Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Ração para gato castrado: por que usar?

Escolher ração para gato de maneira correta é essencial para o bem-estar do bichano. A escolha deve levar em consideração as necessidades do pet, além de garantir o seu conforto. Você sabe a diferença de ração para gato castrado e a ração comum? 

Aprender como escolher a melhor ração para gatos faz parte do processo para se tornar um tutor ainda melhor para os seus gatinhos. Atualmente existem diversas opções de ração para gatos no mercado, com diversos objetivos e finalidades. 

Na hora de escolher a melhor ração para o seu gato, fique atento em qual período da vida o animal está, se ele é filhote, adulto ou sênior. Cada ração específica é responsável por suprir as necessidades nutricionais das fases da vida do animal. Assim como a ração de gatos não castrados, a ração para gatos castrados é dividida de acordo com as fases da vida do felino.

Qual a diferença da ração para gato castrado das demais? 

Um gatinho castrado requer inúmeros cuidados com a sua saúde e bem-estar. Isso envolve também a escolha perfeita da sua dieta, que deve ser definida com o médico-veterinário de confiança. 

A alimentação do bichano dali em diante deve ser rígida e contemplar todos os nutrientes que o pet precisa para ter uma vida feliz, ativa e saudável. 

Um gato castrado pode comer ração normal, mas a ração para gato castrado, no entanto, pode oferecer benefícios nutricionais capazes de atender ao que o gatinho necessita. Como o seu nível de atividade agora será menor, os grãos precisam conter nutrientes que possam dar bastante energia e saciedade para o felino. 

Foto de gatinho sendo atendido por um médico-veterinário
A alimentação dos gatinhos pós-castração deve ser leve e nutritiva. 

Para definir qual é a melhor ração para gatos castrados, preste atenção se ela conta com o nutriente carnitina, um excelente aliado no controle do peso, do metabolismo e na manutenção da gordura corporal. 

Além disso, a ração para gato castrado deve conter: 

  • Maior teor de fibras
  • Porções equilibradas de proteína
  • Baixas porções em gorduras e calorias
  • Poucos ou nenhum corante
  • Nenhum transgênico

Qual deve ser a quantidade certa de ração para meu gato? 

Primeiro de tudo, você precisa saber que não deve definir por conta própria a quantidade de ração ideal para o seu felino, afinal, cada pet tem seu próprio metabolismo, peso, comprimento e necessidades nutricionais. 

Em vista disso, o acompanhamento junto ao médico-veterinário é fundamental para não cometer erros e acabar dando porções acima ou abaixo do que ele necessita, o que pode acarretar em deficiências nutricionais ou, em muitos casos, na obesidade. 

Se você já teve esse acompanhamento e quer entender a média de ração diária que cada gatinho deve comer por dia, veja só: 

FaseQuantidade média diária de ração
Gato filhote2 a 4 meses: 40 g a 60 g
4 a 6 meses: 60 g a 70 g
6 meses a 1 ano: 70 g a 80 g
Gato adultoPequeno porte (até 4 kg): 40 g a 60 g
Grande porte (acima de 5 kg): 60 g a 75 g
Gato idosoPequeno porte (até 4 kg): 45 g a 60 g
Grande porte (acima de 5 kg): 60 g a 75 g

O ideal é também olhar as informações nutricionais na embalagem da ração, fazendo bom uso do alimento. 

Ração para gato castrado evita obesidade? 

Pode até parecer bonitinho e bem fofo quando o gatinho está um pouco acima do peso, mas saiba que essa é uma condição perigosa. Felinos com sobrepeso podem facilmente progredir para uma condição de obesidade, doença extremamente perigosa para sua saúde. 

Foto de gato com sobrepeso próximo à comida na mesa
A obesidade é uma doença perigosa que pode trazer sérios prejuízos à saúde dos felinos. 

