É diversão que você quer? Então o Yorkshire é perfeito para você. O pequeno porte, a pelagem lisa e longa e o temperamento divertido e cheio de energia tornam essa uma raça fácil de ser reconhecida. Adoram brincadeiras e exigem atenção e muita disposição dos seus tutores.
A história do Yorkshire Terrier está diretamente relacionada com fatos históricos da Grã-Bretanha. No século XI, os servos da região tinham a permissão de terem cães, desde que o tamanho deles não ultrapassasse a medida de um aro metálico de sete polegadas, isso porque, desta forma, eles não seriam aptos à caça - prática proibida aos servos.
Pela necessidade do tamanho, é possível que vários cruzamentos tenham sido realizados para dar origem às raças terriers. Foi no século XVIII que alguns desses cães, levados ao condado de Yorkshire, mantiveram o cruzamento entre pequenas raças. Naquela época, os Yorkshires eram usados para caçar ratos que se instalavam em áreas pequenas por baixo das casas e o tamanho deles facilitava - e muito!
Além do seu porte, as orelhas pequeninas trazem uma das características mais marcantes dos Yorkshires: elas são baixas quando filhotes e pontiagudas e altivas quando adultos, trazendo um ar serelepe e curioso ao cãozinho - o que de fato corresponde ao seu comportamento.
Os olhos são sempre pretos ou castanhos e amendoados, o rabo não passa do tamanho médio quando adulto e a pelagem tem uma variação de combinações entre tons de cinza-azulado, preto, bege, areia e castanho.
Considerado um cão de pequeno porte, o peso médio do Yorkshire (fêmea e macho) varia entre 2,5 a 3,5 Kg e a altura média é de 23 a 24 cm.
É possível encontrar algumas versões mini/micro que são, obviamente, menores do que essa média (e mais caras). No entanto, essas não são indicadas por especialistas e médicos veterinários, já que são resultado de novos cruzamentos. O porte ainda menor reduz a expectativa de vida do cãozinho, além de trazer problemas sérios para a saúde dele.
É fácil comparar a pelagem do Yorkshire ao cabelo humano, pois possuem fios sedosos, finos e macios, sem a presença de sub-pelo, o que garante um caimento leve. É comum que a cor da pelagem clareie e ganhe novos tons de areia e bege sobre o castanho acinzentado da raça ao longo da vida do animal.
Eles são descendentes diretos de cães caçadores, adaptando a prática ao seu tamanho. Por isso, é comum que o Yorkshire explore espaços menores e se encaixe em lugares inesperados do seu lar. Fique de olhos e ouvidos bem abertos: ele adora aprontar e é muito bagunceiro.
Os cães da raça Yorkshire fazem parte do Grupo "Toy", que são cães de porte pequeno que adoram brincar. Os Yorkies adoram correr e não são os maiores fãs de colo por muito tempo, demonstrando o seu apego pela família seguindo seus tutores pela casa e propondo brincadeiras em momentos indevidos.
Eles são ótimos com crianças pois, juntos, gastam energia com brincadeiras e muita diversão. No entanto, não são super amigáveis com novos animais no ambiente, lidando melhor com pessoas do que com outros pets.
Leia mais sobre a raça Yorkshire Terrier no Guia de Raças da Tudo de Bicho!