Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Comportamento Felino

Você já parou e ficou observando seu gato e se perguntou: “O que ele está tentando me dizer?” Ou “Por que ele está fazendo isso?!”

Nem sempre conseguimos entender a linguagem dos gatinhos ou o motivo pelo qual o felino está tendo um certo comportamento, mas com um pouco de observação e informação tudo pode ficar mais fácil.

Por vezes, se o seu bichano está com um comportamento incomum, ele está tentando te dizer que tem algo de errado. Decifrar esses comunicados pode ser uma tarefa desafiadora, mas trouxemos algumas dicas e truques para chegar à raiz de muitos problemas comuns. 

Problemas com a caixa de areia

Caso seu gatinho tenha recorrido a outros lugares para usar como banheiro, não fez isso para te incomodar, na verdade isso é um sinal de problema, podendo ser comportamental ou de saúde.

O primeiro fator a se considerar é ansiedade, sim, seu gatinho pode estar em estágio de estresse. Analise se ocorreu alguma alteração no ambiente nos últimos dias, caso você tenha mudado de residência, tenha recebido alguma visita ou simplesmente tenha mudado o local da caixa de areia. Tudo isso pode interferir negativamente no hábito do seu gatinho, mas com um pouco de observação é simples de solucionar.

Se nada foi alterado na rotina da casa e do seu bichano, e mesmo assim ele segue não utilizando corretamente a caixa de areia, uma visita ao veterinário é indicada. Isso se dá em razão de algumas doenças como  diabetes, hipertireoidismo, problemas nos rins, fígado ou no trato urinário que alteram o comportamento do animal.

Estro (cio)

No período do cio as gatinhas exibem sinais comportamentais muito claros, como rolar, esfregar-se contra tudo, inquietação e vocalização excessiva. Esse pode ser um momento muito cansativo para sua gata, mas existem meios para deixá-la mais confortável e calma.

Para ajudar sua gatinha nessa fase você pode oferecer brinquedos dos quais ela goste muito de brincar, colocar uma toalha quente para que ela se deite e descanse e até utilizar produtos como Feliway e florais de lavanda. Todas essas ações vão trazer tranquilidade, conforto e diminuir a ansiedade da gatinha.

Lembrando que o mais indicado é a castração, além de trazer mais qualidade de vida ao seu bichinho e prevenir diversas doenças, também prolongará seu tempo de vida.

Marcar território

Assim como outros animais, os gatos também marcam território, podendo ser através da urina ou então se esfregando em móveis, paredes e nos humanos também. Alguns podem até arranhar objetos para mostrar que pertencem a eles.

Em todos esses comportamentos é válido observar, afinal se for em excesso é sinal de problema. No caso do xixi em excesso pode ser indicativo de irregularidades no trato urinário, nos rins e outras doenças. Já no caso dos arranhões ou coceira constante podem indicar algum estágio de estresse ou alergia. Ambos os casos requerem uma ida ao veterinário para verificar o quadro de saúde do felino.

Mordidas

O ato de morder não é algo muito habitual para os gatinhos. Geralmente quando fazem é no meio de uma brincadeira com outro bichano ou então para se defender em alguma briga. Por essa razão se você observar que o seu felino está mordendo as pessoas e outros animais sem motivo aparente, leve-o em um veterinário especializado em comportamento animal para entender o que está acontecendo.

Para um gatinho ter esse tipo de comportamento, pode estar com algum desconforto, se sentindo ameaçado, descontente e até mesmo num estágio alto de estresse e ansiedade.

Consumo de água

Seu gatinho está bebendo bastante água? Nem sempre isso é um problema, mas é preciso analisar o contexto.

Assim como outros pets, os gatos podem adquirir o hábito de comer e beber principalmente quando o tutor está por perto, por isso pode te dar a sensação de que o animal aumentou o consumo. Outro ponto a ser levantado é o tipo de alimento que oferece ao seu bichano. Rações secas dão mais sede no animal, fazendo-o se hidratar mais.

Mas confie nos seus instintos, você como tutor conhece bem seu bichinho, então se observar que a hidratação está em excesso, leve-o ao veterinário. Algumas doenças como diabetes, problemas renais, hipertireoidismo  e outras podem alterar o consumo de água.

Engasgar

É realmente muito raro os gatos engasgarem, então se acontecer é necessário ir o mais rápido possível ao veterinário.

Caso o gatinho fique inconsciente você pode abrir a boca dele e ver se consegue localizar a fonte do bloqueio. O engasgamento pode ocorrer por comida, brinquedos, barbante e, claro, bolas de pêlo. Se ele estiver engasgado com algum tipo de corda, não tente tirar, pode causar danos graves.

Limpeza excessiva

Os gatos são conhecidos por serem animais muito cuidadosos ao que se refere higiene, estão sempre tomando seus longos banhos e higienizando seus pelos delicadamente. Porém se essa limpeza está sendo em excesso pode ser indicativo de alguma doença.

Uma questão comportamental muito conhecida por tutores de felinos é a alopecia psicogênica. Basicamente para o gatinho com essa condição, o excesso de limpeza funciona como um calmante, porém se não for tratado pode haver intensa queda de pelos e outras doenças de pele.

Então se observar esse comportamento em seu bichano marque uma consulta com veterinário, assim poderá verificar o que está ocorrendo.

Filhotes

Os comportamentos listados aqui se referem a gatos adultos, no caso de filhotes as situações são bem diferentes.

Se o gatinho está exibindo vocalizações ininterruptas (miando sem parar), geralmente está na hora de amamentar, está querendo a mãe, precisa de atenção ou está em alguma situação complicada, como ficar enroscado em algum objeto ou até tentando sair de algum lugar.

Os filhotes demonstram muito mais interesse e curiosidade por tudo ao redor deles, e o melhor indicativo para o tutor saber o que está acontecendo é observar os ouvidos e a cauda. As orelhinhas animadas demonstram que estão prontos para explorar ou estão intrigados com alguma coisa no ambiente. Por outro lado, a cauda de um gatinho (assim como nos  gatos adultos) pode dizer como eles estão assustados e até agressivos.

A chave para entender seu bichano é observar e conhecer sua personalidade. Gatos são animais muito inteligentes e vão deixar muito claro com seu comportamento se está tudo bem ou se tem algo de errado. Fique atento e se algo estiver fora do comum procure um médico veterinário.

Gostou das dicas? Conta aqui pra gente 😉

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Fala pra gente o que achou

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Isso vai fechar em 11 segundos

    Pular para o conteúdo