Tudo sobre  o Ragdoll

O Ragdoll tem um corpo robusto e musculoso, com uma cauda longa e bem felpuda. Sua cabeça é triangular, com orelhas grandes e arredondadas, e olhos de cor azul vibrante e amendoados.

História do  Ragdoll

Tudo começou com uma gatinha branca de pelos longos chamada Josephine, que vivia em uma fazenda na Califórnia, nos Estados Unidos, e teve vários filhotes de diferentes pais.

Um dia, ela sofreu um acidente de carro e foi levada para um hospital veterinário. Depois do ocorrido, Josephine voltou para a fazenda e teve uma nova ninhada de filhotes, o que chamou a atenção de Ann Baker, uma vizinha da fazenda criadora de gatos.

Ela percebeu que aqueles gatinhos eram muito diferentes dos outros, pois tinham uma personalidade dócil, relaxada e muito afetuosa, além de uma pelagem macia, colorida, sedosa, de chamar atenção até mesmo de longe.

Ann ficou fascinada pelos filhotes de Josephine e resolveu adotar dois deles: um macho e uma fêmea. Movida pelo seu amor por gatos, ela começou a cruzar os dois irmãos, e a selecionar os filhotes que tinham as características físicas e sociais que ela desejava. Assim, ela deu origem à raça Ragdoll, com o registro feito em 1965.

Características físicas do  Ragdoll

Os gatos dessa raça são conhecidos por seu corpo robusto, seus olhos azuis e sua cauda felpuda e podem ter quatro padrões diferentes: colorpoint, mitted, bicolor e lynx. Os gatos da raça podem demorar cerca de três anos para atingir o seu tamanho e peso definitivos, podendo viver em média entre 12 e 15 anos.

Pelagem  do Ragdoll

A pelagem do Ragdoll é um dos seus principais atrativos: diferente de qualquer outro gato, ela é longa, macia e sedosa, com pelos finos e esvoaçantes e com diversas cores e padrões.

As cores podem variar entre branco, creme, lilás, chocolate, azul e vermelho. Dentro de cada uma, ainda há variações de tonalidade e intensidade.

Há duas camadas de pelagem no Ragdoll: a de guarda (externa), mais grossa e resistente e protege o gatinho das intempéries e dos parasitas, e o subpelo, parte mais fina e fofinha que ajuda a regular a temperatura corporal do bichinho.

A pelagem do Ragdoll é influenciada por um gene chamado de gene do ponto de cor, que determina a distribuição da melanina (pigmento que dá cor aos pelos), se concentrando nas extremidades do corpo.

Peso e tamanho do Ragdoll

O gato Ragdoll é um animal de porte grande, que pode chegar a pesar entre 4 e 9 kg e medir entre 35 e 60 cm de altura. Em geral, os machos são maiores e mais pesados do que as fêmeas e podem chegar até 9 kg, enquanto as fêmeas raramente ultrapassam os 6 kg.

Comportamento do Ragdoll

O Ragdoll é uma raça de personalidade dócil, relaxada e afetuosa, que se destaca pela sua inteligência e fácil sociabilidade. Esse gato não demora muito para se sentir parte da família e soltar grunhidos, mordidas ou arranhões inesperados.

É um excelente companheiro para quem busca um animal de estimação carinhoso, tranquilo e totalmente adaptável. Essa raça se dá muito bem com pessoas de todas as idades, inclusive crianças, e com outros animais.

Essa é uma raça gato que adora receber atenção e carinho e que não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Ele é muito apegado ao seu dono e costuma segui-lo pela casa, como se fosse um cachorrinho.

Mesmo muito brincalhão, não é muito ativo ou agitado a todo momento, preferindo as brincadeiras inteligentes, que envolvam objetos interativos, como pegar brinquedos no ar, caçar penas e ratinhos ou até mesmo brincar com outros felinos.

São gatos ideais para quem procura um amigo fiel e amoroso. Além disso, ele também consegue aprender truques simples, como sentar, dar a pata e buscar bolinha, se for recompensado com petiscos ou elogios.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Ragdoll no Guia de Raças da Tudo de Bicho!