A obesidade nos bichanos pode acontecer por inúmeros fatores: falta de exercícios físicos com frequência, ambientes pouco interativos, problemas hormonais e um estilo de vida sedentário. 

A castração é indispensável para gatos, pois ajuda a reduzir os riscos de doenças, diminui o comportamento agressivo e a marcação de território. Porém, também é um dos principais facilitadores da obesidade felina. O motivo é que, após o procedimento, os gatinhos têm uma redução drástica na taxa hormonal, acarretando em comportamentos mais ociosos e menos ativos. 

Um gatinho obeso tem mais chances de ter:

  • Diabetes
  • Colesterol alto 
  • Hipertensão
  • Perda óssea
  • Prejuízo nas articulações
  • Complicações hepáticas

A tendência, quando não há os cuidados devidos, é que o felino fique mais tempo parado, sem gastar energia, e comece a acumular bastante gordura. A partir desse momento, a obesidade pode surgir. 

A ração para gatos castrados, então, pode ser uma excelente aliada na luta contra essa doença, junto com outras práticas saudáveis de vida. 

A composição desse alimento conta com baixo índice calórico e muitas fibras, auxiliando no aumento do metabolismo e eliminando o acúmulo de gorduras. 

Por que gato castrado deve comer ração específica?

Cada gatinho reage a castração de uma forma pessoal, de modo geral uma mudança comum no organismo do gato depois da castração é a diminuição de energia. 

Os felinos têm tendência a se tornarem sedentários, já que deixam de produzir hormônios sexuais, fazendo seu metabolismo desacelerar e, consequentemente, passar a engordar.

Muitas vezes, o gato ganha peso após a castração, por isso é recomendado que a ração comum seja substituída pela ração para gato castrado. Após a castração, os felinos apresentam uma propensão ao aumento de peso devido à alteração do seu estilo de vida.

Foto de gatinho dormindo
A queda hormonal após a castração pode levar os bichanos ao sedentarismo. 

O ganho de peso pode trazer diversos prejuízos à saúde e ao bem-estar dos gatos. Dessa forma, a quantidade de energia na dieta dos felinos deve ser menor, e a ração para gatos castrados contém menos gorduras e mais proteínas.

A mudança da ração é uma ótima maneira de evitar o ganho de peso nos gatos. Este tipo de alimento apresenta composição e quantidade de calorias diferenciadas, com ingredientes balanceados e indispensáveis para o bem-estar dos bichanos.

Quais os benefícios da castração nos gatos?

De modo geral, após a castração, os gatos tornam-se mais dóceis e caseiros, evitando riscos como atropelamentos e envenenamentos. O gato castrado tem a expectativa de vida maior, e alguns cuidados são indispensáveis após a castração, principalmente em relação à sua alimentação.

Os bichanos podem também reduzir sua rotina, se movimentando e exercitando menos, assim a agitação do dia a dia diminui, assim a quantidade de energia que o organismo dele precisa para funcionar bem também diminui.

Os gatinhos ainda correm menos riscos de acidentes na rua, principalmente no caso das fêmeas. Como o período de cio não acontece mais, o pet não sente mais vontade de se aventurar fora de casa, evitando atropelamentos, brigas com outros felinos, envenenamentos e doenças transmissíveis. 

Onde comprar ração para gato castrado? 

Bem, agora que você já sabe os benefícios dessas rações para as comuns e os perigos de uma má alimentação para felinos nessa condição, onde comprar ração para gato castrado? 

No entanto, essa é uma pergunta fácil de responder: no pet shop online da Tudo de Bicho! Lá, você encontra uma grande variedade de rações para bichanos castrados e pode oferecer o que há de mais nutritivo para o seu felino preferido! É só clicar no banner aqui embaixo e conhecer as opções. Te esperamos por lá! 😸

Banner rações para gatos castrados

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Comentários

    1. Dalva Aparecida Da Silva Romao disse:

      Eu tenho dois gatos castrado uma gata e um gato

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo