Tudo sobre o Shar-Pei

O Shar-pei é um desses cachorrinhos impossíveis de confundir: já entrou até mesmo para o Guinness Book como a raça mais rara do mundo. Seja pelas dobrinhas ou pela língua azulada, este cãozinho tem um charme único.

História do  Shar-Pei

Assim como outras raças chinesas, como o Chow Chow e o Pug, o Shar-pei sofreu pouca interferência de cruzamentos externos no país. Essa singularidade é percebida não só no comportamento, mas também na história da raça.

A origem dele data de mais de 2.000 anos atrás, durante a Dinastia Han. É nativo das províncias do sul da China, quando eram usados em diferentes funções: já foram pastores, caçadores e até cães de guarda de campo.

Quando a República Popular da China foi estabelecida, em 1949, o regime comunista se posicionava contra a posse de cães chineses, sacrificando boa parte dos cachorrinhos desta época.

Por conta disso, o Shar-pei quase foi extinto. A raça só sobreviveu porque alguns exemplares foram enviados a Taiwan e Hong Kong.

O interesse ocidental sobre a raça começou apenas na década de 70, quando um criador de Hong Kong chamado Matgo Law fez uma apelação aos criadores e canis dos Estados Unidos para salvar este cachorrinho da extinção. A raça foi reconhecida em 1.992 pelo American Kennel Club, quando passou a se popularizar no continente americano.

Características físicas do  Shar-Pei

São as características físicas que tornam o Shar-pei um cachorrinho tão único: com dorso forte e peso bem distribuído. Possui focinho largo, olhos profundos e pequenos, que dão uma feição de plenitude ao animal, além da famosa língua preto-azulada. As orelhinhas são triangulares e pequenas.

A pele é também um dos aspectos mais marcantes: áspera e solta sobre a cabeça, pescoço e ombros, garantindo as famosas dobrinhas. O nome, inclusive, está relacionado a essa característica de textura de lixa da pele, já que Shar-pei significa ''pele de areia''.

A pelagem do Shar-pei é curta e tem menos de 1 cm de comprimento. As cores mais comuns são o fulvo, preto, castanho, dourado e bege, mas é uma raça aceita em quase todas as cores sólidas, exceto branco.

Peso e tamanho do Shar-Pei

O peso do Shar-pei varia entre 18 a 24 Kg e a altura média é de 46 a 51 cm. Não há uma grande variação entre machos e fêmeas.

Comportamento  do Shar-Pei

O Shar-pei é um cachorro de inteligência intermediária e ótimo temperamento. É calmo, independente e muito amoroso com os tutores, além de ser um cãozinho dedicado e voltado ao trabalho. Incluir trocas, como brincadeiras que simulem desempenho de funções, pode ser uma ótima pedida para manter a saúde emocional.

Cães com essas características podem ser um pouco teimosos também. É importante estabelecer limites e educá-lo desde filhotinho.

Tá gostando do conteúdo?

Leia mais sobre a raça Shar-Pei no Guia de Raças da Tudo de Bicho!