Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cuidados com cachorro no inverno: o que fazer e o que evitar

Assim como os humanos podem adoecer no inverno, os pets também sofrem com doenças típicas da estação. É só as temperaturas baixarem para aumentar o número de resfriados, gripes e tosses. Tutores de pet devem tomar alguns cuidados com cachorro no inverno, para evitar que ele adoeça. Com cães idosos o cuidado deve ser redobrado, visto que algumas raças podem sofrer de artrose — no frio, as dores tendem aumentar!

Confira alguns cuidados com cachorro no inverno

Invista em roupinhas de qualidade

As peças de tecidos mais grossos, como lã, moletom e flanela ajudam aquecê-lo, principalmente as raças de pêlo curto. Se o seu amiguinho for peludo, considere agasalha-lo com uma roupinha mais fina, pois dependendo da temperatura, os pêlos podem não ser suficientes para protegê-lo. 

Alguns tecidos sintéticos podem causar coceiras, portanto, fique de olho na qualidade da vestimenta! Observe também a temperatura das patinhas: muitos cães podem sentir frio nas extremidades do corpo, por isso, se não incomodá-lo, considere investir em sapatinhos para pets. 

Cuide da casinha do cachorro

Nos dias de frio rigoroso, não deixe seu pet exposto às adversidades climáticas. Reserve um espaço dentro de casa para ele, seja no quarto ou lavanderia, o importante é mantê-lo abrigado e quentinho. 

Transporte a casinha, paninhos, potes de comida, brinquedos, entre outros itens do pet para o ambiente interno. Se achar necessário, forre a cama com mais panos e cobertores. 

Assim como nós adoramos ficar em casa em dias chuvosos, deitado debaixo das cobertas, os pets também ficam preguiçosos e sonolentos na estação. Portanto, deixe a casinha bem confortável, seu pet merece! 

Passeie com o cão em dias ensolarados 

No inverno, é comum que a massa de ar seja mais seca, portanto, evite passeios nos dias chuvosos para evitar que ele se molhe. Caso precise levar o cão para fazer suas necessidades fisiológicas, certifique-se que ele não se molhou, caso contrário, seque-o imediatamente para evitar que adoeça. Em dias ensolarados, a regra continua a mesma do verão: prefira sair antes das 10 ou após as 16 horas. 

cachorro preto e branco feliz
Cachorros devem se exercitar também no inverno.

Reduza o banho e a tosa

Os banhos semanais podem passar a ser quinzenais no inverno e, de preferência, deve ser feito no período mais quente do dia, das 11 às 15 horas. Cuidado com o choque térmico, evitando que o cão saia do banho quente e entre em contato com o ar gelado.
Depois de limpo e seco, espere alguns minutos para sair com ele. Outra dica importante é evitar tosas muito baixas nesse período do ano. 

Fique de olho na alimentação 

No inverno, o gasto energético do cão é maior. Em contrapartida, pode acontecer do bichano sentir menos fome e diminuir as quantidades ingeridas na alimentação, por isso, monitore o consumo de água e comida, mantendo seu amiguinho hidratado e saudável. 

Mantenha a vacinação em dia 

Os animais que estão com a carteirinha de vacinação em dia são menos propensos a ficarem doentes. A dica é vaciná-los e evitar aglomerações, pois as doenças típicas de inverno, como pneumonia e tosse canina, são contagiosas.  

Tomando os devidos cuidados com cachorro no inverno podemos evitar que ele contraia doenças respiratórias e bacterianas, se mantendo protegido e feliz! Redobre a atenção se tiver o seu pet for idoso e fique de olho na alimentação, para que ele permaneça saudável e satisfeito.

Não se esqueça também da proteção contra carrapatos. Clique no banner abaixo para conferir opções de medicamentos para o seu amigão. Confira!

banner cuidados com cachorro no inverno
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo