo. Como você deve ter percebido até aqui, o Maine Coon é um gatinho dócil dentro de um corpo gigante.

Como é a interação do Maine Coon com crianças ou outros animais?

O Maine Coon é um gato de fácil adaptação, que ama crianças e adora receber carinho Pode se tornar um pouco desconfiado com humanos estranhos, mas com o trabalho de socialização e com muito respeito por seu espaço, ele rapidamente se adaptará ao que tiver de novo no ambiente.

A interação com outros animais é amigável e, ao se sentir amedrontado, o máximo que o Maine Coon fará é se recolher e tentar se esconder.  Isso não significa que você deve pular a etapa de socialização do Maine Coon com outros animais.  Este processo pode ser super estressante para este gatinho se não for feito com carinho, paciência e, principalmente, consistência!

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Maine Coon no Guia de Raças da Tudo de Bicho!