Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Dicas para tratar mau hálito de cães

Muitos tutores de cães acreditam que o mau hálito do pet pode ser característica do animal, não levando o problema tão a sério. É comum os bichanos terem um “bafinho” desagradável, mas isso pode significar que estejam com alguma complicação bucal.

Segundo a veterinária e diretora do grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, cães não são tão suscetíveis a cáries, porém eles podem contrair inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de tártaro, ocasionando mau hálito de cachorro. Além disso, outras doenças podem se relacionar com o problema como “sangramentos, infecções, doenças gastrointestinais, renais e também a halitose como um dos seus sintomas.” afirma a médica.

Para manter a saúde bucal do seu amiguinho em dia, confira dicas práticas para tratar mau hálito de cães!

Foto de cachorro com brinquedo contra mau hálito
Existem brinquedinhos que podem tirar o mau hálito de cães.

Escove os dentes do cão

Cachorro com mau hálito pode ser sinal da falta de escovação, por isso, para que não acumule resíduos e tártaro nos dentes, escove os dentes diariamente para ter um pet com boca saudável. 

Como fazer a escovação?

A veterinária Caroline Mouco Moretti ensina como escovar dente de cachorro. Para ela, o hábito deve começar o quanto antes, dê preferência filhote, para que o animal tenha mais chances de se acostumar com a rotina. 

A escovação deve ser feita com produtos próprios para pet: “Comece com a escolha da pasta de dente, com um sabor que agrade. Não é necessário colocar muito produto, com auxílio de uma gaze dedal ou escova própria, escove após as refeições e ao anoitecer, semelhante aos humanos”, aconselha a veterinária. 

Dê petiscos que auxiliam na limpeza

Hoje em dia, é possível encontrar diversos produtos que auxiliam na higiene bucal do pet. A Dr. Carolina explica que os petiscos desenvolvidos com essa finalidade ajudam combater o acúmulo de placa bacteriana, mas ela reforça: “Nada substitui a escovação diária”.

Foto de cachorro escovando dentes
A importância da escovação dental é fundamental para evitar o mau hálito.

Se atente à alimentação

A ração seca favorece a diminuição do mau hálito. Além disso, ainda existem alimentos balanceados e desenvolvidos com a finalidade de diminuir o acúmulo da placa bacteriana. A veterinária chama atenção para outro fato importante, o tamanho do grão da ração. ”Deve ser compatível com o tamanho do pet. Assim, aumenta-se o atrito ao quebrar o alimento, restando menos resíduos nos dentes”, afirma Caroline. 

Alimentação natural, assim como a úmida, também exige um maior cuidado quanto à halitose, mas, em qualquer um dos casos, a escovação para a prevenção do acúmulo de placa, além das visitas periódicas ao médico veterinário.

Algumas frutas e legumes podem auxiliar na limpeza dos dentes, como cenoura, pêra, maçã e a beterraba. 

Ofereça brinquedos 

Existem brinquedos mordedores feitos exatamente para promover a limpeza dos dentes. Oferecê-los para os cães, além de ser uma grande diversão para eles, pode garantir que vão ficar horas interagindo e inconscientemente limpando. 

A halitose em animais pode ser desagradável para o tutor e ainda sinalizar algum problema na saúde bucal do pet, por isso é necessário seguir dicas de higiene e alimentação para tratar o mau hálito em cães.

Clique no banner abaixo para conferir produtos de higiene para cães. O pet shop da Tudo de Bicho oferece várias opções. Confira!

banner produtos para cachorros
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

      1. Redação TDB disse:

        Ah, que bom que você gostou! Fique de olho no nosso conteúdo! Obrigada! <3

    1. Magda Aparecida Borges disse:

      O meu cachorro tem 6 meses, porte médio para grande,ele só come ração e não consegui ainda,fazer a escovação nos dentes dele,ele infelizmente está comum mau hálito, que está difícil.
      Ultimamente tenho, encontrado ele comendo torrão de terra,pedra e pau arrancando galhos de melissa para comer.
      Até prego já encontrei na boca dele, ele tem os brinquedos, mas não gosta muito e eu percebi que de uma semana pra cá ele emagreceu muito.
      O que devo fazer?
      Desde de já obrigada!

    2. Tudo de Bicho disse:

      Magda, esse comportamento do seu cãozinho, “de comer tudo o que vê pela frente”, até o que não é comida é bastante preocupante, apesar de ser muito comum em filhotes.
      Todos esses objetos quando engolidos podem ficar parados no estômago ou intestino, causando o que chamamos de “Ingestão de corpo estranho”. E quando um destes objetos fica parado, pode causar problemas sérios, como gastrite ou perfuração dos órgãos.
      Como você relatou que ele perdeu peso, a recomendação é levá-lo imediatamente no veterinário para investigar o porque. E se houver algum corpo estranho ingerido, o veterinário irá te orientar no melhor procedimento para retirá-lo.

      Sobre o hálito, é normal que os cães tenham o hálito desagradável porque eles não conseguem escovar os dentinhos após cada refeição, como nós, humanos. Então as bactérias que vivem na boca deles fazem a festa e se alimentam dos restos de comida.
      Você pode tentar a escovação diária uma vez ao dia para diminuir o mau hálito, ou fazer uma avaliação no veterinário para fazer uma limpeza dos dentes e retirada de tártaro.

      Att, Dra. Verônica Delpino (CRMV SP 33.925), veterinária parceira da Tudo de Bicho.

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo