Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Aprenda a acalmar seu gato

Como sabemos, os gatos são criaturas independentes, mas mesmo assim é importante estar atento aos cuidados com eles e também aos sinais que eles expressam. O seu gato está nervoso, estressado, talvez hiperativo ou agressivo? Para acalmar o gato é importante saber como ele está se sentindo. Há alguns sinais que você pode prestar atenção:

  • Se o gato fica muito agachado e com olhar tenso;
  • Balança muito a cabeça e as orelhas giram ou ficam rentes à cabeça;
  • O animalzinho está dormindo mais que o costume;
  • Se esconde, se houver pessoas desconhecidas no ambiente;
  • Fica com os olhos arregalados;
  • Apresenta arrepios ou contrações na região dorsal.

Se você acha que seu pet está estressado, tente descobrir o que está o deixando assim. Há vários motivos que podem deixar o gatinho estressado ou agitado, às vezes mudou algo no ambiente, ou existem barulhos, odores ou até pessoas diferentes que podem estar incomodando seu bichinho.

Avalie e observe se tem algo diferente, ou novo, para o seu gato que pode justificar o estresse, dessa forma você pode resolver a situação de forma correta e tranquila. Os gatos às vezes podem ficar estressados ou agressivos como forma de resposta quando sentem falta de cuidado do tutor, por isso é importante aprender a acalmar .

Verifique se seu gatinho tem tudo de que precisa.

Certifique-se que todas as necessidades do animal sejam atendidas. Os gatos gostam de ter conforto, por isso cuide para que eles sempre tenham acesso a comida, água, caixa de areia e espaço suficiente para brincar. Todas essas coisas terão um papel importante em como eles estão se sentindo. 

Crie um ambiente calmo e aconchegante.

Cuide para que seu gatinho tenha muitas mantinhas macias, brinquedos e petiscos para ele ficar relaxado e calmo. Deixe também algumas prateleiras altas ou caixas em que ele possa criar um ambiente seguro, onde consiga se refugiar sem se sentir preocupado. Evite também barulhos altos e sons repentinos, para não assustar seu bichinho.

Dê espaço e liberdade para o animalzinho.

Nunca tente impedir os movimentos de seu gato, e manter ele em um ambiente fechado. Evite agarrar ou sufocar o gato, pois isso pode estressar ainda mais. 

Se possível evite criar grandes mudanças na rotina ou estilo de vida do animal, pois isso pode levá-lo a sentir estresse ou ansiedade. Se a mudança for necessária, dê tempo e espaço para que os animais se adaptem.

Faça brincadeiras com os pets.

Brincar com seu gato pode ajudar a livrá-los da hiperatividade e desestressar. Se o animal parece estressado, ofereça para ele seu brinquedo favorito. Com 10 minutos de brincadeiras eles já ficarão um pouco cansados e prontos para descansar.

Se o seu gato estiver fisicamente saudável e com suas necessidades satisfeitas ainda é possível que ele se sinta estressado, nervoso ou hiperativo. Se o comportamento dele mudou é sempre importante avaliar, há muitos sinais quando o animalzinho não está bem. Caso perceba algo diferente consulte um veterinário. 

Gostou do nosso post? Comente aqui!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

    1. mateus saldanha disse:

      muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

      1. Luana Maciel disse:

        Olá, Mateus! Tudo bem?
        Ficamos felizes em saber disso. Sempre trazemos novos conteúdos, acompanhe!

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo