Tudo sobre o  Pastor Australiano

Leal, companheiro e muito brincalhão, o pastor australiano é uma das raças mais inteligentes e ativas do reino canino. É um cachorro com características de caça e proteção à família, além de ser um animal muito inteligente e apto ao adestramento.

História do  Pastor Australiano

Ao contrário do que muitos pensam, o pastor australiano tem origem no Oeste dos Estados Unidos, por volta de 1.800, período conhecido como a “Corrida do Ouro”.

Fatos históricos mostram que parte da população do povo basco que habitava a Europa se mudou para a Austrália, levando suas ovelhas e cães pastores.

Logo depois, essa mesma população se mudou para os Estados Unidos, onde a raça acabou sendo desenvolvida, após cruzamentos com algumas outras linhagens. Acredita-se que os pastores australianos tenham na sua descendência cachorros de pastoreio, como o Kelpie e o Boiadeiro Australiano.

Características físicas do  Pastor Australiano

É impossível se deparar com um pastor australiano e não se admirar com tanta beleza! Seus olhos, por exemplo, podem ser de diversas cores e até mesmo apresentar um olho de cada tonalidade na mesma pupila. As cores marrom, âmbar e azul são as mais comuns.

À primeira vista, podem parecer cachorros bem grandes, mas são considerados de porte médio. Na verdade, são mais compridos do que altos, o que não impede de ficarem quase do mesmo tamanho de humanos quando estão em pé.

O focinho vai ficando mais fino gradativamente, enquanto seu crânio é largo e bem longo. Já as orelhas são triangulares, um pouco caídas no alto da cabeça e consideradas do tamanho ideal: nem tão grandes nem tão pequenas.

Pelagem do  Pastor Australiano

Seu pelo é curto, com textura média, liso ou ondulado e geralmente tricolor. A variedade de cores nesse aspecto é gigante, sendo possível encontrar alguns cãezinhos de pelagem preta com variações de merle, castanho e azul, com algumas manchas brancas e marcações castanhas.

Nos filhotes de pelagem preta e azul, por exemplo, a tendência é que o nariz seja preto, enquanto aqueles de focinho cor caramelo têm pelo avermelhado.

É comum encontrar em alguns animais alguns pelos brancos na região do peito que vão até o pescoço, no focinho e também nas patas.

Pelo seu porte e volume de pelagem, pode parecer que soltam muitos pelos no dia a dia, mas isso não acontece, o que pode ser ótimo para cães que vivem dentro de casas ou apartamentos. No entanto, assim como qualquer raça, há um período no ano em que os pelos começam a cair com mais frequência (no caso deles, acontece entre a primavera e o verão).

O peso médio do pastor australiano varia entre 16 e 32 kg. A altura média é de 51,5 cm. Peso e altura da fêmea 22 a 30 kg | 45 a 53 cm Peso e altura do macho 22 a 30 kg | 46 a 58 cm

Peso e tamanho Pastor Australiano

Comportamento do Pastor Australiano

Não pense que só por ser grande, caçador e protetor do bando que eles são agressivos. Na verdade, eles podem até ser, desde que notem que algum membro da sua família corre algum perigo, afinal são muito leais e companheiros!

Eles amam gastar energia correndo, caçando, nadando e “escoltando” alguém da família. Se, por um acaso, você mora em ruas muito movimentadas, prefira cercar o quintal para evitar que ele pule o muro ou escave por baixo, o que pode ser muito perigoso para ele e para o trânsito.

É uma raça que precisa de espaço e muita atividade! O recomendado é que tenham entre 1 e 2 horas no dia para botar as patinhas para trabalhar.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Pastor Australiano no Guia de Raças da Tudo de Bicho!