Peixe
4 min
Cada vez mais o aquário, com vários peixinhos, está presente na casa das pessoas. E, não é para menos! Os peixes são animais lindos e inteligentes! Apesar de quietos, eles necessitam de diversos cuidados, que engloba um aquário espaçoso e limpo, uma água higienizada e uma alimentação de qualidade! A ração para peixe será responsável por deixar o bichinho saudável e muito mais feliz!
No momento de organizar a alimentação do seu peixinho é importante avaliar diversas escolhas, principalmente, a espécie presente no criadouro. Cada espécie possui um comportamento e necessidades especiais.
Antes de escolher a ração, pesquise o comportamento alimentar do animal, suas necessidades nutricionais, a temperatura e qualidade da água, além da distribuição do alimento.
Em aquários com mais de um peixe é muito comum que um animal consuma mais alimentos do que os outros, é importante que todos se alimentem da mesma maneira.
Além disso, é preciso se atentar ao hábitos alimentares de cada peixinho! Existem peixes carnívoros, herbívoros e omnívoros. Peixes herbívoros se alimentam de algas e outros vegetais. Já os peixes carnívoros se alimentam de outros animais, como moluscos, crustáceos e outras espécies de peixes. Em sequência, os peixes onívoros comem vegetais e animais de modo equilibrado.
No mercado existem dois tipos de ração para peixes, conhecidas como: ração em flocos ou em grãos.
A ração em flocos possui uma quantidade nutricional mais baixa e pode ser ingerida com facilidade, é uma opção para peixes de diversos tamanhos. A ração amolece facilmente em contato com água, assim, os flocos se partem em pedaço menores. Além disso, os alimentos em flocos sujam menos à água!
A ração granulada não se degrada na água com facilidade e possui alta quantidade nutricional. Ao optar pela ração granulada, combine o tamanho do grão com o tamanho do animal, assim ele conseguirá se alimentar com facilidade. As rações de grãos densos são recomendadas para peixes de fundo, que não irão na superfície buscar o alimento.
Alguns peixinhos gostam de alimentos diferenciados, como o peixe Beta, eles possuem uma ração desenvolvida especialmente para eles. Eles fazem parte de espécies de que possuem um comportamento muito particular!
A alimentação é muito importante para o peixinho, ela afeta diretamente a sua saúde! Uma alimentação em excesso ou com baixo teor nutricional pode levar o animal ao óbito. Por isso, além de escolher o modelo se atente ao horário e modo de servir o alimento.
Não existe uma regra específica! Tudo varia de acordo com a espécie do animal e com o modelo da ração! Em geral, é recomendado o oferecimento entre duas ou três vezes por dia.
A quantidade deve ser o suficiente para um ou mais peixes. É importante que todos os peixes se alimente corretamente e que o alimento fique no máximo três minutos na água.
É recomendado que exista um padrão de quantidade diária, que não deixe sobras para não contaminar o aquário e não contaminar o alimento.
Além disso, é muito importante que exista horário específico para alimentar o peixinho! O horário é ótimo quando há várias espécies num mesmo aquário, assim cria-se um padrão de hábitos alimentares para todos os peixinhos!
Os erros mais comuns são não se atentar à quantidade de alimento recomendada para cada animal. Além de não optar por alimentos com alto teor nutricional para cada espécie de peixinho! A alimentação é muito importante para a saúde do peixe, cuide com muito cuidado e amor!
Depois de aprender sobre alimentação dos peixes é possível conferir diversos itens para o seu aquário! Clique no banner e confira os melhores produtos pets disponíveis na loja virtual da Tudo de Bicho, pet shop online referência em qualidade e atendimento!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀
Peixe
4 min
Destaques
2 min