Destaques
6 min
Quando os cachorros estão no “coça-coça” ou apresentam ferimentos, machucados ou vermelhidão é sinal de alguma alergia! Caso o aumigão esteja em um quadro parecido é preciso ter muita atenção. Afinal, ele pode estar sofrendo com a Dermatite Atópica.
A doença irrita e maltrata os bichinhos. A dermatite vai além de uma infecção na pele, ela provoca dores, irritações e prejudica o sistema nervoso do animal. Existem diversos tipos de dermatite, as mais conhecidas são: sarna, a micose, a escabiose, entre outras.
A dermatite canina pode ser uma doença temporária ou crônica. A condição não tem cura e requer controle para não abalar a pele e a qualidade de vida do bichinho. No mercado, é possível conferir diversas maneiras de prevenção e cuidados com a doença! Confira as dicas e entenda mais sobre a Dermatite Canina.
A dermatite canina nada mais é do que uma inflamação na pele. Nos cães, ela é muito comum em animais de pelagem longa e expressa ou com muitas dobrinhas, como o Golden Retriever e o Shar-pei. Afinal, essas características costumam contribuir para proliferação de bactérias e fungos.
Assim como no ser humano, a pele é o maior órgão dos cães, ela é responsável pela proteção do organismo. Em casos de dermatite, é possível verificar a proliferação de diversas bactérias, que afetam a saúde dos cães e podem culminar no avanço de muitas outras doenças.
A doença não se desenvolve apenas pela presença de bactérias e fungos; ela pode ter diversas causas, como: parasitas, micro-organismos, alergias, questões hormonais, lesões na pele, lesões por produtos químicos ou autoimunes.
É preciso levar em consideração que os animais que sofrem de estresse tendem a se morder ou lamber em excesso. E, o ambiente úmido torna-se perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias.
Existem, ainda, animais com mais chances de apresentar a doença por razões genéticas. Em geral, cães de raça são mais propensos a desenvolver dermatite canina do que os SRD (Sem Raça Definida), conhecidos como vira-latas.
Cada animal possui a sua personalidade. Por isso, os tutores precisam ficar de olho no bichinho. A alergia em cães sempre apresenta sintomas, como:
No mercado, existem diversas pomadas e sprays que tratam a alergia. É possível encontrar, também, medicamentos em comprimidos que atuam diretamente no organismo e ajudam no controle da imunidade do animal.
Um dos medicamentos mais conhecidos é o Apoquel, que contém o princípio ativo oclacitinib. Ele foi aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em 2016. É o primeiro remédio imunobiológico contra a doença, ele bloqueia especificamente a substância que desata a coceira e as manifestações na pele.
No geral, o tratamento da dermatite canina varia de acordo com a sua causa. Ele deve ser realizado a partir da recomendação do médico veterinário. Somente o profissional conseguirá realizar a avaliação e recomendar medicamentos para combater bactérias e fungos, inflamações e o causador da doença.
Como a origem dermatite pode ser genética, a doença pode ser ocasionada por diversos fatores. Existem algumas ações que podem desencadear a doença, como: estresse, depressão, má alimentação e sistema imunológico vulnerável. Segundo estudos, a dermatite em cachorro pode ser notada a partir de seis meses de vida do animal.
Infelizmente, alguns peludinhos podem sofrer mais com a dermatite. Cães com dobrinhas e muitos pelos são os principais alvos. Shar-pei, Lhasa-apso e Buldogues são as raças com mais probabilidade de serem infectadas pela doença. Além disso, existem outras raças predispostas à doença. Confira:
Ficou mais claro o que é a Dermatite Canina? Tenha calma que com a ajuda do médico veterinário o seu cãozinho ficará seguro. Na Tudo de Bicho é possível encontrar diversos produtos para o tratamento do bichinhos! Se interessou? Clique no banner e conheça!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Destaques
6 min
Destaques
2 min
Gostei das dicas. Mas gostaria de saber como cuidar de várias verrugas grandes que coçam e não sei como tratar. O Simparic resolveu o problema com as pulgas e o Pelo voltou a crescer. Agora tem esse outro problema. Podem me ajudar? Ela tem 15 anos. Mistura de poodle com linguiça. Estou aguardando sua resposta.
Rosane, alguns cães podem desenvolver verrugas com o passar da idade e o único tratamento é a retirada cirúrgica. Se sua pet não se incomoda com elas, na maioria das vezes não há necessidade de removê-las, pois acabam sendo somente uma questão estética. Porém se ela costuma coçar a região intensamente ou se as verrugas sangram, procure um veterinário para orientá-la sobre a possibilidade de retirada.
Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.