Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Riscos em petshop: 7 dicas para saber se o pet é bem cuidado

Manter cães e gatos limpinhos e tosados é uma demonstração de amor.  Proporcionar bem-estar à eles é uma forma de garantir felicidade. Por isso, os cuidados com a higiene dos bichinhos deve se tornar rotina.

Levar o animal para o pet shop se tornou recorrente, especialmente para quem não tem tempo ou espaço em casa para se dedicar ao pet. Mas será que o estabelecimento está cuidando adequadamente do seu amiguinho?

Fique de olho nestas sete dicas, que vão desde o local até o atendimento dos colaboradores. Descubra se existem riscos no pet shop escolhido. Confira! 

1. Avalie o local

Confira se o estabelecimento possui alvará de funcionamento expedido pela vigilância sanitária. Pesquise se existe alguma denúncia contra o pet shop e averigue a reputação do local. Outra dica é conferir avaliações e depoimentos nas redes sociais.

2. Fique por perto

Nem sempre os tutores têm tempo, mas, se for possível, fique por perto enquanto ele toma banho! O petshop possui cheiro de outros animais e isso pode ser estressante para cães e gatos. Sua presença certamente irá acalmá-lo. 

3. Acalme seu cão

Se mesmo por perto seu pet ainda estiver estressado, tente acalmá-lo com distrações, como o brinquedo favorito dele. Se for permitido, peça para entrar no local do banho ou fique na janela para que ele consiga te ver durante o processo.

4. Verifique se há veterinários

Todo pet shop deve ter um médico veterinário credenciado pelo CRVM como responsável técnico do estabelecimento. Se algum incidente ocorrer, o cão ou gato será direcionado aos cuidados do profissional capacitado. 

Foto de um cachorro no colo de uma médica-veterinária
A presença de um(a) médico(a)-veterinário(a) é fundamental no pet shop.

5. Considere o atendimento

Um atendimento de qualidade diz muito sobre o estabelecimento, principalmente ao se tratar de serviços direcionados aos animais. Nossos amiguinhos pets não conseguem falar e tudo depende da nossa vigilância. Por isso, atente-se aos colaboradores, verificando se eles realmente gostam de cães e gatos e se vão tratar bem os bichanos.

6. Confira os produtos usados

Verifique se o shampoo e sabonete do pet shop são específicos para animais, já que dificilmente cães e gatos tem alergia aos produtos pet. O que pode ocorrer é a falta de higiene e a má esterilização dos instrumentos do estabelecimento, como escovas, gaiolas e até no carro de transporte, ocasionando micoses, sarnas, pulgas e carrapatos.

7. Observe o corpo e comportamento do pet 

Os pets não falam, mas podem se comunicar através do comportamento, por isso, preste atenção se ele está agindo diferente após a ida ao pet shop. Muitos cães podem adotar comportamentos agressivos, outros ficam tristes, amuados e amedrontados. Nesses casos, o ideal é trocar de estabelecimento.  

Examine o corpinho dele. Observe se o cão ou gato voltou com feridas, carrapatos ou pulgas. Verifique se a pele foi queimada pelo calor do secador ou se ele está sequinho suficiente. Se o petshop tem costume de enfeitar os animais, confira se os adornos são seguros e se não estão machucando ou causando desconforto.

Riscos em petshop são recorrentes, mas seguindo essas dicas, provavelmente você encontrará um estabelecimento de confiança. 

Se você considera importante manter em dia a higiene do seu amigão, a Tudo de Bicho, loja online referência em produtos para animais, pode te ajudar. Encontre as melhores marcas em produtos de higiene para cães, gatos e roedores. Clique no banner e aproveite! 

banner brinquedos para cachorro
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo