Cachorro
7 min
Você sabe como cuidar de um cão idoso? Os cães estão vivendo mais do que nunca, e junto a esse fator alguns cuidados precisam ser tomados. Afinal eles vivenciam condições e desafios relacionados à idade à medida que envelhecem e podem ter um novo conjunto de necessidades.
Se o seu cão tem de 6 a 7 anos de idade, ele é considerado um animal de sênior.
Assim como nós humanos, a idade avançada traz diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, problemas de visão, problemas nas articulações e fraqueza. Podem ser notadas também mudanças de comportamento, como confusão, aumento da vocalização, mais ansiedade, mudanças nos ciclos do sono e sujeira na casa.
A primeira regra para um cachorro sênior é a consulta ao veterinário ao menos 2 vezes no ano, e em casos de doença a frequência será solicitada pelo especialista.
Para ajudar você tutor a proporcionar saúde e bem-estar para seu cachorrinho nessa fase da vida, separamos 5 dicas super úteis! Confira:
Manter uma nutrição balanceada com ingredientes de alta qualidade é uma das melhores maneiras de cuidar de nossos pets. Como a obesidade encurta a vida útil do animal e aumenta seus riscos de desenvolver doenças e outros problemas, preste atenção ao excesso de peso.
Esteja ciente que mudança no apetite do bichinho é algo que pode acontecer. Se ele começar a se tornar exigente sobre comida, ou não parece interessado em comer, isso pode indicar um problema de saúde, sendo necessário acompanhar.
Para verificar a quantidade correta e o tipo de alimentação ideal para seu cãozinho é aconselhada a visita ao veterinário. Assim será possível garantir o nível correto de nutrientes e vitaminas para manter a saúde do seu pet.
Diminuir a velocidade é um processo natural com a idade e significa que talvez você precise convencer seu amigo de quatro patas a se exercitar.
Os cães precisam de exercícios regulares para manter articulações e músculos saudáveis e peso, as caminhadas diárias também fornecem estímulo mental que evita o tédio e reduz a ansiedade.
Muito exercício pode ser prejudicial para um pet mais velho. Longas caminhadas e atividades de alto impacto podem exercer pressão sobre as articulações, além de que seu cachorro provavelmente não terá a energia de antes.
O importante é lembrar que o animal tem o tempo dele para realizar cada atividade, e você tutor precisa respeitar caso ele queira passear devagar, parar para cheirar as coisas ao redor e também descansar por alguns minutos.
Conforme seu cão fica mais velhos, as tarefas que antes eram simples vão precisar de um pouco mais de atenção para o cão idoso, como por exemplo: subir no sofá, andar em certos tipos de pisos e até mesmo a caminha que utiliza.
Camas confortáveis ajudam a deixar os bichinhos mais saudáveis e felizes. As melhores camas para pets são feitas com espessa espuma de memória. Esse material se molda ao formato do corpo do animal, o que evita pontos de pressão nos quadris e ombros. Além desse fator, atente-se à temperatura. Alguns cães sentem mais frio ou são mais calorentos, forneça então cobertores ou garanta bastante ventilação no local onde fica a caminha.
Você notou que seu pet passa menos tempo na cozinha ou em locais de piso mais liso? Ele pode estar com dificuldade de se locomover no piso escorregadio. Assim como os humanos, os bichinhos podem começar a perder o equilíbrio com a idade, e um escorregão é muito mais doloroso nesse caso.
A melhor solução é colocar tapetes antiderrapantes para que seu cão possa andar com mais tranquilidade. Isso pode resolver o problema instantaneamente e dar liberdade de movimento ao seu cão.
Entrar ou sair do carro, subir no sofá ou na cama são tarefas complicadas para alguns animais, afinal podem gerar dores nas articulações ao pular.
Uma boa solução é adquirir uma rampa portátil, assim você facilitará muito para seu bichinho a subida e descida em locais diferentes.
A visão, o olfato e a audição se deterioram com a idade. Isso força seu cachorro a confiar mais na memória ao se mover pela casa.
Por esse motivo, evite mover os móveis tanto quanto possível. Se a mobília for muito movimentada, seu cão pode se sentir estressado e ansioso para andar pela casa.
Você também deve minimizar objetos jogados pelo chão, como sapato ou brinquedo de criança, afinal seu bichinho pode não ter reflexo para desviar e até mesmo não enxergar perfeitamente, o que pode causar um escorregão feio.
Existem muitos suplementos comercializados para cães idosos.
Dito isso, alguns suplementos são realmente importantes. Aqui estão alguns que comprovadamente têm um impacto positivo no cérebro de um cão idoso, nas articulações e corpo:
Os cães idosos podem ser tão felizes quanto os mais novos, mas eles precisam de um cuidado especial extra para permanecerem confortáveis. É importante que você tutor observe as mudanças que estão acontecendo com seu cão. Dessa forma, você pode atender às suas novas necessidades e proporcionar bem-estar.
Gostou das dicas? Conta aqui pra gente!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Cachorro
7 min
Destaques
< 1 min