Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Quais as melhores frutas e legumes para cachorros? Confira!

Atualmente muitos tutores de cães têm inserido alimentos naturais, como frutas e legumes na dieta dos pets, diminuindo ou abolindo de vez o uso de rações industrializadas.

Longe de conservantes, as frutas e legumes são extremamente benéficas e essenciais à nutrição alimentar dos seres humanos, mas será que esses alimentos podem ser oferecidos aos animais? Essa é uma das questões que cercam os tutores de cães.

A fim de sanar dúvidas e esclarecer sobre a inclusão de frutas e legumes para cachorro, selecionamos alguns alimentos que podem ser oferecidos aos cães. Confira! 

Frutas e legumes para cachorro: benefícios e cuidados 

Uma alimentação adequada reduz o risco de desenvolvimento de doenças, bem como assegura que o organismo funcione bem. Para a saúde dos cães, os alimentos naturais são muito bons e evitam o surgimento de  problemas nas articulações e de circulação.

A médica veterinária Ursula Raquel da Silva, professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, conta que atualmente a procura pela inclusão de alimentos naturais na dieta canina tem aumentado. “Esse apelo tem crescido diante da preocupação com alimentos de qualidade que atendam as necessidades nutricionais dos animais”, afirma.

O gosto alimentar dos cães é bem diferente do nosso, por isso, é possível que eles não gostem de alguns alimentos, seja pelo cheiro ou sabor. No entanto, aconselhamos que faça o experimento e descubra o paladar do seu pet. 

Antes de oferecer comida natural ao animal é importante tomar alguns cuidados. Por exemplo, os alimentos devem ser cozidos e triturados antes de serem fornecidos, ajudando na digestão do bichano. 

Ainda assim, é importante consultar um médico veterinário antes de tomar qualquer decisão que altere a rotina do cão. Peça para que o profissional, com auxílio de exames, elabore a melhor dieta para o seu pet!

  • Leia também: 15 plantas tóxicas para pets que você não deve ter em casa 

Com ajuda da médica veterinária Ursula Raquel da Silva, preparamos uma lista de alimentos que podem – ou não – ser incluídos na dieta canina. Veja quais são eles:

Alimentos que podem entrar na dieta canina

Legumes para Cachorro: confira as indicações

Abóbora

Essa hortaliça é um alimento muito rico em nutrientes e de baixo valor calórico, devido ao pequeno índice de gordura. “A abóbora é amplamente utilizada na culinária. Ela é rica em cálcio, fósforo, potássio, ferro e manganês”, conta Ursula.

Alface

Segundo a médica veterinária, esse alimento pode ser ingerido pelo animal, desde que em pequenas quantidades. 

Batata

Possui uma toxina chamada solanina e se ingerida crua, pode causar vômito e diarréia nos cães. O cozimento é obrigatório, pois é a única maneira de eliminá-las totalmente. 

Batata doce

Pode ser inserida na dieta dos cães, o alimento é rico em betacaroteno, vitamina B6, vitamina C e minerais. “O betacaroteno reduz o risco de doenças como o câncer, ajuda a neutralizar os radicais livres e as fibras contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo”.

Berinjela

É um fruto rico em vitaminas e minerais. Por conter substâncias antioxidantes, controla o colesterol e os radicais livres.

Brócolis

Conhecido por combater células cancerígenas, o alimento é rico em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Para a médica veterinária, ele pode ser inserido na dieta canina, mas com moderação. “Brócolis contém isotiocianato, uma substância que pode causar irritação gástrica e, em excesso, causa intoxicação em cães.” 

Cenoura

Alimento pouco calórico que pode ser inserido na dieta canina. É rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, além de conter carotenoides, que ajudam a proteger as células do organismo.

Inhame

O alimento é uma ótima fonte de carboidrato, apresentando uma raiz rica em energia, fibras e vitaminas. “Lembre-se sempre de cozinhar bem o inhame e amassá-lo antes de oferecer para o bichinho”, enfatiza a veterinária. 

Vagem

Rica em vitamina C, é indicada para diminuir o colesterol e, em alguns casos, pode ser utilizada na alimentação de cães diabéticos.

Frutas para Cachorro: confira as melhores

Banana

Rica em potássio e vitamina B6, é uma excelente fonte de energia para cachorros, auxiliando também no funcionamento intestinal. 

Maçã

A fruta é rica em probióticos e, assim como faz bem para os humanos, também facilita no funcionamento intestinal dos cães.

Pêra

Contribui no sistema imunológico e ajuda proteger os tecidos conjuntivos dos cachorros.

Alimentos que devem ser evitados na dieta canina

Couve-flor

vegetal possui substâncias que, ingeridas em grandes quantidades, podem causar intoxicação ao cão. Por isso, deve ser evitado.

Espinafre

Para a veterinária, esse alimento merece atenção especial, devido as suas folhas que contêm uma substância chamada ácido oxálico -que, quando consumido em grandes quantidades, pode ser tóxico para os cães.

Cebola e alho

Possuem dissulfeto de n-propil, capaz de causar anemia nos pets. Também podem provocar letargia, taquicardia, hiperventilação, gengivas pálidas e, em casos graves, colapso respiratório.

Milho

A espiga de milho é um alimento que não pode ser digerido pelos cães. Caso o pet engula um pedaço, pode ter obstrução intestinal, causando vômito, perda de apetite, incontinência intestinal ou mesmo diarreia.

Batata verde

Batatas que ainda não amadureceram contêm solanina, substância que pode causar náuseas, vômitos, convulsões e, posteriormente, problemas de coração ao bichano.

Abacate

Essa fruta é altamente tóxica e proibida para cães. Em sua composição, possui persina, uma substância fungicida, além de um alto teor de gordura vegetal.

Uva

É uma fruta que contém substâncias tóxicas para cães. Pode causar danos ao fígado e rins e, se ingerir grandes quantidades, o pet pode sofrer de insuficiência renal.

As frutas e legumes para cachorro são opções baratas e saudáveis, podendo ser uma alternativa para incluir mais nutrientes na alimentação dos pets.

Porém, é importante consultar um médico veterinário antes de modificar a dieta nutricional do cão. Só assim será possível assegurar uma alimentação completa e saudável para seu melhor amigo! 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

    1. Vera Lúcia M.Lopes disse:

      Boa tarde, a todos

      Recebo todos os dias email de vcs. eu ADORO todas as dicas que mandam..
      acho elas correta, perfeitas, e fico muito feliz pq. eu as aplico junto com o meu pet
      que só tem 6 meses.
      obrigada
      abçs a todos.
      Vera

      1. Tudo de Bicho disse:

        Muito obrigado pelo carinho, Vera Lúcia! Ficamos muito felizes que esteja aplicado nossas dicas na sua pequena dog. Continue nos mandando notícias hein! 😀

    2. Neide disse:

      Achei muito importante esse artigo sobre alimentação do pet.Parabens pelas dicas.

      1. Tudo de Bicho disse:

        Obrigado pelo carinho Neide. Continue acompanhando nosso Blog, estamos sempre postando novas dicas!

    3. Mirtes disse:

      Gostei, tem veterinários mercenários, que qualquer pergunta que vc faça pra tirar dúvidas, ele sempre responde que tem que exames de sangue, para ver o estado do animal e tudo mais, ou seja vc tem que ir até ele fazer os exames sem necessidade,pagar consulta, pois o animal está em perfeita saúde, é um filhote com 5 meses dd Amistaff, que inclusive ele acompanha desde o nascimento. obtigada pela informação.

    4. Regina silva disse:

      Rio ,07/0 2/2020
      Gostei muito da reportagem tenho meu filho é muito alérgico, já fiz de tudo com alergias dele .Ele come comida gostaria de saber qual legumes que ajuda ter mais
      imunidade.Obrigada

    5. Dra. Verônica Delpino disse:

      Como seu cãozinho é bastante alérgico, é preciso ter um pouco mais de precaução na hora de oferecer frutas e legumes fora da dieta. Aumentar a imunidade do cão não teria uma relação direta com a melhora da alergia. No geral a imunidade é composta por nutrientes provenientes de uma dieta balanceada, então não existe nenhuma fruta que sozinha tenha o poder de aumentar imunidade mas Banana, Pera e Laranja podem ser aliadas. Só tome cuidado com a quantidade de laranja oferecida ao cão, pois em excesso pode ser prejudicial.

      Att,

      Verônica Delpino
      Médica Veterinária
      CRMV-SP 33925

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo