Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

A cadela está prenha? Confira tudo sobre a gravidez canina!

Ninguém resiste a um filhote de cachorro, não é mesmo? No entanto, para que os “catioros” fofinhos venham ao mundo com muita beleza e saúde é preciso que a cachorra passe pela a gravidez canina! A cadela prenha (grávida) passa por um período gestacional como qualquer outro animal. E, para identificá-lo é preciso que os tutores tenham muita atenção com a sua cachorrinha!

Em muitos casos, a gravidez é uma surpresa, já que muitos animais não possuem contato com outros bichinhos! No caso dos cachorros, uma “escapadinha” ocasiona na gestação de vários filhotinhos.

Para os tutores, a maior dificuldade é saber se cadela está prenha ou não. Mas, assim como a gravidez dos humanos, a gravidez canina é extremamente visível! 

Basta avaliar os sinais e levar a cachorra ao médico veterinário para confirmar os sintomas gestacionais. Somente o médico veterinário realizará um diagnóstico correto e avaliará a saúde da mamãe e de seus filhotinhos! Mas, no dia a dia a cadela dará diversos sinais físicos e comportamentais. É só ficar atento!

Gestação de cachorro: tudo que você precisa saber sobre a cadela prenha

O período de gestação de uma cadela varia entre 58 a 68 dias. Cada gestação oferece diversos filhotes. Geralmente, são mais de quatro filhotinhos em uma única gestação!

Apesar dos diversos sinais, é importantíssimo levar a cadela para o acompanhamento médico. Assim, será muito mais fácil estabelecer uma rotina saudável para a mamãe, que vai desde a alimentação até a proteção contra pulgas e carrapatos. 

Muitas pessoas não sabem, mas 50% das cadelas sofrem com a gravidez psicológica. Ou seja, ela pode apresentar sintomas sem estar grávida! Por isso, o diagnóstico médico é crucial para determinar os cuidados com cadela penha. O ciclo gestacional da cachorra acompanha o seu período fértil, que ocorre a cada oito meses e dura até três semanas!

Procedimentos para a confirmação da gravidez canina

O acompanhamento de uma gravidez exige diversos cuidados e exames. Ao levar o animal em uma consulta médica, o profissional realizará o exame da palpação. Esse exame é realizado a partir do 28º dia de gestação, quando os filhotes são extremamente pequenos!

Além disso, o profissional poderá realizar a Ultrassom para verificar a disposição e a quantidade dos filhotes na barriga da mamãe! Neste momento é possível escutar o coração dos peludinhos! Muito fofo, não é?

Outro exame rotineiro é o Raio-x, ele poderá ser realizado quando o cachorro estiver entre o 45º e o 55º dia, quando os esqueletos já estão formados.

O diagnóstico é determinante para entender como será o período gestacional da cachorra! Inclusive quando não se sabe a origem do macho parceiro, o pai dos filhotes! 

O porte do cachorro será determinante para saber se a fêmea precisará realizar o parto cesárea ou parto normal. Dependendo do porte do cachorro, a cadela pode sofrer complicações no parto.

No período gestacional, os cuidados alimentares e medicamentos devem ser redobrados, mas com cautela! Diversos produtos não são indicados para cachorras gestantes! E neste período, a cadela precisará receber muita atenção do tutor!

Sintomas da Gestação Canina

Para saber se existe uma mamãe nova no pedaço é preciso entender os sinais do animal! Geralmente, o atraso da menstruação e o enjoo são os sinais mais comuns. Mas, existem outros sinais, como:

  • Aumento no tamanho da barriga;
  • Aumento dos mamilos ou mudanças na região;
  • Estresse e irritação;
  • Falta de apetite;
  • Corrimento constante ou muco;
  • Afastamento e solidão.
Imagem: Unsplash.

Cuidados durante a gestação de cachorro

O animal não muda, ele continua com suas necessidades! Porém, no período gestacional a cadela fica extremamente sensível!  Por isso, é muito importante priorizar a alimentação da gestante!  

Ração para gestante: como escolher?

O aumento no apetite da cachorra é normal. Afinal, ela está sendo fonte de alimentação para vários filhotes! No entanto, não é recomendado uma alimentação exagerada! O aumento da ração deve ser realizado com o passar dos dias, de acordo com a recomendação médica!

Além disso, é crucial oferecer para a cachorra uma alimentação de qualidade, que atenda suas necessidades nutricionais e fortaleça os seus filhotinhos! Sempre escolha as rações Premium ou Super Premium, já que possuem um nível nutricional alto sem a presença de conservantes e ingredientes químicos.

Cadela prenha pode tomar banho?

Pode e deve! Um bom banho sempre é bem-vindo! A rotina de higiene da cadela grávida deve seguir normalmente, ela precisa se proteger de parasitas e evitar a proliferação de fungos e bactérias. Mas é muito importante que o banho seja realizado com muita calma e carinho! A cachorra pode demonstrar cansaço e níveis de estresse durante a higienização.

Parto da Cadela Prenha

Finalmente chegou a hora mais aguardada de todas: o parto de cachorro! E você deve estar se perguntando o que fazer. O ideal é que o momento seja acompanhado por um veterinário, mas, caso isso não seja possível por algum motivo, veja como se preparar.

Imagem: Unsplash.

Parto da Cadela Prenha

É chegado o nascimento dos bebês! Neste momento, é muito importante o acompanhamento do médico veterinário, em caso de complicações ele auxiliará o animal.
O parto será realizado em local escolhido para ser o ninho da cachorra, deve ser um local que ela tenha fácil acesso e que esteja extremamente limpo. Além disso, é importante prestar atenção a temperatura da cachorra, ela vai baixar  37-38 °C para 36-37 °C ou menos. 

Ela apresenta ofegação, já que está sentindo contrações. No momento do parto não empurre, não aperte a barriga e não puxe o filhote, somente um profissional poderá realizar a ação. Certifique-se que todos os filhotes tenham sido gerados, compare a quantidade de filhotes com o número de placentas. Deixe que contato dos filhotes com a mãe aconteça naturalmente. Aos poucos,o vínculo se formará! 

Em caso de gravidez indesejada jamais abandone os filhotes. De acordo o Decreto 24645/34, o abandono e maus tratos à animais é crime. Para evitar um gravidez indesejada realize a castração do seu animal, seja ele macho ou fêmea!

Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

    Comentários

    1. Aucilene Campos do Nascimento disse:

      Obrigada

    2. Aucilene Campos do Nascimento disse:

      Muito obrigada pela informação

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Aucilene!
        Que bom que nosso conteúdo te ajudou! Acompanhe o blog, toda semana temos dicas 🙂

    3. Gleidson disse:

      Boa noite.
      É normal o cachorro macho querer cruzar com a cachorra prenha?
      O meu está querendo pegar.
      Raça shi tzu

      1. Dra. Verônica Delpino disse:

        Olá, Gleidson! Tudo bem?
        Os cães são movidos puramente por instinto e não tem muito entendimento do que é certo. Assim como alguns cães tentam “cruzar” com a perna das pessoas, pode acontecer dos cães terem comportamento semelhante com outros animais da casa, inclusive de espécies diferentes, como gato por exemplo. Nesse caso a recomendação é separar os dois cães, pois a cachorrinha que está prenha pode se tornar agressiva com ele e acabar causando um acidente. Recomendo também castrar o macho para reduzir esse comportamento indesejado.
        Espero ter ajudado!
        Abraços,
        Verônica Delpino
        Médica Veterinária
        CRMV-SP 33925

    4. Josiane disse:

      Olá minha cadela é uma red heeler está prenha
      Porém não sei exatamente de quantas semanas al certo.
      Hj por volta das 12:00 ela expulsou um filhote mas o mesmo ainda era prematuro.
      Nasceu morto.
      Sua barriga tá muito grande é possível que haja ainda filhotes e que venham a nascer no tempo correto??

      1. Sarah disse:

        Oi Josiane!

        Neste caso é imprescindível que leve sua cachorrinha para o médico veterinário, só com os exames vai ser possível se está tudo bem com ela, se há mais filhotes e se estão no tempo certo de nascimento.

        Esperamos ter ajudado!

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Você não pode copiar o conteúdo dessa página

    Pular para o conteúdo