Tudo sobre o Pequinês

Tamanho não é documento para o pequinês: corajosos, leais e superinteligentes, são brincalhões, apegados e com temperamento tranquilo, mas não fogem da briga e estão sempre dispostos a proteger as pessoas da sua família.

História do  Pequinês

O nome “Pequinês” é uma homenagem à cidade de Pequim, capital da China, país de origem da raça. Por lá, era tratado como uma divindade pelos chineses da época, já que acreditavam que o cão tinha toda uma mística na sua criação.

Acreditava-se que o pequinês, na verdade, era um leão que tinha sido encolhido por Buda e fruto de um amor improvável com um sagui. Sua pequena “juba”, jeito de andar e focinho achatado reforçavam ainda mais esse mito. Ninguém mais podia ter acesso à raça, somente as classes dominantes.

Por essa crença, os pequineses eram cachorros exclusivos do império chinês e uma espécie de “conselheiros intuitivos” do imperador, capazes de proteger os palácios e templos chineses e afastar os espíritos ruins do local.

Esses cãezinhos tinham muito respeito da realeza, sendo mimados o tempo todo pelos nobres e servos do império. Até 1860, eram cães exclusivos da China. Após a invasão inglesa e francesa, acontecida em meio à Guerra do Ópio, foram levados à Europa e depois ao resto do mundo, se popularizando bastante.

Características físicas do  Pequinês

É comum que algumas raças de cachorro se assemelhem bastante a outros animais da natureza. Com o pequinês, isso é bem evidente: parece uma mistura de leão, coala e mico-leão-dourado. 

É considerado um cachorro de porte pequeno e tem expectativa de vida entre 12 e 15 anos.

Sua cabeça é achatada, o focinho é curto, seu corpo é pequeno e balanceado e seus membros são levemente curvados. Apesar de serem pequenininhos, são fortes, resistentes, compactos e muito velozes na corrida!

É curioso ver o jeito de andar dos pequineses, pois eles ondulam de um lado para o outro (seu corpo é mais pesado na parte da frente), hábito bem comum nos leões.

Peso e tamanho do Pequinês

O peso médio do pequinês varia entre 3 e 6 kg. A altura média é de 19 cm. Peso e altura da fêmea e do macho 3,2 a 6,4 kg 20 a 27 cm

Pelagem do  Pequinês

Quer saber outro fato curioso sobre a raça pequinês? Esses doguinhos têm duas camadas de pelos: uma superior, mais rústica e grossa; e uma espécie de “subpelo”, pelagem mais densa e macia que fica na parte de baixo.

No pescoço e nos ombros, a pelagem é mais volumosa, o que lembra bastante uma juba de leão. O focinho, olhos, lábios e nariz são sempre mais escuros.

O cachorro pequinês é uma das poucas raças que pode apresentar pelagem de qualquer cor, embora o fulvo caramelizado e avermelhado, o preto, o castanho e o branco misturado com outra tonalidade sejam os tipos de cores de pequinês mais comuns.

Comportamento do Pequinês

Imagine um cachorro que mistura disposição e preguiça, braveza e tranquilidade e obediência com teimosia. Pois bem, essas são características que definem muito bem o pequinês.

Companheiros e leais aos seus tutores, compram qualquer briga para protegê-los. São calmos e com temperamento ameno, desde que não se sintam ameaçados. Esse apego aos donos é tão grande que podem virar até possessivos e protetores ao excesso, tamanha a lealdade e serviço a quem eles consideram da família.

Outra característica de muita dualidade nessa espécie é a disposição e energia. Ao mesmo tempo que amam aventuras, passeios, corridas e brincadeiras, sabem e valorizam muito bem a importância da preguiça e da sonequinha (quem nunca, não é mesmo?).

São teimosos com pessoas de fora do seu ciclo social, mas muito obedientes aos tutores e pessoas a quem são apegados.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Pequinês no Guia de Raças da Tudo de Bicho!