Tudo sobre o Schnauzer

Está procurando um companheiro leal e fiel por toda a vida? Escolha o Schnauzer!

Os Schnauzers foram criados para serem cães de trabalho e companhia em fazendas germânicas e ganharam o mundo em 3 versões, hoje chamadas de: miniatura, standard e gigante.  A que ganhou popularidade, inclusive no Brasil, foi a versão mini.

História do Schnauzer

A história desta raça começa com a versão standard do Schnauzer, antecessor direto da versão mini e gigante na Alemanha.  Conhecido hoje como Mittelschnauzer, registros do Schnauzer médio datam da Idade Média.  No entanto, só foram reconhecidos como uma raça de verdade em 1800, quando ainda eram chamados de ''Pinscher de Pelo Duro''.

A criação desta raça aconteceu  em terras agrícolas da Alemanha, entre terriers da Grã-Bretanha e cães alemães, como o Pinscher. Foram usados como caçadores, pastores e guardiões de fazendas.

O Schnauzer só ganhou este nome ao ser exibido em um show de exibição na Europa na década de 70 Criadores americanos se apaixonaram por este cachorrinho, que se popularizou na América a partir de 1900. 

Características físicas do Schnauzer

O Schnauzer é um cãozinho que pode ser encontrado em três portes: pequeno, médio e grande, acompanhando as definições oficialmente reconhecidas da raça.  Em todas elas, ele possui um bigode charmoso, com pelos rígidos e sobrancelhas volumosas e ásperas.

A pelagem é mais curta no comprimento do corpo, formada de pelos firmes.  As cores passam por apenas três variações oficiais: preto e prata, totalmente preto ou branco, branco e preto. O corpinho do Schnauzer é robusto e musculoso, com uma cabeça retangular e um porte elegante. 

 O focinho é preto e proeminente, e as orelhas são triangulares, caidinhas para frente do rosto. Os olhos são escuros e ovalados.

Comportamento e temperamento do Schnauzer

O Schnauzer é um cachorrinho muito amável e que adora estar cercado da família humana.  É muito brincalhão, além de ser obediente e ter um espírito voltado para o cumprimento de tarefas.  Os momentos de adestramento e treinamento podem ser considerados lazer para ele.

As 3 versões são corajosas e até mesmo o Schnauzer Miniatura não tem medo de enfrentar cachorros maiores ou desbravar ambientes se julgar que é necessário para deixar a família em segurança.  Esse comportamento deve ser controlado por meio de socialização e adestramento, para que não se torne desconfiado ao menor sinal de novidade.

São curiosos, adoram brincar e curtem a vida outdoor, ainda que não sejam cachorros muito esportistas.

Por mais adaptável que seja, criá-lo em um apartamento pode não ser uma boa ideia se você resolver ter um Schnauzer Standard ou Gigante.

Neste caso, prefira o Mini, que terá mais autonomia para brincar sozinho no ambiente.

Como é a interação do Schnauzer com crianças ou outros animais?

O Schnauzer ama brincadeiras e adora interagir com os pequenos humanos da família. É uma raça muito afetuosa e cuidadosa com crianças.  Para garantir que essa interação aconteça com tranquilidade, basta supervisionar e definir limites para ambos desde cedo. A relação com estranhos e outros pets é cercada de desconfiança.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Schnauzer no Guia de Raças da Tudo de Bicho!